Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa.
A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB).
A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa.
A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas.
Description
Keywords
Aprendizagem cooperativa Ensino básico do 1.º Ciclo competências sociais