ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by advisor "Gamboa, Maria José Nascimento Silva"
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- A criação teatral e a construção de relações - da recusa ao envolvimento -Publication . Gabriel, Dina Margarida Ferreira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, compreendendo o estudo acerca dos contributos de um projeto de intervenção, no domínio da expressão dramática, junto de jovens detentores de comportamentos problemáticos frequentemente caraterizados como de indisciplina. Esta temática tem sido estudada ao longo dos anos por vários autores, considerando-se que afeta não só os alunos mas também os professores e a restante comunidade escolar. Assim, perante a necessidade de se conhecer quais as estratégias passíveis de surtirem efeitos no que se refere à (in)disciplina, com um grupo de alunos de um curso vocacional, que frequentam uma escola profissional do concelho de Alcobaça, surgiu a seguinte pergunta de partida: - Quais os contributos de um projeto de intervenção no domínio da expressão dramática na construção de relações consigo e com o outro? De forma a dar resposta a esta questão, delineou-se uma investigação-ação com a pretensão de simultaneamente investigar e agir sobre a temática anteriormente referida, organizando-se a intervenção através da técnica Playbuilding de Errol Bray (1997), em sessões que permitiram primeiramente uma experimentação de exercícios de expressão dramática e improvisações e, posteriormente, a edificação de um projeto de criação teatral, construído autonomamente pelos participantes. Durante o processo foi criado um ambiente de participação e envolvimento, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções face ao seu quotidiano e à relação estabelecida com os professores, constituindo estes a base do projeto de criação teatral. iv Os resultados apresentados evidenciaram o papel da expressão dramática como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e ao mesmo tempo colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma reflexão acerca das próprias ações e da descoberta de si e do outro. Pode-se constatar que é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções e resolução de conflitos, que permite a cooperação, a aceitação mútua e a melhoria das relações consigo e com o outro.
- A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de criançasPublication . Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Kowalski, Maria PereiraSe observarmos à nossa volta, as imagens fotográficas, hoje em dia, são divulgadas nos mais diversos suportes e meios de comunicação e impostas a todos, em diversos espaços públicos ou privados. Na nossa sociedade atual, a fotografia é uma forma massiva e global de comunicação, influenciando a nossa forma de ser, de olhar e compreender o mundo. Consideramos, por isso, importante ensinar a ler e a escrever com as imagens que estão à nossa volta, ou que são captadas por nós. No âmbito do estudo que se apresenta é criado um Clube de Fotografia, no qual os participantes são convidados a captar visualmente, através da fotografia, os seus interesses, as preocupações e as perceções do seu mundo. Este estudo visa perceber qual o potencial da fotografia participativa como meio de expressão individual e de intervenção, pelo olhar de crianças, para desenvolver a observação crítica e a capacidade de participação e intervenção na sua comunidade. As atividades propostas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em contexto fora da educação formal e procuraram criar dinâmicas de participação, a vivência de experiências educativas e a construção de aprendizagens significativas, em torno da fotografia e da comunicação. O projeto permite verificar que um grupo de crianças, através dos seus olhares fotográficos, amplia o sentido de observação crítica e pensamento reflexivo, e ativamente constrói conhecimento que os leva à participação e intervenção em diferentes contextos. Com a exposição de fotografias da sua autoria, os participantes conseguem intervir e comunicar visualmente. A análise de dados permite constar que a fotografia participativa constitui um meio de expressão individual com potencial para a intervenção na comunidade.
- Quem conta uma história…acrescenta uma memóriaPublication . Paour, Teresa Paula Teles de Aquino; Magueta, Lúcia Grave; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaEste trabalho surge no contexto do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e é referente à unidade curricular de Projeto. A intervenção e investigação desenvolvidas no Projeto tiveram por base o princípio de que as artes (a literatura, a expressão plástica, o teatro, a dança, o canto, a música, etc.) desempenham um papel de extrema importância na formação integral e harmoniosa da criança. Com este intuito, foram desenvolvidas atividades educativas que envolveram as áreas artísticas, tendo a animação leitora e a expressão plástica sido as dimensões trabalhadas. Em termos gerais, a finalidade do projeto incidiu sobre a compreensão do significado que as crianças atribuem às personagens principais dos contos e como se identificam com as mesmas, através da criação de ambientes que potencia um posicionamento crítico face às mundividências que atravessam os contos selecionados, favorecendo a expressão das suas reflexões, numa lógica de construção coletiva de significados, onde a palavra e a criação plástica se articulam. A metodologia utilizada assenta na recolha, análise e interpretação de dados emergentes da observação participante e questionários (inquéritos e entrevistas), tendo o processo de investigação-ação sido realizado na Academia de Artes Tempos Brilhantes, com crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Os resultados obtidos indicam-nos que, efetivamente, as crianças identificam-se com as personagens dos contos, relacionando-as com o seu dia-a-dia. Constatou-se que é de extrema importância que tenham ajuda para refletir sobre as situações que envolvem essas personagens e que tenham auxílio para perceber qual a intenção de cada conto, transferindo para o seu dia-a-dia as aprendizagens de cada personagem. Retiraram-se também conclusões sobre qual deve ser o papel do animador da leitura neste processo: - Selecionar criteriosamente os textos a ler dando, espaço às crianças para que elas também possam participar e decidir nestas escolhas; - Conhecer o grupo de crianças e adequar a intervenção às suas necessidades e aprendizagens; - Crie momentos de leitura diferenciados, envolvendo as linguagens artísticas e “provocando” o processo criativo e expressivo
