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- Técnicas de injeção. Jet grouting, aplicações e regras de dimensionamentoPublication . Rodrigues, Andrea Raquel David; Pereira, João Paulo Veludo Vieira; Pinto, Paulo LopesAs técnicas de injeção são frequentemente utilizadas no melhoramento das características físicas e mecânicas dos solos, que apresentam resistência insuficiente, grande deformabilidade ou permeabilidade excessiva. A presente dissertação tem como objetivo abordar uma das técnicas de injeção mais utilizada, o jet grouting, caracterizada pela sua grande versatilidade e flexibilidade de aplicação nas mais diversas obras geotécnicas. Embora muito utilizada e com rápido crescimento, é notável um certo grau de incerteza na fase de projeto, quanto ao resultado do tratamento, na previsão da geometria das colunas (diâmetro) e das suas propriedades mecânicas. Atualmente o dimensionamento é baseado em regras empíricas, na experiência dos projetistas e em ensaios in situ. A norma europeia EN 12716 (2001) define as especificações para a execução e controlo de qualidade da técnica de jet grouting, abordando o dimensionamento apenas a título informativo, não dispondo de prescrições para a verificação da segurança. Tendo em conta o grande potencial da técnica, o presente estudo pretende entender o processo de jet grouting, as suas principais aplicações e sintetizar a metodologia de dimensionamento e as respetivas verificações de segurança de acordo com as publicações de trabalhos de referência e a normalização em vigor.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Antunes, Daniela Filipa Domingos; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Martins, Joana Cristina Ferreira FilipeO presente relatório encontra-se dividido em duas partes distintas, e surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na primeira parte, é apresentada a dimensão reflexiva acerca dos contextos onde decorreram as Práticas Pedagógicas. Inicialmente, referente aos contextos de Creche e Jardim de Infância, e, de seguida, referente aos contextos de 1.º e 4.º anos do 1.º CEB. Ao longo da dimensão reflexiva, são apresentados os contextos e intervenientes, as expectativas, receios e dificuldades por mim vivenciados, estratégias usadas e aprendizagens realizadas no decorrer das Práticas Pedagógicas, bem como outros aspetos considerados pertinentes. Na segunda parte, surge a dimensão investigativa realizada no decorrer da Prática Pedagógica, num contexto do 1.º CEB, mais especificamente numa turma de 4.º ano, acerca da compreensão leitora dos alunos partindo de diversas abordagens didáticas, explorações e propostas provenientes da leitura de obras literárias. Este ensaio investigativo partiu da observação dos interesses dos alunos em explorar obras literárias e do interesse pessoal em constatar como diferentes abordagens didáticas à leitura e exploração de propostas, em torno da leitura de obras literárias, influenciam ou não a compreensão leitora dos alunos, e, em particular, a compreensão da obra estudada.
- Quem conta uma história…acrescenta uma memóriaPublication . Paour, Teresa Paula Teles de Aquino; Magueta, Lúcia Grave; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaEste trabalho surge no contexto do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e é referente à unidade curricular de Projeto. A intervenção e investigação desenvolvidas no Projeto tiveram por base o princípio de que as artes (a literatura, a expressão plástica, o teatro, a dança, o canto, a música, etc.) desempenham um papel de extrema importância na formação integral e harmoniosa da criança. Com este intuito, foram desenvolvidas atividades educativas que envolveram as áreas artísticas, tendo a animação leitora e a expressão plástica sido as dimensões trabalhadas. Em termos gerais, a finalidade do projeto incidiu sobre a compreensão do significado que as crianças atribuem às personagens principais dos contos e como se identificam com as mesmas, através da criação de ambientes que potencia um posicionamento crítico face às mundividências que atravessam os contos selecionados, favorecendo a expressão das suas reflexões, numa lógica de construção coletiva de significados, onde a palavra e a criação plástica se articulam. A metodologia utilizada assenta na recolha, análise e interpretação de dados emergentes da observação participante e questionários (inquéritos e entrevistas), tendo o processo de investigação-ação sido realizado na Academia de Artes Tempos Brilhantes, com crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Os resultados obtidos indicam-nos que, efetivamente, as crianças identificam-se com as personagens dos contos, relacionando-as com o seu dia-a-dia. Constatou-se que é de extrema importância que tenham ajuda para refletir sobre as situações que envolvem essas personagens e que tenham auxílio para perceber qual a intenção de cada conto, transferindo para o seu dia-a-dia as aprendizagens de cada personagem. Retiraram-se também conclusões sobre qual deve ser o papel do animador da leitura neste processo: - Selecionar criteriosamente os textos a ler dando, espaço às crianças para que elas também possam participar e decidir nestas escolhas; - Conhecer o grupo de crianças e adequar a intervenção às suas necessidades e aprendizagens; - Crie momentos de leitura diferenciados, envolvendo as linguagens artísticas e “provocando” o processo criativo e expressivo
- Desenvolvimento de aplicação móvel para rede social baseada em ludificação para a comunidade de leirienses residentes em Leiria e sua diásporaPublication . Luís, Joel Fernando Ferreira; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva; Silva, Maria Eduarda Moreira Abrantes Ferreira daDesde o surgimento da Internet, as empresas jornalísticas têm sofrido uma contração ao nível das vendas de edições físicas e, por conseguinte, um decréscimo do número de leitores, traduzindo-se num declínio de receitas. Estas empresas necessitam assim reformular os seus modelos de negócio de forma a contrariar esta tendência. O presente documento relata o projeto "A region that brings us together: gamification as a new approach to storytelling, engagement and revenue for REGIÃO DE LEIRIA", resultado de uma candidatura do semanário regional REGIÃO DE LEIRIA à terceira ronda do Digital News Innovation Fund (DNI Fund) na categoria Protótipo, com um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). A ideia desenvolvida pelas duas equipas (REGIÃO DE LEIRIA e ESTG) tem como objetivo a criação de uma plataforma digital que agiliza e incentiva a partilha de informação entre os leirienses residentes nesta região e os que se encontram a viver no estrangeiro. Explora ainda o conceito inovador de jornalismo do cidadão, procurando a participação de cada um na partilha de conteúdos de uma forma alternativa e credível às restantes redes sociais, como o Facebook. Procura que uma região pequena como Leiria, à escala global, possa ser mais do que a soma dos seus conterrâneos, agindo de forma cooperativa e articulada local e globalmente. Foram, por fim, concebidos elementos de ludificação numa área completamente nova, a da ligação à diáspora e jornalismo do cidadão, que potenciam a participação dos utilizadores e a sua adesão ao projeto. A plataforma desenvolvida, possui agregadamente uma aplicação móvel, designada “Repórter no Mundo”, – descrita em pormenor neste documento – que permite partilhar texto, juntamente com imagens ou vídeo de forma aproximada à de um conteúdo jornalístico juntamente com uma componente de ludificação que permite aos utilizadores mais ativos auferirem prémios físicos ou virtuais. Esta aplicação disponibiliza também e ainda uma área de comunidade, com fóruns temáticos onde os utilizadores têm a possibilidade de efetuar perguntas e obter respostas. Com a implementação desta solução, foram realizados testes de validação de toda a aplicação móvel para garantir o seu bom funcionamento. Apostou-se, principalmente, em testes automatizados que garantissem facilmente testes de regressão. A utilização de ambientes de desenvolvimento, staging e de produção automaticamente articulados por uma ferramenta como o Jenkins, permitiu uma integração contínua de versões de forma segura. Para concluir, a aplicação móvel descrita neste documento, encontra-se disponível publicamente desde o dia 10 de Junho de 2018. A data de lançamento foi intencionalmente escolhida para coincidir com as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
- Production monitoring and performance of recycled aggregates from construction and demolition wastePublication . Reddy, Kalyan Sagar Rajgopal; Santos, Miguel Filipe Barreto dos; Pereira, João Paulo Veludo Vieira; Romão, Fernando José de Oliveira MatosThis internship report is about production, monitoring and performance of recycled aggregates (RA) from construction and demolition wastes (CDW). Use of RA can be useful for environmental protection and economic terms. The focus of this internship was to identify the basic properties of RA produced in the company. Natural aggregates present in the Laboratory of Institute Polytechnic of Leiria are used as reference aggregates. Similarly, the properties of RA concrete were determined and explained here. Concrete is prepared considering natural aggregate concrete as base concrete, RA of 20% and RA of 100%. Basic concrete properties like slump test, compressive strength, Ultrasonic pulse velocity test explained here for different combinations. Use of RA has been found useful for pavement construction. Reasons for use of RA in pavement construction, with experimental results are explained here in detail.
- Plataforma de partilha e comunicação de informação para a diásporaPublication . Zambujo, Luís Diogo Santos Silva e Cascalho; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva; Silva, Maria Eduarda Moreira Abrantes Ferreira daDesde o aparecimento da Internet que as empresas ligadas aos meios de comunicação têm lutado para contrariar o decréscimo no número de leitores das suas edições de jornais em papel, relacionado diretamente com um decréscimo no valor das receitas absorvidas. Como consequência, estas entidades estão, progressivamente, a tornar os seus conteúdos cada vez mais digitais, por forma a diversificarem as suas fontes de receita e a cativarem uma população de leitores online crescente. O seguinte documento descreve o projeto "A region that brings us together: gamification as a new approach to storytelling, engagement and revenue for REGIÃO DE LEIRIA", produto de uma candidatura efetuada pelo jornal regional REGIÃO DE LEIRIA durante a terceira ronda de financiamento do Google Digital News Innovation Fund (DNI Fund) para a categoria Protótipo, do qual resultou um projeto desenvolvido com a cooperação da ESTG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do IPLeiria (Instituto Politécnico de Leiria). O projeto teve como propósito o desenvolvimento de uma plataforma digital que possibilitasse a partilha de histórias e informação entre os leitores residentes em Leiria e os que se encontram a viver no estrangeiro, explorando o conceito de jornalismo de cidadão, que almeja dar uma nova alternativa mais credível que as redes sociais tradicionais, no que respeita a conteúdos colocados por utilizadores não jornalistas/correspondentes profissionais. Em jeito de diferenciação e inovação, esta plataforma pretende abordar o conceito de rede social de uma forma inovadora, incluindo uma componente de ludificação numa área completamente nova, a da ligação à diáspora e jornalismo do cidadão, que potenciam a participação dos utilizadores e a sua adesão ao projeto. A plataforma desenvolvida possui agregada uma aplicação móvel desenvolvida em Android designada “Repórter no Mundo” (pertencente ao outro trabalho do projeto global) que permite aos seus utilizadores partilharem conteúdo informativo na forma de texto juntamente com imagens e/ou vídeo, muito semelhante à de um artigo jornalístico. Aliado a esta funcionalidade, foi desenvolvida uma componente inovadora de ludificação com o objetivo de conceder prémios físicos e/ou virtuais aos utilizadores mais participativos na plataforma. A plataforma disponibiliza ainda um fórum da comunidade, com diversas seções que abrangem diferentes temas. Para permitir a gestão dos conteúdos, a monitorização da atividade, o desenvolvimento de campanhas de ludificação genéricas ou focadas em targets específicos de utilizadores (com base num rule based engine), foi concebido e implementado uma aplicação web de backoffice que corresponde ao âmbito do presente trabalho, tal como uma Application Programming Interface (API), para tornar possível a integração da aplicação móvel na plataforma digital. Esta aplicação web de backoffice permite, entre outras funcionalidades, que a equipa editorial do Região de Leiria possa verificar os conteúdos submetidos pelos utilizadores da aplicação móvel (histórias, comentários, posts em fóruns), garantindo assim a qualidade dos mesmos, acrescentando valor à rede social. Permite ainda ao departamento comercial adequar os prémios e campanhas a disponibilizar na aplicação móvel, consoante as estatísticas de utilização da mesma, e o perfil dos seus utilizadores. Por fim, é de notar que a plataforma descrita neste documento se encontra disponível publicamente desde o dia 10 de Junho de 2018 em https://www.reporternomundo.pt/. A data de publicação foi propositadamente eleita para coincidir com os festejos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.