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Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se as conceções de estudantes do Ensino Superior (E.S.), de cursos de ciên cias da educação, acerca da diferenciação pedagógica. Neste contexto definiram-se como objetivos:
1) Identificar as conceções dos estudantes do E.S., que frequentam cursos da área das ciências da
educação, sobre o conceito de diferenciação pedagógica; 2) Comparar as conceções apresentadas
pelos estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica com as dos estudantes do
primeiro ano de quatro Mestrados de formação de professores; 3) Refletir sobre a aproximação vs.
afastamento das conceções apresentadas pelos estudantes face ao atual panorama científico da dife renciação pedagógica e 4) Refletir sobre as implicações das conceções dos estudantes do E.S. acerca
de Diferenciação Pedagógica para a melhoria da formação de professores.
A investigação assumiu-se como qualitativa, recorrendo-se a um questionário. A análise dos dados
foi feita através da análise de conteúdo e sua interpretação.
Os resultados pareceram indicar que as conceções dos estudantes acerca da diferenciação pedagó gica se focalizam no papel do professor, quer ao nível das estratégias de ensino, quer ao nível de
materiais e recursos.
Assim, no âmbito da formação de educadores/professores impera a necessidade de se refletir sobre a
diferenciação pedagógica e a sua implementação efetiva, visto que, cada vez mais, existe uma grande
diversidade de alunos, quer a nível de aprendizagens, mas também a nível cultural e social.
Description
Keywords
Formação de educadores/professores Conceções Diferenciação pedagógica