Browsing by Author "Canastra, Fernando Augusto Coelho"
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- Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moralPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoA problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.
- (In)sucesso académico no ensino superior : factores e estratégias de intervençãoPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, MariaO tema do (in)sucesso académico no Ensino Superior (ES) tem sido debatido por estudantes, docentes, instituições de ES, governo e pela sociedade em geral com perspectivas diversas mas com preocupações comuns: o insucesso como um problema mas também como causa de outras realidades igualmente preocupantes (e.g.: abandono escolar no ensino superior, número de anos para terminar um curso, satisfação individual com o percurso académico, entre outras).
- (In)sucesso académico no Ensino Superior: conceitos, fatores e estratégias de intervençãoPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria
- O papel do educador social no quadro das novas mediações socioeducativasPublication . Canastra, Fernando Augusto Coelho; Malheiro, ManuelaO declínio do “programa institucional” (Dubet, 2002), entre outras implicações, coloca-nos perante a necessidade de perspectivar o fenómeno educativo a partir de novos significados e de novos contextos. Importa, por isso, re-situar a actividade educativa a partir do seu sentido social e comunitário. A educação social inscreve-se no movimento da“educação ao longo da vida” e no contexto das “cidades educadoras”. Contudo, longe de ser relegada para a chamada “educação não formal”, a perspectiva que se defende aqui prende-se com a necessidade de repensar a relação “escola, família e comunidade local” (Ortega, 2005). Neste sentido, a emergência do Educador Social, como uma nova figura profissional, inscreve-se nesta tentativa de equacionar o projecto educativo como um projecto educativo comunitário. Educar, nesta concepção ampla, tende a privilegiar a ideia de interface entre as sinergias que se combinam (retroalimentam) no quadro de uma relação dialógica. É neste contexto que procuramos realçar o papel do educador social enquanto mediador socioeducativo da relação “escola, família e comunidade local”. Esta figura profissional, em vias de profissionalização (Sáez e Molina, 2006), poderá ser um interlocutor privilegiado no quadro desta interface comunicativa, contribuindo para a promoção de uma cultura de participação cívica numa lógica de auto-desenvolvimento social. Estas novas mediações socioeducativas, por sua vez, poderão ser uma oportunidade para repensarmos algumas das dicotomias clássicas que ainda persistem em muitos sectores (quer profissionais quer académicos), como porexemplo, a relação entre “educação escolar” versus “educação social” ou a relaçãoentre “educação formal” versus “educação não formal”. A nossa proposta procura superar estas visões dicotómicas, optando, pelo contrário, por uma “leitura dialógica” (Canastra, 2007).
- O perfil formativo-profissional do educador social : um estudo a partir das narrativas experienciais de autoformaçãoPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoO presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo Biográfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de análise dos dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se inscrevem as principais implicações teórico-práticas deste estudo. Convocando os principais resultados apresentados, analisados e interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b) esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternário, parece constituir-se como condição determinante do sentido de que se revestem os processos de profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a evidenciar, está relacionado com a existência de uma dinâmica compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.
- O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativoPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoO presente artigo tem como propósito apresentar uma experiência de investigação empírica , a partir da exploração do enfoque Biográfico-Narrativo (Bolívar, et alii, 2001). Com este tipo de metodologia procura-se realçar o papel da produção científica, tendo como olhar privilegiado a experiência singular dos actores (sociais ou profissionais). O foco de interesse, deste novo tipo de abordagem investigativa, centra-se na co-construção de significados, recorrendo às narrativas experienciais dos próprios actores (sociais e/ou profissionais). Nesta perspectiva, o papel do investigador visa dar voz aos “práticos” mediante a convocação de uma “postura dialógica”, favorável à co-construção do sentido produzido em torno de uma experiência singular. O estudo, que foi objecto desta experiência de investigação, teve como principal intuito realçar o modo subjectivo como um grupo de futuros profissionais de Educação Social foi dando sentido ao processo de (re)configuração do seu perfil formativo-profissional, a partir da (re)significação da sua experiência singular, tendo como estratégia privilegiada a dinâmica de “retroacção reflexiva” em torno, quer das suas “temporalidades subjectivas”, quer das suas “transacções simbólicas” (Autès, 1999; Dubet, 2002; Josso, 2002; Pineau, 2000). Este artigo está organizado em três secções. Numa primeira secção, aborda-se a perspectiva a partir da qual construímos no nosso quadro teórico. Numa segunda secção, destacam-se alguns dos elementos que caracterizam o tipo de metodologia adoptada nesta experiência de investigação. Finalmente, numa terceira secção, evidenciam-se alguns dos resultados mais significativos deste estudo.
- O perfil profissional do educador especializado (social) : uma leitura sócio-históricaPublication . Canastra, Fernando Augusto Coelho; Malheiro, Manuela
- Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, MariaA presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino superior, seguida dos dados relativos ao processo de adaptação do questionário que iremos utilizar - Questionário de Satisfação dos Alunos Finalistas do IPL. Depois da adaptação do referido questionário, pretende-se aplicar a versão final a uma amostra de 50% dos estudantes finalistas dos diversos cursos leccionados nas 5 escolas do IPL, para se avaliar a satisfação destes alunos com a instituição e suas relações com o sucesso académico.