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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de
Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi
dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica
autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se,
do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem
hermenĆŖutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo
BiogrÔfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura
sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta
investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de anÔlise dos
dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma
vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se
inscrevem as principais implicações teórico-prÔticas deste estudo.
Convocando os principais resultados apresentados, analisados e
interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do
perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação
pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação
convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma
postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b)
esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternÔrio, parece constituir-se como condição
determinante do sentido de que se revestem os processos de
profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a
evidenciar, estÔ relacionado com a existência de uma dinâmica
compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e
reactualiza de forma pessoal: as DisposiƧƵes Pessoais, as TransacƧƵes
Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas.
Description
Tese apresentada à Universidade Aberta para obtenção do grau de Doutor no
domĆnio das CiĆŖncias da
Educação, especialidade Educação
Pessoal, Social e ComunitƔria.