Browsing by Issue Date, starting with "2005-01"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- O lúdicoPublication . Dias, Isabel Simões
- Áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais - equívocos e interrogaçõesPublication . Silva, José Manuel
- As instituições de ensino superior como catalizadoras de identidade regionalPublication . Marques, João Paulo
- Cidadania, urbanismo e democracia : a participação pública nas decisões político-administrativasPublication . Jacinto, José AlfredoO direito de informação e "participação pública" assume uma especial importância na defesa dos novos valores socio-culturais desta transição de século, nomeadamente em matéria ambiental e de qualidade de vida urbana dos cidadãos. A verdade é que não pode haver urbanismo de qualidade se ele não estiver devidamente enquadrado numa política global de ordenamento do território e planeamento ambiental. O urbanismo pode encarar-se quer como uma ciência interdisciplinar de índole complexa metodologicamente sistémica, contínua e criadora, que pretende englobar o social e o espacial, quer como técnica que decorre da aplicação das metodologias de planea¬mento à intervenção sobre o "urbano" (Tribillon, 1991; Caria, 1993; Pereira, 1994). Neste momento, pode afirmar-se que os assuntos ligados ao ordenamento do território e ao urbanismo, pelas implicações (positivas e/ou negativas) que possam ter no quotidiano das populações, ao nível da sua qualidade de vida, constituem, de facto, excelentes campos para a intervenção dos particulares, quer a nível individual, quer associativo, na preparação das decisões que a Administração Pública tem de tomar, tendo em vista a aprovação dos instrumentos que irão definir o modo de ocupação do espaço territorial. Sublinhe-se, assim, a confirmação do direito à informação e participação do "público" (Rosa Pires, 1995). Desta forma, só perante uma verdadeira "democratização" do planeamento urbano territorial e municipal será possível fazer aproximar os (legítimos) anseios das populações aos centros de decisão no processo de planeamento. Neste sentido, se cita, traduzindo, Lopez Pellicer: "o urbanismo é a única matéria que pode hoje fazer sacudir a apatia e o desinteresse dos cidadãos pela coisa pública". Ora isso, em última instância, revela a existência de uma crise de cidadania que reflecte uma outra crise dos paradigmas explicativos da denominada "questão urbana" (Castells, 1972, 1984; Matias Ferreira, 2001). O que exige uma reformulação analítica decorrente de uma mudança de paradigma (Jacinto, 2001 a). Apresentam-se, assim, os actores/agentes da acção política da cidade que são, eles próprios, os actores centrais da mudança social. Mudança que significa, sobretudo, antes de mais, o desenvolvimento de uma maior consciência e notória percepção cultural dos chamados direitos e deveres urbanos dos cidadãos. Enfatiza-se aqui a urgência de um estatuto de cidadania (com uma estrutura forte de formação cívica) que possibilite, então, um exercício pleno da democracia.
- Actas do Congresso "Pensar a Região de Leiria"Publication . Vieira, Ricardo
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo
- Os museus : entre a pedagogia e a interpretação (um estudo de caso : o Museu de Alberto Sampaio)Publication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
- A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docentePublication . Seco, Graça Maria dos Santos BatistaO presente artigo procura dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.
- As competências e as aprendizagens nos contextos académicos e profissionaisPublication . Pinheiro, Augusto