ESAD.CR - Capítulos de livros
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Browsing ESAD.CR - Capítulos de livros by Author "Fradique, Teresa"
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- Da potência transformadora das artes com comunidades: Um glossário mutantePublication . Fradique, Teresa
- Design as nourishment for disobedient perspectivesPublication . Fradique, Teresa
- Escalas de prática e representação: a música rap enquanto projecto de imaginação espacialPublication . Fradique, TeresaA recepção e a representação publica do rap produzido a partir de Portugal tem sido marcadas por um duplo centramento que proponho discutir. De um lado, a produção de discursos identitários locais, marcados por uma geografia narrativa e visual que nos oferece uma perspectiva apertada dos lugares de significação. Por outro lado, a sua consagração enquanto produto nacional operativo nos espaços alargados de imaginação da nação.
- Fixar o movimento nas margens do rio: duas experiências de construção de um objecto de estudo em terreno urbano em PortugalPublication . Fradique, TeresaO título do presente artigo, "Fixar o movimento nas margens do rio", surge quase como uma redundância, já que conjuga expressões utilizadas em duas publicações que resultaram da investigação que desenvolvi em torno das representações da música rap em Portugal, no âmbito do Mestrado em Antropologia do ISCTE (1996-1998). O efeito de duplicação não é de todo casual, uma vez que este texto se tornou numa síntese de duas pesquisas que desenvolvi no período da pós-graduação e que fecham um ciclo de reflexão sobre a iniciação à prática da antropologia no Portugal contemporâneo.
- “For years, I have dreamed of a liberated Anthropology”Publication . Fradique, TeresaPor razões que até certo ponto ultrapassam o meu livre arbítrio, o meu trabalho etnográfico tem estado ligado a fenómenos eminentemente performativos. Primeiro o fado (Fradique 1994) - o menos escolhido e talvez um dos mais surpreendentes de todos os terrenos -, estava ainda a acabar a licenciatura. Depois, a música rap e as suas práticas num Portugal a gerir um discurso público no contexto da sua “pós-colonialidade” (Fradique 2003). Por último o teatro, um terreno ainda não fechado e onde procuro reconciliar-me com uma dimensão até aqui indirectamente evitada: a do performer enquanto agente da cena e o palco como espaço de observação. De certo modo há anos que me tentava libertar desta espécie de timidez em avançar para esse lugar extremo. Extremo não só na sua exposição mas, sobretudo, na sua autonomia e na sua capacidade de subversão. É por isso que partilho do sonho de Turner e, mais do que nunca, busco uma antropologia liberta de qualquer coisa que é mais difícil de definir do que a sensação que provoca. Este texto assume-se assim como o resultado de um estado. Um estado de busca em aberto. Como uma pequena ferida.
- Há espectáculos que não deviam ter aplausos e outros que deviam ser por eles interrompidosPublication . Fradique, Teresa
- Introdução : o encontro performativo e o encantamento do mundoPublication . Fradique, Teresa
- Nas margens ... do rio: retóricas e performances do rap em PortugalPublication . Fradique, Teresa
- O poder encantatório das crianças performersPublication . Fradique, Teresa
- Respeito e Salvaguarda: reflexões a partir de uma experiência no terreno da música rap de finais dos 90'sPublication . Fradique, TeresaA presente discussão desafia-nos no seu duplo centramento, quando nos propõe: contribuir para responder à pergunta ‘’O que fazem os antropólogos?’’ e tentar perceber de que forma os resultados da produção antropológica actual poderão entrar numa reflexão sobre a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (CSPCI).