ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
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Browsing ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural by advisor "Cardoso, Carla Cristina Miraldo Graça"
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- Os Benefícios das Redes Sociais para os Festivais de Música de Pequena DimensãoPublication . Laranjeira, Maria Inês de Abreu Califórnia; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaEste estudo tem como principal objetivo conhecer e perceber os benefícios que a comunicação através das redes sociais pode trazer aos festivais de música portugueses de pequena dimensão. Pretende-se analisar a comunicação de festivais de pequena dimensão, com maior incidência na comunicação feita através das redes sociais, e compará-la com a comunicação de festivais de média dimensão. Procurase investigar a estratégia de comunicação aplicada pelas organizações, as vantagens e desvantagens das redes sociais dessa estratégia para os festivais de pequena dimensão e se estes projetos culturais seriam sustentáveis financeiramente se a sua comunicação não fosse feita com base nas redes sociais. A estratégia metodológica consistiu na realização de um questionário online a um universo de 115 pessoas utilizadoras de redes sociais e frequentadoras ou não de festivais de música, bem como entrevistas aos organizadores dos festivais de música escolhidos para casos de estudo, sobre a sua visão da comunicação nas redes sociais e, por fim, a análise das redes sociais dos festivais escolhidos, fazendo um levantamento de publicações e interação do público, referentes às edições de 2019.
- A Dimensão Europeia na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027Publication . Clemente, Sara Filipa Cardoso; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaFruto do trabalho realizado, parte em contexto de estágio curricular e parte em regime de investigação independente, este trabalho pretende explorar estratégias criativas de resposta a um dos seis critérios estabelecidos pela Comissão Europeia - o da Dimensão Europeia - para a candidatura da cidade de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027. É apresentado primeiramente um estudo do conceito da “Identidade Cultural Europeia”, centrando-se na análise do moto oficial da União Europeia – “União na Diversidade” – e as retóricas que este compreende, sendo fulcral o seu entendimento para a elaboração de estratégias e respostas inovadoras ao critério em questão. Posteriormente estará presente um pequeno resumo que introduz a definição de Capital Europeia de Cultura, as suas vantagens para uma cidade a curto e longo prazo, história e processo de candidatura, e uma análise mais aprofundada dos requerimentos da Dimensão Europeia. Serão examinadas duas antigas Capitais Europeias da Cultura: San Sebastián 2016 e Leeuwarden 2018 enquanto casos de estudo com o objectivo de registar boas práticas e adaptar o conhecimento adquirido à candidatura de Aveiro e, posteriormente, avaliado o caso de Aveiro através de uma caracterização histórica da cidade, análises regionais e demográficas, análise SWOT, mapeamento cultural da cidade e um levantamento da sua programação anual, culminando numa análise extensa do estado cultural actual da cidade. Com base na pesquisa, estudo e análise documental realizada, concluiremos o trabalho com a apresentação de possíveis estratégias que poderão ser utilizadas pela cidade de Aveiro de forma a responder ao critério da Dimensão Europeia.
- Inovar pela diversidade na indústria musical: o caso da Queer Music AgencyPublication . Rodrigues e Sousa, João Pedro; Cardoso, Carla Cristina Miraldo Graça; Sarrouy, Alix DidierEste relatório de estágio aborda a emergência, na Dinamarca, da primeira agência de música do mundo exclusivamente dedicada à promoção de artistas queer, a Queer Music Agency, procurando compreender as circunstâncias da sua fundação. Partindo de um enquadramento teórico transdisciplinar, focado na interseção entre áreas como a sociologia, a musicologia, a psicologia social, os estudos queer-feministas e a gestão cultural, explora-se a relação entre a música e as identidades (não-normativas), assim como a afirmação e a gestão de carreiras na indústria musical. Um capítulo deste estudo é dedicado à contextualização das cenas culturais e musicais queer de Copenhaga e Lisboa, numa comparação inédita entre os dois contextos que assinala semelhanças e diferenças entre ambos, enquanto provoca a reflexão sobre a necessidade de uma agência queer, em sentido lato. Após a observação empírica e a recolha de múltiplos testemunhos de váries intervenientes durante o estágio realizado, conclui-se que, à semelhança de outras iniciativas queer, o trabalho da agência em foco assenta sobretudo em lógicas DIY e DIO, sendo que o impacto nos percursos artísticos a seu cargo é, no geral, positivo. Finalmente, demonstra-se o papel central des artistas neste processo, bem como o potencial de replicação desta empresa ao nível internacional, incluindo a sua possível entrada no contexto português.
- As novas expressões na Dança Tradicional Portuguesa: Folclore MinhotoPublication . Cunha, Flávia Mafalda Pedro da; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaDecidimos desenvolver, ao longo deste trabalho, um tema muito particular, o Folclore Minhoto, particularmente da cidade de Viana do Castelo. Pela forte ligação que temos a esta área, especificamente à dança folclórica, pretendemos estudar a sua evolução ao longo dos últimos tempos. Queremos ainda, ao longo do processo de estudo, criar um projeto que nos ajude a aproximar públicos e a divulgar esta atividade, trazendo a dança e a música folclórica para o palco da contemporaneidade, através da dança contemporânea. Queremos com este projeto divulgar junto da sociedade a cultura do folclore, demonstrando que é possível desenvolver novos projetos a partir desta cultura ancestral. Serve ainda esta dissertação como meio de desmistificar o estereótipo do folclore enquanto cultura “parola”, conceito perpetuado ao longo das últimas décadas e inscrito nas gerações mais jovens. Existe uma predileção das camadas mais jovens pelas artes contemporâneas, especialmente a dança contemporânea, deixando as tradições e a cultura dos seus antepassados, muitas vezes esquecida. Este menosprezo é detetável através da observação da audiência de eventos e espetáculos folclóricos. É importante que os grupos folclóricos se façam representar também com novas gerações, que permitam garantir e sustentar o futuro desta cultura. Usamos este objetivo como principal foco deste projeto e é, neste sentido que pretendemos desenvolver este projeto artístico e cultural, onde possamos desenvolver uma colaboração entre os grupos folclóricos de Viana do Castelo e os artistas contemporâneos selecionados, tanto na dança como na música.
- Práticas Participativas e o Contexto Comunitário: pensar o Uma Pedra no CharcoPublication . Pereira, Telma Cristina Lopes; Afonso, Lígia Filipa Dias; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaA presente dissertação procura entender o que é a participação no âmbito dos projetos culturais, que tipo de projetos a promovem e como esta impacta a estruturação das organizações. O objetivo final foi o da criação de um projeto em contexto comunitário, estruturado de acordo com os conteúdos que foram recolhidos e analisados ao longo da investigação. Explorando a distinção entre os termos “arte participativa” e “práticas participativas”, com recurso à literatura disponível, cruzam-se aqui diferentes concepções de autores que se têm debruçado sobre estas temáticas, numa procura de entender o que é a participação e de que formas tem sido pensada. As práticas participativas em projetos orientados para a comunidade têm uma marcada presença em território nacional, e um levantamento destes projetos foi feito para uma análise comparativa. São identificados e analisados projetos implementados por organizações que operam em lógicas participativas, orientadas para a comunidade, e que procuram descentralizar o acesso à cultura em localidades fora dos grandes centros urbanos, tendo sido selecionadas para aprofundamento as estruturas Materiais Diversos, SAMP, Comédias do Minho e Frenesim. Foram recolhidas informações sobre os seus métodos de trabalho, organização interna e financiamento, que foram comparados e estudados de forma a compreender metodologias operativas e de implementação de projetos. Finalmente, foram estabelecidas linhas estratégicas de ação para a intervenção em territórios rurais, e determinadas boas práticas para um processo participativo em comunidade, tendo sido aplicadas ao projeto Uma Pedra no Charco.
- Projeto almofala(s) - acompanhamento(s) de cultura itinerantePublication . Fernandes, Susana Morais; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaAlmofala é a palavra chave para o projeto cultural que apresentamos. Trata-se de um topónimo de origem árabe, com o significado de acampamento ou arraial militar. Em Portugal Continental, existem onze lugares que herdam este topónimo, nos concelhos de Caldas da Rainha, Chamusca, Vila de Rei, Figueiró dos Vinhos, Tondela, Felgueiras, Castro Daire e Figueira de Castelo Rodrigo. A herança cultural árabe em Portugal é testemunhada em diversas áreas de saber, como a matemática, a astrologia, a química, a botânica, na toponímia, na gramática e, igualmente, a nível cultural como a música e a arquitetura. Vivemos numa época em que a intolerância, o racismo, as migrações forçadas e a ignorância cultural são predominantes, consideramos que as manifestações culturais que abraçarem a diversidade e a partilha cultural darão um contributo para o aceitamento e harmonização entre as diversas culturas. Tendo como base as linhas gerais de uma candidatura a apoio cultural da Direção Geral Artes (Ministério da Cultura) exibimos um projeto cultural itinerante, cujo objetivo é construir acampamentos culturais em oito das localidades denominadas Almofala. O Projeto Cultural Almofala(s) – Acampamento(s) de Cultura Itinerante terá como linhas programáticas o contexto geográfico das localidades, as manifestações culturais contemporâneas que herdam e que se identificam com as tradições e a aproximação cultural entre países de maioria muçulmana. Consideramos que é um projeto ambicioso, mas pelo seu pioneirismo e pelo seu carácter abrangente e envolvente será uma mais valia para a descentralização e democratização da cultura em Portugal.