Browsing by Issue Date, starting with "2005-01"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Ambiente cársico, um território singularPublication . Oliveira, Mário; Carvalho, Nuno
- As linhas com que se cosem as pertenças da imprensa regionalPublication . Faria, Susana; Agostinho, Paulo
- Da (im)possibilidade do amor em "Para Sempre" de Vergílio FerreiraPublication . Carvalho, Maria do Carmo Fonseca Oliveira Gamelas de
- Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curricularesPublication . Oliveira, Lúcia; Lopes, Ana Isabel; Welch, GraçaO nosso envolvimento na concepção curricular e na leccionação de disciplinas do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino Precoce das Línguas Estrangeiras (EPLE), que funcionou na Escola Superior de Educação (ESE) de Leiria nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001, despertou-nos o interesse em conhecer a situação do ensino das LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) nos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Interessava-nos saber que instituições estavam envolvidas neste projecto e de que forma o estavam a implementar. Com este trabalho propomo-nos fazer uma breve caracterização sobre algumas questões curriculares e metodológicas que se prendem com a iniciação à Língua Estrangeira (LE) nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Para o efeito construímos um questionário que foi enviado às Comissões Executivas Instaladoras dos diferentes agrupamentos e, no caso das escolas não organizadas em agrupamentos, às Delegações Escolares da área do CAE de Leiria e do Oeste. Os dados recolhidos reportam-se ao ano lectivo de 1999/2000.
- Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moralPublication . Canastra, Fernando Augusto CoelhoA problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.
- As experiências de terreno na formação inicial de professoresPublication . Antunes, Sílvia; Menino, Hugo Lopes
- A Nazaré - uma singularidade cultural na regiãoPublication . Trindade, José
- O lúdicoPublication . Dias, Isabel Simões
- Áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais - equívocos e interrogaçõesPublication . Silva, José Manuel