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Advisor(s)
Abstract(s)
A escrita pressupõe um processo complexo que exige o domínio de competências gráficas, orto gráficas e compositivas. Estas competências devem integrar os conhecimentos de qualquer adulto
instruído, sendo ainda mais perentórias no caso de futuros educadores e professores que serão o
modelo para muitas crianças no seu percurso de aprendizagem.
Este artigo pretende explanar uma investigação que assumiu o propósito de identificar a frequên cia e tipologia de erros ortográficos presentes em textos escritos por estudantes finalistas da li cenciatura em Educação Básica e verificar a influência da abordagem de conteúdos associados à
aprendizagem da escrita nas produções textuais dos futuros profissionais de educação, perspeti vando ainda sugestões para o aumento da qualidade desta formação.
A partir da análise quantitativa efetuada a 181 provas escritas realizadas em duas Unidades Cur riculares nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, foi possível concluir que 1 a 2% do total de pala vras apresenta incorreções ortográficas, sendo os erros de acentuação os mais comuns. Verificou-se, ainda, que a quantidade de erros foi reduzida após o contacto dos estudantes com conteúdos
programáticos associados à aprendizagem da linguagem escrita.
O afastamento de uma escrita desejavelmente exímia leva-nos a propor algumas medidas a ado tar no Ensino Superior de forma a evitar o perpetuamento de uma escrita irregular nas gerações
futuras.
Description
Keywords
Erro Ortografia Escrita Formação de professores