Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório é referente à Prática de Ensino Supervisionada, do
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico e encontra-se dividido em duas partes distintas: a Parte I
referente à dimensão reflexiva e a Parte II relativa à dimensão
investigativa.
Na Parte I deste relatório exponho, numa reflexão crítica e
fundamentada as minhas vivências e aprendizagens conseguidas ao
longo deste Mestrado, procurando refletir sobre as experiências
realizadas em cada um dos contextos da Prática de Ensino
Supervisionada, e ainda uma síntese reflexiva de todo este processo.
Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 3.º ano
de escolaridade que incide sobre a Educação em Ciências, mais
concretamente nas conceções alternativas dos alunos acerca do sistema
urinário. O estudo levado a cabo foi um estudo de caso, de caráter
qualitativo, por se pretender analisar e compreender as conceções
alternativas dos alunos e compreender de que modo as tarefas
implementadas ajudaram a alterar as conceções iniciais dos mesmos.
Os dados recolhidos evidenciam, de uma forma geral, uma mudança
conceptual decorrente do ensino dos conteúdos formais sobre o sistema
urinário. Não obstante, verifica-se ainda a permanência de conceções
alternativas a propósito da expulsão da urina, onde os alunos ainda
referem os órgãos genitais como sendo os órgãos que expulsam a urina
e não a uretra.
Description
Keywords
Ensino básico do 1º ciclo Sistema urinário