Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
n8_art3.pdf5.2 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A problemática da Educação em Valores, no contexto do ensino público, inscreve¬-se num debate "controverso", uma vez que articula um conjunto de questões para as quais não existe nem uma resposta única, nem tão pouco um consenso desejável. Assim, num primeiro momento, a reflexão centra-se nas "aporias" em torno da definição ambígua de: "educação em valores". Num segundo momento, procura-se inscrever o debate cognição moral "versus" experiência moral, optando por realçar a necessidade urgente de integrar as duas perspectivas num todo inteligível, que procure articular tanto a dimensão singular do sujeito (subjectivação), como a dimensão socializadora das influências com as quais o sujeito interage (socialização), como a dimensão ecológica na qual está inscrito este processo de construção da personalidade moral (ecologização). Finalmente, num terceiro momento, discute-se a possibilidade de integrar os vários elementos, debatidos ao longo desta reflexão, reorganizando-os numa lógica narrativa, propícia à emergência do sujeito ético.

Description

Keywords

Educação Valores

Citation

CANASTRA, Fernando - Educação em valores : a emergência do sujeito ético? Uma abordagem narrativa da experiência ético-moral. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 41-59.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Leiria

CC License