ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Correia, Sónia Cristina Lopes"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de InfânciaPublication . Silva, Mariana Francisco Soares da; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria e pretende apresentar o percurso formativo realizado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. Desta forma, o presente relatório está organizado em duas partes. A parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva, na qual se reflete sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo de quatros semestres, em contextos educativos distintos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, da rede solidária e da rede pública). Alguns tópicos refletidos dizem respeito às aprendizagens pessoais adquiridas com as crianças e com a equipa educativa, à evolução da minha ação educativa e às diferenças sentidas entre o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A parte II faz referência à Dimensão Investigativa, na qual se apresenta o estudo realizado em contexto de jardim de infância, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Este estudo visou identificar que interações entre pares as crianças selecionadas estabeleceram na área da casinha, em momentos de brincadeira livre, de um Jardim de Infância da rede pública, antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais. Seguindo uma abordagem essencialmente qualitativa, os dados foram recolhidos através da observação direta, notas de campo, registos fotográficos e registos videográficos. A análise dos resultados sustentou-se na análise de conteúdo. Os resultados, analisados à luz da taxonomia das interações (interações verbais e interações não verbais), revelaram que, em momentos de brincadeira livre na área da casinha, as crianças revelaram interagir, maioritariamente, através das interações não-verbais, ao longo das três fases do estudo (antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais). Através destes resultados, percebeu-se que a reorganização do espaço e a colocação de novos materiais não demonstrou influenciar as interações entre pares, no presente estudo.
- Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Liliana Sofia Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina Lopes
- Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º anoPublication . Leandro, Débora Filipa Alves; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas.
- Refletindo sobre a prática pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : Experiências de aprendizagem realizadas através da banda desenhadaPublication . Santos, Tatiana dos; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Correia, Sónia Cristina Lopes
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB: as ideias das crianças acerca do sistema urinário numa turma do 3.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Daniela Sofia Santos; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II relativa à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório exponho, numa reflexão crítica e fundamentada as minhas vivências e aprendizagens conseguidas ao longo deste Mestrado, procurando refletir sobre as experiências realizadas em cada um dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada, e ainda uma síntese reflexiva de todo este processo. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade que incide sobre a Educação em Ciências, mais concretamente nas conceções alternativas dos alunos acerca do sistema urinário. O estudo levado a cabo foi um estudo de caso, de caráter qualitativo, por se pretender analisar e compreender as conceções alternativas dos alunos e compreender de que modo as tarefas implementadas ajudaram a alterar as conceções iniciais dos mesmos. Os dados recolhidos evidenciam, de uma forma geral, uma mudança conceptual decorrente do ensino dos conteúdos formais sobre o sistema urinário. Não obstante, verifica-se ainda a permanência de conceções alternativas a propósito da expulsão da urina, onde os alunos ainda referem os órgãos genitais como sendo os órgãos que expulsam a urina e não a uretra.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural UcranianaPublication . Reis, Adriana Cristina Cardoso; Correia, Sónia Cristina Lopes; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório é referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, relativa à componente reflexiva, e a Parte II, relativa à componente investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da mestranda que reflete, crítica e fundamentadamente acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, foram desenvolvidos referentes significativos para seu o desenvolvimento profissional, pessoal e social, evidenciando as aprendizagens e desafios decorrentes de cada um dos contextos de Prática Pedagógica. A componente investigativa apresenta um estudo desenvolvido sob a metodologia de investigação-ação numa turma de 2º ano do Ensino Básico que procurou responder à questão: Quais os contributos de uma abordagem intercultural do currículo na integração de alunos de origens culturais diversas?. Para a realização do estudo foram desenvolvidas sete sequências didáticas que incidissem na inclusão da cultura Ucraniana. Perante os dados recolhidos e posteriormente analisados, constatou-se que uma abordagem intercultural do currículo pode contribuir para o processo de integração e para a promoção de uma educação intercultural.
- Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincarPublication . Sousa, Liliana Penha; Correia, Sónia Cristina Lopes; Reis, Susana Alexandre dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório contempla o meu percurso durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e está dividido em duas partes distintas. Na Parte I – Dimensão Reflexiva – estão espelhadas as minhas experiências em Creche, em Jardim de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando, por isso, dividida em três capítulos, um por cada contexto. Neles é possível perceber como decorreram estas experiências, através de reflexões, nas quais apresento algumas aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do percurso. Na Parte II – Dimensão Investigativa – está presente o estudo, assente numa metodologia qualitativa, no qual participaram as crianças do grupo, os seus pais, a educadora titular do grupo e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista e por questionário e da análise documental de documentos orientadores. A análise destes dados foi realizada através de análise de conteúdo, que mostrou que todos os intervenientes consideravam que o brincar era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e que este revelava possuir potencialidades no que concerne ao processo de desenvolvimento das crianças, em todos os domínios.