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O presente relatório emerge no âmbito do Ciclo de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica – área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. Na Parte I, evidencia-se o desenvolvimento de competências através de uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, as experiências vivenciadas, e as dificuldades vividas no percurso do desenvolvimento das competências como Mestre, das competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE) e das especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à PSC (EEEMCPSC). Destacamos a promoção do desenvolvimento substancial do raciocínio crítico, o aumento dos conhecimentos e o fortalecimento de um suporte efetivo para as futuras tomadas de decisão. A intervenção de enfermagem baseada em evidencia científica é estruturante à diferenciação do Mestre e do EE, bem como a construção de conhecimentos científicos colaboram para fundamentar a tomada de decisão, tanto no domínio da prestação de cuidados à pessoa, como nos restantes domínios de intervenção do enfermeiro. Nos EC sentimos que o EE deve mobilizar todos os conhecimentos e competências adquiridas para a pratica diária de cuidados, e ainda promover a prática baseada na evidência, contribuindo para uma prática de excelência. Naturalmente, na área especializada dos cuidados à PSC, também as competências comuns assumem um valor crucial para obter ganhos em saúde para a pessoa e família, equipa e instituição.
A Parte II teve por base um projeto de investigação-ação num serviço de internamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pretendia responder à questão: “Quais as necessidades formativas em situações de emergência e reanimação?”. Partindo da hipótese: As dificuldades que os profissionais de saúde sentem na assistência à Paragem Cardiorrespiratória (PCR) Intra-Hospitalar variam em função de variáveis sociodemográficas e fatores como a experiência profissional, o contexto profissional e a formação académica. Assim, foi implementada a Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra-Hospitalar (EPDAPI) (Catalão, 2017) a 21 enfermeiros em dois momentos distintos. Os resultados mostraram que é possível melhorar os cuidados e os conhecimentos dos profissionais através da formação. A aquisição de habilidades profissionais específicas deve dar resposta às necessidades de cuidados de saúde das populações. É necessário que o enfermeiro fundamente a sua intervenção em evidência científica.
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Keywords
Competências Enfermagem Pessoa em Situação Crítica Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica Qualidade dos Cuidados Emergência e Reanimação