Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTESPublication . Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes; Fonseca, Marta Sofia Abreu daA ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.
- A bibliometric review of stakeholders' participation in sustainable forest managementPublication . Ciccarino, Irene Dobarrio Machado; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraAlthough stakeholders’ participation in forest management helps overcome problems and conflicts that prevent sustain- able solutions, different approaches and nomenclature for similar contents in the literature hinder theoretical progress on the topic. This study organises existing information through a bibliometric analysis of scientific papers from the last 30 years (1991–2021) on sustainable forest management, focusing on the stakeholders’ participation. Results demonstrate that stake- holders’ participation in sustainable forest management gained relevance from 2017 onwards. Case studies are predominant (66%) and six major trends were identified. The first emphasises a systemic approach to participation. The second updates the community management discussion. The third studies historical problems related to the use of resources, rights, and services. The fourth focuses on regional assessments and studies. The fifth concerns assessment, decision-making, and planning, includ- ing issues related to certifications and policies. The sixth discusses innovation related to adaptation, climate change, equity, and resilience. The studies included in this last classification are problem-solving-oriented and seek new forest management. Although important, the role of innovation in stakeholders’ participation in sustainable forest management is overlooked, which constitutes an avenue for future research.
- Gestão de Projetos de Investigação e DesenvolvimentoPublication . Viagem, Sandra Patrícia da Silva Barros Miji; Ciccarino, Irene Dobarrio MachadoO presente trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio, do curso de Mestrado em Finanças Empresariais e foi desenvolvido, no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP), durante mil e quarenta horas. A principal tarefa foi estudar e desenvolver um mecanismo de controlo do saldo disponível nas diferentes rúbricas dos Mapas de Investimentos de Projetos, considerando os desvios entre o investimento e o orçamento elegível, com o propósito de obter indicadores sobre a situação financeira dos Projetos. A autora desse relatório, desenvolveu o mecanismo através das ferramentas do Excel, apresentou à entidade, e essa por sua vez, aprovou o resultado. O relatório é constituído por seis secções. Introdução, Caracterização da Entidade de acolhimento, Programa de estágio, Trabalho desenvolvido, Propostas de melhoria e conclusão. A realização do estágio foi importante, porque serviu para consolidar o aprendizado em relação ao funcionamento das Unidades de P&D e adquirir autonomia e competências para propor soluções.
- Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º anoPublication . Leandro, Débora Filipa Alves; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O mesmo encontra-se dividido em duas partes, correspondentes à dimensão reflexiva e à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva pretende demonstrar o meu percurso nas três valências onde realizei a PES, existindo uma reflexão dedicada a cada um dos contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB). A dimensão investigativa refere-se ao ensaio investigativo realizado durante a PES num contexto de 1.º CEB, com uma turma do 2.º ano de escolaridade. O ensaio investigativo realizado relaciona-se com a forma como o trabalho assente nos princípios da aprendizagem cooperativa pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais nos alunos. Para tal, foram recolhidos dados antes e durante a implementação de uma sequência pedagógica que envolvia o trabalho assente nos princípios de aprendizagem cooperativa. A recolha dos dados foi feita por meio de registos de autoavaliação dos alunos, heteroavaliação dos grupos, por meio de grelhas de observação utilizadas pela investigadora e através da recolha de notas de campo. Esta investigação demonstrou que o trabalho cooperativo pode ser potenciador do desenvolvimento de competências sociais, uma vez que os dados obtidos revelaram uma melhoria gradual destas mesmas competências ao longo das quatro sessões realizadas.
- Como Transformar Desafios em Soluções Visuais?Publication . Piçarra, Inês da Conceição Ferreira; Pernencar, Cláudia Alexandra da CunhaO presente trabalho vem dar cumprimento à conclusão do Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar, do Politécnico de Leiria, cuja finalidade visa atestar as competências adquiridas na ESAD.cr, bem como das tarefas desenvolvidas em parceria com a NTT DATA. Transformar desafios em soluções visuais envolve o processo de traduzir problemas complexos, ou conceitos abstratos, em representações visuais claras e compreensíveis. Antes de criar uma solução visual, é fundamental entender o desafio na sua plenitude. Simplificar e estruturar a informação de forma lógica e coerente, é basilar para poder efetuar a escolha da forma visual adequada. As diversas formas visuais utilizadas para representar informações, tais como gráficos, diagramas, mapas mentais, infográficos, fluxogramas, entre outros, são um fator essencial para a definição de um layout que facilite a compreensão das informações, bem como a utilização de uma hierarquia visual que destaque elementos essenciais e crie uma sequência lógica de leitura. O presente documento encontra-se organizado em cinco capítulos distintos, Entidade Acolhedora; Instituição de Ensino; Conceitos a Saber; Projetos Desenvolvidos. e Apreciação Global e Conclusões. O Capítulo 1: Apresentação da entidade acolhedora, equipa de trabalho, descrição dos processos de trabalho, etc. O Capítulo 2: Descrição da Instituição de Ensino. O Capítulo 3: Principais conceitos aplicados, da teoria à prática. O Capítulo 4: Principais projetos e associação aos processos e métodos de trabalho utilizados. O Capítulo 5: Apresenta uma apreciação global, contendo uma reflexão crítica sobre as atividades mencionadas anteriormente.