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- Relatório de Estágio - Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Rito, Bruno Filipe Rodrigues; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Estágio de natureza profissional - Parte I - surge no âmbito do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, ministrado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, cujo objetivo consiste em descrever e evidenciar, através da análise reflexiva, as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas nos três ensinos clínicos, decorridos entre 2019 e 2020, em três serviços, nomeadamente num Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e no Instituto Nacional de Emergência Médica na Ambulância Suporte Imediato de Vida e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque longitudinal, realizado com enfermeiros do préhospitalar, com atividade em Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação tendo como principais objetivos de avaliar o nível de conhecimentos e executabilidade das práticas forenses dos enfermeiros das Ambulância de Suporte Imediato de Vida da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica sobre preservação de vestígios forenses e, verificar a diferença de conhecimentos e de executabilidade das práticas forenses antes e após uma formação teórica (Grupo I) e outra de cariz teóricoprático (Grupo II). Este trabalho foi fundamental para a criação de um projeto de melhoria para o Instituto Nacional de Emergência Médica, que se traduziu num produto pedagógico sobre “Práticas Forenses no Pré-Hospitalar” a ser dinamizado a todos os enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica e, numa fase posterior, incluído nos cursos de Suporte Imediato de Vida e de Suporte Avançado de Vida, com integração de simulação prática de altafidelidade neste contexto.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICAPublication . Pereira, Ana Sofia Ferreira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
- Análise de reparação por soldadura de moldes de injeção para termoplásticosPublication . Rasteiro, João Pedro dos Santos; Correia, Mário António Simões; Vieira, Milena Maria NogueiraA crescente demanda de termoplásticos tem exercido pressão na indústria de moldes, exigindo cada vez mais ferramentas com melhores acabamentos, em espaços de tempo mais reduzidos. Durante a produção do molde ou no funcionamento do mesmo, a geometria das zonas moldantes pode ficar comprometida por diversas razões, pelo que é preciso a sua reparação ou substituição. A substituição é uma opção mais demorada e dispendiosa, visto que implica novamente a realização de todas as operações, como maquinação, tratamentos térmicos (se aplicável) e acabamentos. Assim a opção mais comum é a reparação da ferramenta já existente por processos de soldadura, por se tratar de um processo rápido e económico, comparado com a outra solução apresentada. O processo de soldadura utiliza uma fonte de calor para fundir o material localmente, que seguido da solidificação do banho de fusão, origina a ligação da peça com o material de adição. No entanto, apesar de ser uma solução rápida e com custos associados relativamente baixos, a introdução de calor na ferramenta origina uma zona termicamente afetada, com propriedades diferentes do material base. Estas diferenças podem complicar o processo de polimento, deixando marcas visíveis nas peças plásticas. Neste trabalho será examinada a influência dos tratamentos térmicos, antes e após a soldadura, em três tipos de aços utilizados na indústria de moldes. O objetivo do presente trabalho reside na identificação da melhor sequência de operações, que resultem numa zona soldada o mais impercetível possível. No decorrer do trabalho serão analisados: um aço pré-tratado, um aço de trabalho a quente, e um aço inoxidável martensítico, soldados a TIG e Laser Nd:YAG. A análise das amostras preparadas compreende a avaliação visual, seguido da medição de rugosidade, elaboração de perfis de dureza e por fim, após o seccionamento, análise metalográfica. Os resultados obtidos permitem determinar a melhor solução para cada material base.
- Relatório de estágio no Sublime Comporta Country Retreat & SPAPublication . Madeira, Alexandre Barros; Bento, Carla Isabel Santos de SousaEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Direção e Gestão Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, para a unidade curricular Estágio, inserida no segundo ano de mestrado. O estágio teve como objetivo, para além da conclusão do estágio, adquirir conhecimentos práticos e experiência no mercado de trabalho. O estágio curricular decorreu no hotel Sublime Comporta Country & SPA, localizado na região da Comporta, no departamento de F&B do hotel, mais propriamente nos setores de bar, Room Service e restaurante. Teve uma duração de 9 meses, tendo início em setembro de 2021 e término em junho de 2022. Neste trabalho encontra-se relatado todas as atividades profissionais desempenhadas durante todo o percurso do estágio. Apesar do estágio não cumprir com as expectativas e objetivos iniciais, foi possível ainda aplicar algumas das ferramentas adquiridas no percurso académico e completar algumas das metas propostas. Após a conclusão do estágio curricular, foi possível adquirir valiosas competências e conhecimentos práticos que irão permitiram continuar a desempenhar as minhas funções profissionais na empresa após a conclusão do estágio.
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Segurança dos Medicamentos Look Alike, Sound AlikePublication . Ferreira, Paula Cristina Cravo; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório surge no culminar da realização do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Através de uma metodologia reflexiva, é descrito o percurso para o desenvolvimento e aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à PSC. Na primeira parte do documento estão expostas as aprendizagens e o trabalho desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos decorridos nos contextos de Serviço de Urgência (SU), Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e Emergência Extra-Hospitalar. Estruturado de forma integrativa e à luz dos Regulamentos das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista à PSC, tendo sempre por base a melhor evidência científica, guias e normas de boas práticas. Este Relatório dá ênfase à importância da Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, o seu impacto em todos os domínios de competência descritos e na promoção da excelência dos cuidados de enfermagem à PSC. Também o cuidado especializado e fundamentado à PSC e sua Família e/ou Pessoa significativa é uma temática central a este percurso. Na segunda parte, é descrito o trabalho de investigação intitulado “Segurança dos Medicamentos Look Alike, Sound Alike (LASA) no SU”, realizado através de um estudo de investigação longitudinal prospetivo quantitativo. Neste foram implementadas medidas de segurança relativas aos Medicamentos LASA de modo a prevenir a ocorrência de Erros LASA no SU, tendo sempre por base a Norma nº 020/2014 da Direção-Geral da Saúde (DGS) “Medicamentos com nome ortográfico, fonético ou aspeto semelhantes”.
- FRAMEWORK DE TESTES DE SEGURANÇA A APLICAÇÕES WEBPublication . Jordão, Bruno Miguel Ferreira; Monteiro, Marco António de OliveiraGarantir a segurança de uma aplicação é fundamental. Para tal, entre outras abordagens, é necessário executar testes de penetração. Com o crescimento da dependência das aplicações informáticas, o nível de importância dos dados que tratam, tanto para as organizações como para os utilizadores individuais, é fulcral garantir que estes dados estão protegidos. É então imprescindível utilizar ferramentas que possam aferir e verificar a qualidade das funcionalidades das aplicações alvo de uma forma automatizada. O trabalho realizado tem como objetivo construir uma framework onde são disponibilizadas várias ferramentas open source capazes de testar aplicações web de uma forma simples, rápida e intuitiva. A premissa desta framework é permitir a uma pessoa que não tenha conhecimentos de segurança, não conheça ferramentas, não saiba o que testar nem como testar, conseguir fazer configurações básicas da aplicação alvo e executar sem esforço uma bateria de testes de segurança. Todos os requisitos propostos foram cumpridos, a framework encontra-se disponível para ser configurada em qualquer máquina, nos sistemas operativos windows e linux. Está disponível num repositório Git providenciado pela empresa, onde é possível fazer o download da mesma, instalar e configurar seguindo todos os passos descritos no ficheiro ’readme.txt’ disponibilizado na pasta raiz do projeto. Desta forma, muito rapidamente se obtém um ambiente onde é possível executar testes de segurança a qualquer aplicação sem grande esforço ou conhecimentos.
- PREPARAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA INTERVIR EM SITUAÇÃO DE CATÁSTROFEPublication . Nunes, Inês Isabel Marques de Almeida; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: Os enfermeiros sempre foram elementos fundamentais no planeamento e gestão de uma catástrofe. Assim, foi desenvolvido um estudo com os objetivos principais de avaliar a perceção dos enfermeiros sobre a sua preparação perante uma situação de catástrofe, determinar as necessidades de formação dos enfermeiros para intervir em situações de catástrofe e avaliar se a experiência da prática durante a fase crítica da pandemia COVID-19 contribuiu para preparar os enfermeiros para intervir em catástrofe. Metodologia: A população alvo este estudo descritivo simples e quantitativo ficou constituída por um total de 155 enfermeiros a exercer funções em Portugal. Para a recolha de dados foi elaborado um e-questionário estruturado em três partes: caraterização sociodemográfica e profissional; escala “Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET®)”, qual a formação em catástrofe e experiência profissional durante o contexto de pandemia. O projeto teve o parecer positivo da Comissão de Ética. Resultados: Da amostra obtida, 60,0% respondeu que seria parcialmente capaz de responder a uma situação de catástrofe e no global, a perceção dos enfermeiros sobre a capacidade de intervenção em catástrofes encontra-se em média abaixo do valor da mediana da escala, refletindo a falta de preparação. Apenas 15,5% dos enfermeiros dizem ter tido formação em catástrofe durante a licenciatura, indicando que têm falta de formação, sendo que, apenas 30% referiram algum tipo de participação em situações de catástrofe. Da amostra, 74,8% responderam que o serviço tem um plano de emergência. No entanto, 18,2% avaliam-no como desadequado. Constatou-se ainda que 84.45% dos enfermeiros questionados gostariam de aprofundar conhecimentos acerca do seu papel (competências) como enfermeiro numa situação de desastre. Apenas 8% dos enfermeiros não tiveram qualquer tipo de contato com a COVID-19 sendo que 20,6% tiveram de mudar de serviço durante a pandemia. 90,3% dos enfermeiros não realizaram formação nos 6 meses que antecederam a pandemia. No entanto, são da opinião que uma formação adequada teria sido uma mais-valia na sua preparação para esta situação. Conclusão: Os enfermeiros não se consideram preparados e referem a necessidade de formação e adequação do plano de intervenção.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Marques, Inês Mendes; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Estágio, surge no âmbito 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Escola Superior de Saúde de Leiria do Politécnico de Leiria, com intuito da obtenção do grau de mestre e o título de especialidade. A primeira parte deste Relatório de Estágio é constituída pelos relatórios dos ensinos clínicos realizados ao longo destes últimos dois anos, onde foi possível realizar uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas no Serviço de Urgência, no Serviço de Medicina Intensiva e no Centro de Hemodiálise, de forma a desenvolver competências do Mestre e do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação desenvolvido e intitulado Práticas dos Enfermeiros na imobilização vertebral da pessoa em situação crítica, em contexto pré-hospitalar. Com a realização deste trabalho pretendeu-se desenvolver competências na área da investigação.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Estratégias para colmatar as dificuldades dos enfermeiros triadoresPublication . Ribeiro, Elisabete Pereira; Mendonça, Susana Maria SobralO Relatório de Estágio, surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem Médico-cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com objetivo de desenvolver competências diferenciadas de mestre e enfermeira especialista. Este relatório divide-se em 2 partes, na primeira parte, é feita uma análise crítico reflexiva sobre a construção de competências comuns e específicas do mestre e do enfermeiro especialista em médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em situação crítica, ao longo dos três ensinos clínicos nos diferentes contextos. Os contextos dos ensinos clínicos foram num Serviço de Urgência Geral Polivalente (Hospital A), numa Unidade de cuidados Intensivos (Hospital B) e numa ambulância SIV, todos instituições da área da grande Lisboa, entre 2021 e 2022. No desenvolvimento de competências do mestre e do enfermeiro especialista destacaram-se as seguintes: tomada de decisão, liderança, supervisão, gestão de cuidados e investigação. A segunda parte do relatório é referente ao projeto de investigação desenvolvido junto dos enfermeiros triadores do Serviço de Urgência de um hospital da Grande Lisboa (Hospital X), utilizando uma metodologia descritiva-correcional, por forma a responder à necessidade de melhoria contínua na promoção dos cuidados de saúde. Para isto, foi efetuada uma colheita de dados através de um questionário para identificar as "Dificuldades dos enfermeiros triadores", usando uma amostra de 44 enfermeiros triadores a exercer funções num serviço de urgência. O tratamento de dados foi feito recorrendo a análise descritiva. Através dos dados obtidos, emergiram como principais dificuldades para os enfermeiros: a iliteracia dos utentes relativamente à triagem e o tempo dispensado na triagem para o desenvolvimento de outras atividades. Após a análise dos dados foram desenvolvidas estratégias para colmatar as dificuldades sentidas. Assim, foi criado um vídeo explicativo sobre a Triagem de Manchester e uma aplicação de telemóvel para poder ser descarregada pelos utentes. Estas estratégias pretendiam aumentar a literacia dos utentes em saúde, melhorando as dificuldades percecionadas pelos enfermeiros na triagem. Para tal, foi efetuada uma formação online para apresentar as estratégias aos enfermeiros e perceber a sua perceção sobre a utilidade da sua implementação, aplicando um segundo questionário ao qual responderam 63 enfermeiros triadores.
- Estimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específicoPublication . Mendes, Hugo Manuel Paulo Guilhermino; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesPoucos serão os que leem este texto sem nunca terem experimentado um videojogo e muito provavelmente até haverá algum que gostam de jogar. É este gosto que pretendeu estudar-se, transpondo-o para a educação, encontrando atividades escolares que atraiam os alunos, recorrendo às mesmas ferramentas usadas pelos videojogos. O apoio tutorial específico é um apoio dedicado a alunos com insucesso escolar que pretende promover a autorregulação. Foi aqui que se encontrou um meio de concretizar esta intenção, através do jogo de realidade alternativa “Superbetter”. Aplicando uma metodologia qualitativa, neste estudo de caso, quis-se mostrar como pode o design lúdico promover a autorregulação, com um grupo de cinco alunos integrados neste apoio. Recorrendo à aplicação para dispositivos móveis do próprio jogo, os participantes desenharam ludicamente desafios individuais, em função dos seus objetivos, registando-os na plataforma do jogo, com o investigador como aliado. Ao realizaram esses desafios recorreram à plataforma para os avaliar e ajustar, na promoção da sua autorregulação. Esta mentalidade lúdica permitiu verificar durante o período de investigação, que a maioria dos participantes desenvolveu competências comportamentais em função do seu processo autorregulatório, mostrando-se progressivamente mais consciente, e mais capaz de organizar tarefas e de ultrapassar dificuldades. Demonstra-se que o Superbetter pode influenciar positivamente o processo autorregulatório dos alunos e que estes gostam da forma como este é conduzido.