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- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área daPessoa em Situação Crítica - AS PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS NA ESCOLHA, INSERÇÃO E MANUTENÇÃODE CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOSPublication . Marcos, Inês Sofia Pereira; Mendonça, Susana Maria SobralEste projeto de desenvolvimento pessoal nasceu da necessidade da procura de conhecimentos fundamentados na evidência científica, na formação contínua e na melhoria da prestação de cuidados centrados na pessoa, família e cuidadores. A necessidade da investigação em enfermagem surge também durante este percurso para dar resposta a questões que nascem da prática diária. Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte reflete todo o percurso efetuado através da análise descritiva, critico-reflexiva das atividades e intervenções de enfermagem fundamentadas na evidência científica desenvolvidas nos três ensinos clínicos. Estes ensinos clínicos foram desenvolvidos nos Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e Estágio de Opção (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos), com o objetivo de adquirir conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão nos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, com vista à melhoria dos cuidados prestados. Pretendo assim, demonstrar as Competências adquiridas ao longo de todo este percurso, quer as Comuns quer as Específicas. A pessoa a vivenciar processos de saúde/doença requere habilidades que o Enfermeiro Especialista deve possuir, a nível técnico, científico, raciocínio clínico e juízo crítico-reflexivo, para que o processo de tomada de decisão seja feito com recurso à melhor evidência científica. As teorias de Enfermagem serviram de base às intervenções realizadas, ao Raciocínio Clínico e fundamentam a sua prática, assim como permitiram a antecipação dos cuidados à pessoa em situação crítica, família e cuidadores na antecipação dos cuidados de enfermagem e na prevenção da deterioração do seu estado de saúde. Na segunda parte, apresenta-se um Projeto de Investigação-Ação sobre as práticas dos Enfermeiros na escolha, inserção e manutenção de Cateteres Venosos Periféricos e a aplicação de duas Escalas validadas para a população portuguesa para a avaliação de infiltração e flebite e respetivos resultados, discussão dos mesmos e conclusão. Este Projeto utilizou uma metodologia quantitativa, transversal, tipo correlacional. Neste estudo concluiu-se que práticas menos corretas na escolha, inserção e manutenção de Cateteres Venosos Periféricos influenciam elevadas taxas de flebites e infiltrações.
- Competências digitais de docentes após o ensino remoto de emergênciaPublication . Florenciano, Anabela dos Santos Ferreira Gomes; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO desenvolvimento de competências digitais dos cidadãos é central em todos os domínios da sociedade, pelas implicações que tem no aumento da qualidade dos serviços, na forma de nos ligarmos e relacionarmos, e nos processos de ensino e aprendizagem. Têm surgido referenciais, a nível nacional e internacional, com o intuito de capacitar e proporcionar aos professores ferramentas digitais que lhes proporcionem uma melhor adaptação à profissão. O encerramento das escolas proveniente da exigência de atenuar a dis-seminação do vírus SARS-CoV-2 impôs a adoção de um ensino remoto de emergência e a consequente adaptação de professores e alunos. Este contexto estimulou o desenvolvimento de novas competências digitais e de soluções inovadoras para a ação pedagógica e que podem ser utilizadas no ensino presencial após a pandemia. Com este estudo pretendeu-se analisar os níveis de apropriação das tecnologias digitais e as competências digitais em docentes dos 2º e 3º ciclos de ensino básico, em Portugal. Aplicou-se um questionário online a 118 docentes e obtiveram-se 78 respostas. Os resultados apontam para uma perceção em geral positiva sobre o modo como os professores se apropriaram das tecnologias digitais e das competências digitais após o ensino remoto de emergência. Considerando o referente utilizado sobre os diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais, os resultados mostram que mesmo assim os professores respondentes têm ainda margem para evoluir e investir na sua formação em termos digitais, pois a maioria ainda se encontra no nível de apropriação Adaptação, o que pode significar que utilizam as tecnologias periodicamente e que estas podem estar inseridas na planificação das suas atividades pedagógicas. Em tempo de pós pandemia a utilização pedagógica das tecnologias continua perspetivada como um recurso complementar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
- Ensinar e aprender em educação visual no 2º CEB - o desafio do digitalPublication . Ramos, Elsa de Jesus Jorge; Magueta, Lúcia GraveEste estudo visa perspetivar mudanças nas práticas letivas da disciplina de EV, tendo em conta a evolução das tecnologias digitais de Informação e Comunicação, numa sociedade predominantemente digital. A utilização das TIC em contexto educativo com a integração de ferramentas digitais no currículo de EV do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) é um valioso contributo para a diversificação das estratégias de ensino/aprendizagem. A sua implementação em contexto de sala de aula vai ao encontro da pergunta “De que forma as ferramentas digitais, em Educação Visual do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) contribuem para a abordagem dos conceitos estruturantes desta disciplina e para a construção das aprendizagens essenciais”? Procurou-se descrever uma intervenção educativa, analisando o impacto que a utilização de ferramentas digitais tem no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção das aprendizagens essenciais da disciplina, na consolidação de conceitos e no interesse e motivação demonstrado pelos alunos na realização das atividades propostas na disciplina de Educação Visual. Para a sua realização, foi seguida uma metodologia de Investigação-Ação (I-A) que decorreu no ano letivo 2021/2022 e que consistiu na integração de 6 ferramentas digitais nas práticas de Educação Visual (EV) numa turma de alunos do 6.º Ano com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos. Os resultados permitiram concluir que as ferramentas digitais podem ser um forte contributo para a abordagem de conteúdos da disciplina, possibilitando assim a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento de competências na utilização das TIC no 6.º ano de escolaridade. Nas situações educativas proporcionadas aos alunos verificou-se que em geral, o recurso a ferramentas digitais foi um fator de motivação para a aprendizagem, estimulando-a e facilitando a sua mobilização em novos contextos, e facilitando a realização de tarefas na sala de aula.
- SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE IMAGENS STEREO PARA LASER SPECKLEPublication . Salgueiro, Filipe José Marques; Assunção, Pedro António Amado de; Pinto, Rui Manuel da FonsecaO Speckle é o fenómeno de interferência produzido pela interação de frentes de onda de luz coerente, que ocorre devido à reflexão difusa da luz após incidência numa determinada superfície. O efeito resultante pode ser capturado através de um sistema de aquisição de video adequado, e carateriza-se por imagens contendo padrões de interferência, que posteriormente podem ser processadas para determinar descritores específicos adequados a caracterizar este fenómeno em condições diversas. Com o objetivo de explorar as potencialidades deste tipo de fenómeno e suas aplicações, nos últimos anos têm sido desenvolvidos alguns trabalhos no âmbito da aquisição stereo. Esta dissertação descreve o trabalho realizado com a conceção e o desenvolvimento de um sistema de aquisição de imagens stereo de laser speckle, que permite flexibilizar a disposição física dos respetivos componentes e realizar eventos experimentais que permitam a caracterização deste fenómeno em relação à variação dos parâmetros do sistema. Desta forma, o trabalho dividiu-se nas seguinte etapas: conceção do sistema físico; criação de uma interface gráfica, que facilita a realização dos eventos experimentais; análise dos resultados obtidos. Para poder realizar a aquisição de imagens foram utilizadas duas câmaras monocromáticas da Basler com interface GigE. Foi efetuado um estudo sobre as configurações das câmaras utilizadas e como é que os respetivos parâmetros iriam influenciar a aquisição das imagens. Este estudo incluiu os modos de funcionamento do sensor utilizado, sequências dos eventos de aquisição e envio das frames para serem armazenadas e qual o tipo de sinal a utilizar para garantir que as frames stereo são adquiridas de modo síncrono. A conceção da interface gráfica permite a configuração dos parâmetros das câmaras que são relevantes para a realização das experiências de aquisição, seguindo-se a definição da disposição do material utilizado (câmaras, laser, lente que direciona o laser e o difusor). Com as imagens adquiridas foi realizada uma análise de conteúdo baseada num dos tipos de processamento normalmente usados para este tipo de fenómeno, mais concretamente a análise do contraste. Tendo como base a abordagem LASCA (Laser Speckle Contrast Analysis) optou-se por realizar uma análise das imagens, ao longo do tempo, recorrendo a dois descritores (factor de correlação e a média de uma janela definida do valor da diferença das imagens de contraste do laser speckle) para caracterizar a variação da informação entre as imagens correspondentes às vistas stereo. Através dos resultados obtidos, podemos concluir que a variação dos parâmetros em estudo produzem resultados distintos ao nível da informação que se adquire nas imagens da esquerda e da direita, pelo que tais parâmetros têm de ser definidos aquando do processo de aquisição em speckle 3D. O parâmetro cuja a variação apresenta mais influência nos resultados é o tempo de exposição definido em cada experiência. De facto, o aumento do valor deste parâmetro na experiência de aquisição, implica a diminuição do frame rate utilizado (isto é uma consequência do modelo da câmara utilizada). Globalmente, o trabalho realizado no âmbito desta dissertação permitiu desenvolver um sistema experimental para realizar estudos específicos com imagens stereo de laser speckle. Os resultados demonstram as funcionalidades do sistema e a sua utilidade para a realização de estudos futuros com imagens stereo de laser speckle.
- The Impact of Burnout on Police Officers’ Performance and Turnover Intention: The Moderating Role of Compassion SatisfactionPublication . Gomes, Gabriela Pedro; Ribeiro, Neuza; Gomes, Daniel RoqueBurnout should be seen as an important phenomenon influencing the services provided by police forces, due to its high exposure to stressful events. The study sought to examine the impact of burnout on performance and turnover intention of Portuguese police forces, as well as to analyze the moderating effect of compassion satisfaction (CS) on this relationship. Data were collected in 2021 from 1.682 Portuguese police officers, using individual surveys. The results showed that (1) burnout is negatively related to performance; (2) burnout is positively related to turnover intention; (3) CS, although it has a positive effect on performance, does not assume a moderating role, as expected, in the relationship between burnout and performance; (4) CS assumes a moderating role in the relationship between burnout and turnover intention. That is, when a person who still suffers from burnout feels CS, it decreases the intention to leave the organization. The implications and the bearings of this study are discussed and presented regarding the theoretical, empirical and practical perspectives in order to better support both the comprehension of burnout in police officers and offer the best practical recommendations.