ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica por orientador "Querido, Ana Isabel Fernandes"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- ANSIEDADE PRÉ-OPERATÓRIA E MINDFULNESS– RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIOPublication . Reis, Inês dos Santos; Querido, Ana Isabel FernandesEste relatório apresenta-se como trabalho final de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, do Instituto Politécnico de Leiria. Constitui-se em duas partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas enquanto mestranda desta área. Na primeira parte analisam-se as atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos e estágio realizados, recorrendo a uma metodologia descritiva, analítica e critico-reflexiva, incorporando as experiências vivenciadas e as estratégias aplicadas em cada momento, que permitiram o desenvolvimento das competências previstas para o Enfermeiro Especialista, quer as comuns a todos estes profissionais, quer as específicas para os profissionais especialistas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Na segunda parte deste relatório apresenta-se o processo de desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em contexto de internamento hospitalar cirúrgico, com componentes científica e reflexiva, resultantes de um processo de investigação-ação sobre o foco de ansiedade pré-operatória. O referencial teórico emerge da literatura disponível, e o prático da experiência da equipa e o seu parecer referente ao projeto. Esta fase do relatório permite evidenciar a transladação para o contexto prático dos conhecimentos adquiridos no contexto académico, contribuindo assim para a melhoria contínua fundamentada dos cuidados prestados. O desenvolvimento de aprendizagens e competências dos enfermeiros e da própria ciência de enfermagem deve visar as necessidades de cuidados de saúde das pessoas e das populações, e a formação progressiva, contínua e diferenciada dos profissionais deve procurar a excelência dos cuidados, de formas criativas e que simultaneamente satisfaçam o cliente e as instituições prestadoras de cuidados e reguladoras desses. Acredita-se que a formação espelhada neste relatório é congruente com esse princípio e que se traduzirá na melhoria dos cuidados prestados enquanto enfermeira, tendo também contribuído para o desenvolvimento pessoal.
- Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Contente, Nancy Cristina Batista; Querido, Ana Isabel FernandesO Relatório Final é um documento elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, que resulta de uma análise e reflexão crítica das intervenções da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na prática clínica que decorreu em três contextos de atuação diferentes (Cuidados na comunidade, Reabilitação psicossocial e Pedopsiquiatria) onde foram desenvolvidas as Competências do Enfermeiro Especialista, as Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e as Competências de Mestre. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem: “Ansiedade, Coping Resiliente e Qualidade de Vida das Pessoas com Doença Inflamatória Intestinal: a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo numa pequena amostra da população-alvo de um hospital, com posterior implementação de um Programa de intervenção psicoterapêutica e posterior avaliação dos resultados desse programa. Os utentes pareceram beneficiar do Programa de intervenção ao nível de todos os diagnósticos levantados. Considera-se que a contribuição apresentada é relevante para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, sendo inequivocamente um contexto onde é necessário investimento e a intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
- AUTOCONTROLO DA ANSIEDADE NO ADOLESCENTE COM DOR CRÓNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIOPublication . Santo, Patrícia Isabel Ribeiro do Espírito; Querido, Ana Isabel Fernandes; Valentim, Olga Maria Martins de SousaEste relatório surge no âmbito do 2º Mestrado de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende evidenciar o desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista nesta área disciplinar de Enfermagem. Nele reflete-se a componente clínica, académica e profissional que suportada por evidência científica, sustentou o desenvolvimento de competências de prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no cuidar da pessoa ao longo do ciclo vital e da comunidade em que se insere numa perspetiva holística. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma descrição breve dos contextos de prática clínica: uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um Serviço de Internamento de Psiquiatria e em contexto diferenciado, um Serviço de Internamento de Pedopsiquiatria. Na segunda parte, apresenta-se a reflexão crítica das aprendizagens em contexto de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências comuns, especializadas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. A temática do Autocontrolo da ansiedade do adolescente com dor crónica emergiu da sua prática clínica profissional em contexto de ambulatório, assente na evidência que reconhece a elevada prevalência da ansiedade na população pediátrica com dor crónica, em especial nos adolescentes. Foi desenvolvido um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado MindPower2Pain (MP2P) - Autocontrolo da ansiedade, no Adolescente com Dor Crónica, dirigido à capacitação dos adolescentes para o autocontrolo da ansiedade associada à dor crónica, visando melhorar o atendimento em enfermagem em consulta de dor crónica, constitui a terceira parte deste relatório. Com base no Ciclo de Deming ou PDCA (P-Plan, D-Do, C-Chek e A-Act) e nos Enunciados Descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental, foi desenvolvido um programa de intervenção psicoterapêutica de oito sessões, num grupo de adolescentes com dor crónica. Da sua aplicação resultou a melhoria da aprendizagem de técnicas de autocontrolo da ansiedade; melhoria de competências de Mindfulness; melhoria da aceitação do estado de saúde e satisfação, evidenciando os resultados positivos na redução e controlo da ansiedade. Todo este percurso de aprendizagem, prática e reflexão, permitiu adquirir o conjunto das competências específicas de enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e de Mestre.
- INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA NO APOIO ÀS FAMÍLIAS EM PROCESSO DE LUTOPublication . Silva, Katherine Louise Resendes; Querido, Ana Isabel FernandesO presente trabalho surge como Relatório Final de Estágio, no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. É composto por duas partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas, com intuito da aquisição do grau de mestre e o título de especialidade. A primeira parte refere-se à descrição das atividades desenvolvidas durante os três ensinos clínicos realizados, com recurso à metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, integrando as experiências vivenciadas e as estratégias utilizadas em cada momento, de modo a possibilitar a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação das competências, quer as comuns a todos os Enfermeiros Especialistas, quer as específicas para os Enfermeiros Especialistas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A segunda parte deste documento diz respeito ao processo de desenvolvimento de um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem em contexto de uma Equipa de Enfermagem de Apoio Domiciliário de uma Unidade de Saúde, dirigido a familiares cuidadores com componentes científica e reflexiva, resultantes de um processo de investigação-ação sobre o foco de Luto/Luto Antecipatório de familiares cuidadores em contexto domiciliário. O referencial teórico surge da literatura disponível, da prática e da minha experiência profissional, bem como do parecer favorável referente ao projeto. Tem por base a metodologia de Estudo de Caso e pretende evidenciar a importância dos conhecimentos adquiridos em contexto académico para a prática, contribuindo, para uma melhoria contínua dos cuidados prestados, resultando num atendimento atempado no processo de luto, de modo a prevenir o desenvolvimento do Luto Prolongado.
- PROMOÇÃO DA ESPERANÇA E GESTÃO DA ANSIEDADE EM MULHERES COM CANCRO DA MAMAPublication . Jorge, Angela Filipa Couto; Querido, Ana Isabel FernandesO presente relatório surge no âmbito do mestrado e especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende descrever e refletir sobre o percurso de desenvolvimento e a consolidação de competências comuns e especializadas do enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O relatório integra três partes. A primeira parte faz referência a uma descrição breve dos contextos da prática clínica em ensino clínico, numa Unidade de Cuidados na Comunidade, numa unidade de internamento de doentes agudos, e em contexto de respostas diferenciadas num Centro de Respostas Integradas, numa Equipa Técnica Especializada de Tratamento. Na segunda parte é realizado uma descrição e reflexão das atividades e das aprendizagens nos diferentes contextos de prática clínica e a sua contribuição para o desenvolvimento e otimização de competências comuns e especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na terceira parte deste relatório apresenta-se um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem que surge a partir de um problema experienciado na prática clínica. Receber um diagnóstico de cancro, significa entre outras coisas, que o futuro é incerto. O sentimento de esperança é, por sua própria natureza, ligado ao futuro, e expectativas ligadas com o futuro afetam significativamente a sensação de bem-estar. A esperança é o máximo recurso comum após um diagnóstico de cancro e um importante fator que contribui para o bem-estar, a sobrevivência, e qualidade de vida e, é, portanto, um importante aspeto do cuidado da pessoa com cancro. A ansiedade é um dos diagnósticos mais frequentes, que acompanha as pessoas com cancro. A esperança também é um fator de proteção para ajudar as pessoas a adaptarem-se à ansiedade e a ajustarem-se ao desconforto psicológico. O projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem intitula-se “Promoção da esperança e gestão da ansiedade nas mulheres com cancro da mama” e foi construído com base no ciclo de Deming e nos enunciados descritivos dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental. A partir da identificação das necessidades de um contexto específico, elaborou-se o diagnóstico da situação, planificaram-se as intervenções, e implementou-se um programa de intervenção psicoterapêutica em cinco sessões individuais. No culminar do primeiro ciclo de implementação, explanam-se os resultados obtidos com a respetiva análise, sustentada pelo conhecimento científico, numa perspetiva de melhoria dos cuidados especializados de enfermagem, perante uma necessidade de resposta inexistente. Na otimização das competências desenvolvidas, este relatório vem permitir a reflexão síntese de todo o percurso, da eficácia da dinâmica ensino-aprendizagem-ação, da aplicação do conhecimento científico fundamentada nos referenciais teóricos de enfermagem e nos documentos reguladores da Enfermagem Especializada em Saúde Mental e Psiquiátrica, de forma a sustentar uma prática de qualidade, segura e de excelência.
- PROMOÇÃO DA ESPERANÇA NA PESSOA COM TENTATIVA DE SUÍCIDIO: INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Pinto, João Miguel da Fonseca Lopes; Querido, Ana Isabel FernandesO presente relatório, foi realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e pretende apresentar, numa análise crítico-reflexiva, o desenvolvimento e consolidação de competências de prática especializada e de mestre nesta área. Na primeira parte, apresentam-se os contextos de estágio e o seu contributo para o desenvolvimento de competências. Segue-se a reflexão crítica sobre os processos de aprendizagem e o desenvolvimento profissional, assentes no referencial de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e nas competências de mestre. Na terceira parte apresenta-se o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem estruturado a partir de um problema experienciado na prática clínica e em contexto de estágio. O suicídio é um problema complexo, que afeta a nossa sociedade, não se cingindo o seu impacto às vidas perdidas, mas também ao sofrimento que provoca, nas pessoas que o tentam ou pensam e em quem as rodeia. A promoção da esperança, foi encarada como uma intervenção protetora do sofrimento das pessoas com tentativa de suicídio. Foi estruturado um programa de intervenção psicoterapêutica, com um conjunto de atividades promotoras de esperança, cientificamente testadas, dirigidas ao risco de suicídio, avaliado sistematicamente durante o internamento e uma semana após a alta. Da implementação do projeto, apresenta-se um estudo de caso múltiplo, com evidência de resultados em termos de aumento da esperança e redução do risco de suicídio. Conclui-se que, o percurso realizado permite sustentar uma prática especializada de enfermagem, suportada em evidência científica e no contínuo desenvolvimento de competências especializadas, assentes nos referenciais de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, capazes de assegurar uma prática de segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO O PROCESSO DE LUTO DOS CUIDADORES FORMAIS EM CONTEXTO PANDÉMICOPublication . Mendes, Zaida Maria Bértolo; Querido, Ana Isabel FernandesO presente trabalho é realizado no âmbito da especialização e mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e evidenciar o progresso e consolidação de competências comuns e práxis especializada do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O relatório possui uma breve contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos de prática clínica, em contexto de internamento numa unidade de internamento prolongado de psiquiatria, na comunidade numa unidade de cuidados na comunidade e respostas diferenciadas num centro de respostas integradas, seguindo-se a análise critico-reflexiva sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das competências profissionais. O contexto pandémico impulsionou a vivência de diversas perdas, (de liberdade, segurança, estabilidade, contacto físico, suporte social). Viver uma crise como a perda de alguém querido, dentro de outra crise (a pandemia) pode acentuar a ansiedade e o risco de depressão1.. Tais acontecimentos também impactaram os Cuidadores Formais (CF), pela exposição de diversos fatores de stress físico, emocional e psicológico, tendo desenvolvido processos de luto adaptados à realidade e adoção de estratégias para lidar com o seu próprio sofrimento. Tendo em conta a disfuncionalidade passível de ocorrer, entende-se que o escasso envolvimento e acompanhamento aos CF no processo de luto, é uma problemática comum nos diversos contextos que carece de atenção. Com o intuito de explorar a perceção dos CF acerca do impacto psicológico decorrente das mortes vivenciadas em contexto pandémico; explorar os significados que atribuem à perda dos utentes em tempos de pandemia; identificar os fatores descritos pelos CF como facilitadores do processo de luto; averiguar os fatores stressores/dificultadores identificados pelos CF no seu processo de luto; identificar as estratégias de coping utilizadas e a perceção da sua eficácia, e avaliar o impacto que tem na Saúde Mental. O relatório termina com uma conclusão, caracterizada por uma reflexão que sintetiza este percurso retratando o desenvolvimento de competências, a eficácia do processo ensino-aprendizagem, espelhar a aplicação do conhecimento científico adquirido em contexto teórico e aplicado em contexto prático e o desenvolvimento de competências especializadas capazes de sustentar uma prática de qualidade, segurança e excelência.
