Browsing by Author "Ferreira, Paula Cristina"
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- Assistive Mobile Applications for DyslexiaPublication . Madeira, Jorge; Silva, Catarina; Ferreira, Paula Cristina; Marcelino, LuísThe ability to read is one of the main skills of a human being. However, some of us have reading difficulties, regardless of social status, level of intelligence or education. This disorder is the main characteristic of dyslexia and is maintained throughout life,requiring early and specialized intervention. Dyslexia is defined as a learning disturbance in the area of reading, writing and spelling. Although the numbers of prevalence rely heavily on the type of investigation conducted, several studies indicate that up to 17% of the world population is dyslexic, and that men have greater prevalence. In this work we will address the use of assistive mobile applications for dyslexia by analyzing possible solutions and proposing a prototype of a mobile application that can be used by dyslexic and whilst giving feedback both to the dyslexic him/herself and to the assisting technician or teacher. The implemented prototype focuses the Portuguese language and was tested with Portuguese students with ages between 10 and 12 years old. Preliminary results show that the proposed gamified set of activities, allow dyslexics to improve multisensory perception, constituting an added value facilitator of adaptiveness and learning.
- Características da descrição em textos de alunos de 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
- Competência de Leitura no 1.º CEB - da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS)Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, CatarinaConsiderando as competências da disciplina de Português, a leitura é basilar na formação do su jeito. Sabe-se que um nível de literacia elevado permite uma agilidade social e um desempenho profissional mais sustentado e sustentável. A leitura é uma das competências a trabalhar em profundidade ao longo da escolaridade obrigató ria, regendo-se por um conjunto de normativos legais que regulamentam os conteúdos a trabalhar e descrevem os desempenhos espectáveis dos alunos. Para além das provas de avaliação nacionais realizadas no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Portugal aderiu em 2011 às provas internacionais do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), cuja próxima edição decorrerá no ano 2016. O presente artigo apresenta os resultados da análise efetuada às Metas Curriculares de Português e ao Programa de Português, no que diz respeito à área da leitura e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, em função dos níveis de desempenho contemplados no PIRLS. Perante os dados obtidos, é possível concluir que os normativos legais em Portugal não fazem refe rência ao PIRLS, embora vão ao encontro das competências leitoras avaliadas por este estudo, nos seus vários níveis de desempenho.
- Competência ortográfica de futuros educadores e professoresPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, CatarinaA escrita pressupõe um processo complexo que exige o domínio de competências gráficas, orto gráficas e compositivas. Estas competências devem integrar os conhecimentos de qualquer adulto instruído, sendo ainda mais perentórias no caso de futuros educadores e professores que serão o modelo para muitas crianças no seu percurso de aprendizagem. Este artigo pretende explanar uma investigação que assumiu o propósito de identificar a frequên cia e tipologia de erros ortográficos presentes em textos escritos por estudantes finalistas da li cenciatura em Educação Básica e verificar a influência da abordagem de conteúdos associados à aprendizagem da escrita nas produções textuais dos futuros profissionais de educação, perspeti vando ainda sugestões para o aumento da qualidade desta formação. A partir da análise quantitativa efetuada a 181 provas escritas realizadas em duas Unidades Cur riculares nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, foi possível concluir que 1 a 2% do total de pala vras apresenta incorreções ortográficas, sendo os erros de acentuação os mais comuns. Verificou-se, ainda, que a quantidade de erros foi reduzida após o contacto dos estudantes com conteúdos programáticos associados à aprendizagem da linguagem escrita. O afastamento de uma escrita desejavelmente exímia leva-nos a propor algumas medidas a ado tar no Ensino Superior de forma a evitar o perpetuamento de uma escrita irregular nas gerações futuras.
- Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação PedagógicaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, SusanaNeste artigo apresentam-se as conceções de estudantes do Ensino Superior (E.S.), de cursos de ciên cias da educação, acerca da diferenciação pedagógica. Neste contexto definiram-se como objetivos: 1) Identificar as conceções dos estudantes do E.S., que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre o conceito de diferenciação pedagógica; 2) Comparar as conceções apresentadas pelos estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica com as dos estudantes do primeiro ano de quatro Mestrados de formação de professores; 3) Refletir sobre a aproximação vs. afastamento das conceções apresentadas pelos estudantes face ao atual panorama científico da dife renciação pedagógica e 4) Refletir sobre as implicações das conceções dos estudantes do E.S. acerca de Diferenciação Pedagógica para a melhoria da formação de professores. A investigação assumiu-se como qualitativa, recorrendo-se a um questionário. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e sua interpretação. Os resultados pareceram indicar que as conceções dos estudantes acerca da diferenciação pedagó gica se focalizam no papel do professor, quer ao nível das estratégias de ensino, quer ao nível de materiais e recursos. Assim, no âmbito da formação de educadores/professores impera a necessidade de se refletir sobre a diferenciação pedagógica e a sua implementação efetiva, visto que, cada vez mais, existe uma grande diversidade de alunos, quer a nível de aprendizagens, mas também a nível cultural e social.
- Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, SusanaO presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.
- O dilema dos ouriçosPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Dislexia versus DispedagogiaPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Duvidário: 100 dúvidas da Língua PortuguesaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, NoémiaO Duvidário: 100 dúvidas da língua portuguesa é um e‐book que resulta de um projeto que surgiu no início do ano académico 2020‐2021 para dar resposta às dúvidas que os estudantes de 1.º ano, dos cursos de Serviço Social (2020) e de Educação Básica (2019 e 2020), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, sentiam.
- Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissionalPublication . Beato, Isabel; Ferreira, Paula Cristina; Lopes, Sara; Mangas, CatarinaO estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
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