ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC
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Browsing ESECS - Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC by advisor "Costa, Rogério Paulo Pais da"
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- Atitude docente face ao uso das tecnologias digitaisPublication . Rodrigues, Patrícia Alexandra Aboim; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais daEste projeto tem como principal objetivo descrever a atitude dos docentes da ETAP – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal perante a integração de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. O levantamento das suas perceções foi realizado durante a implementação do projeto que foi realizado com os docentes da referida escola. Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações de formação para os docentes, depois foram criados grupos de trabalho em que o autor do projeto, Técnico Superior de Educação, acompanhou individualmente cada um dos docentes na planificação e implementação de atividades pedagógicas. No final da implementação os pequenos grupos reuniram para partilharem a sua experiência. Utilizando o estudo de caso como base metodológica, foram realizados inquéritos por questionário aos participantes, análise documental, focusgroup e observação participante com registo em diário de bordo. Concluiu-se que os docentes têm uma atitude positiva perante o uso da tecnologia e estão abertos a receber formação, bem como a participar de atividades colaborativas que lhes permitam desenvolver competências digitais.
- DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NUNO ÁLVARES DE CASTELO BRANCOPublication . Roque, Filipe Bruno; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais daO mundo digital em que vivemos requer que as pessoas adquiram novos conhecimentos e competências para poderem tomar decisões responsáveis e acertadas tanto a nível pessoal, como profissional e social. Nesse contexto, o desenvolvimento do Pensamento Computacional é considerado tão crucial quanto as competências tradicionais de leitura, escrita e cálculo. Através do Pensamento Computacional, os alunos podem adquirir competências valiosas para entender e solucionar problemas não apenas no mundo digital, mas também em outras áreas do conhecimento. O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (AENACB), consciente da necessidade em desenvolver estas competências, disponibiliza como oferta educativa aos seus alunos o Clube de Programação e Robótica (CPR). Presentemente, como discente do Mestrado em Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e responsável do CPR do agrupamento, pretendo, através da realização deste trabalho, conceber um conjunto de atividades que têm como propósito desenvolver o Pensamento Computacional à luz das recomendações das principais teorias de aprendizagem. Este estudo de caso tem a intenção de responder à seguinte questão: “Em que medida as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco desenvolvem nos alunos o Pensamento Computacional?”. Para responder à questão, foi aplicado, aos alunos, um Teste de Pensamento Computacional inicial e final. No Teste Final, verificou-se uma melhoria significativa nos resultados, com a média de respostas corretas por aluno a passar de 14,62 para 19,77 iv (num total de 28 questões). Isso indica uma melhoria média de mais de 5 respostas corretas por aluno (5,15). A partir dos resultados obtidos e da comparação com estudos semelhantes, foi possível observar que, apesar de terem apresentado resultados inferiores no Teste Inicial em relação aos outros estudos, os alunos do CPR conseguiram melhores resultados no Teste Final, obtendo uma progressão média de cinco respostas certas no Teste Final, o que representa sensivelmente o dobro obtido pelos estudos comparados. Com base nas conclusões deste estudo, pode-se afirmar que as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos.
- A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXIPublication . Ferreira, Liliana Inês Batista; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais daNum mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas.
- MASSIVE ONLINE OPEN COURSES: propuesta de un modelo de diseño para la Universidad de las Fuerzas Armadas-ESPEPublication . Larrea Astudillo, Nelly Carolina; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais da; Cela Rosero, Karina LorenaLa nueva modalidad de cursos denominados como Massive Online Open Courses, son una evolución en la educación a distancia donde existe un intercambio de información libre y abierta, sin límites demográficos y geográficos. Estos se encuentran en la web, dirigidos a un público variado brindando la posibilidad de una educación continua. La Universidad de las Fuerzas Armadas-ESPE, una de las instituciones de referencia del Ecuador, no posee este tipo de oferta formativa, por lo que requiere incorporar la innovación MOOC para estar a la vanguardia en cuanto a educación y ofertas. En este sentido, el objetivo del presente trabajo es otorgar una propuesta de un modelo de diseño de MOOC para la Universidad de las Fuerzas Armadas-ESPE. Para la presente propuesta, se torna pertinente analizar la naturaleza y características estéticas, interactivas y de presentación de contenidos de esta modalidad de cursos, con vista a la posible creación de un modelo de MOOC que permita motivar a los usuarios hacia el aprendizaje en línea. Además, resulta necesario conocer el nivel de receptividad en la institución hacia esta modalidad de cursos: conocer las preferencias de los usuarios para adquirir conocimientos sea en la presentación de contenidos, duración de los cursos, herramientas multimedia, de interacción, de evaluación y actividades o tareas, entre otras. Esto en vista de que a futuro se permita la creación de un modelo de diseño de MOOCs basado en las preferencias y necesidades de aprendizaje de los potenciales usuarios y las tendencias de diseño en la web para el 2017. La investigación se enmarca en un estudio de métodos mixtos; cualitativo por el interés en analizar y comprender como están siendo desarrollados algunos MOOCs en el área de la educación, para lo cual se ha desarrollado un análisis de plataformas y de MOOCs; cuantitativo en razón de realizar mediciones de tendencias, del grado de percepción de las personas de la ESPE relativamente a los MOOCs, así como también comprender las preferencias relativas a actividades que se pueden desarrollar en estos contextos, lo que ha sido posible a través de una encuesta por cuestionario. Además, este proyecto es de tipo descriptivo ya que estudia, comprende y describe los procedimientos adoptados, detalla modelos de diseño instruccional, plataformas, definiciones, clasificaciones, preferencias por parte de los usuarios. Los resultados han evidenciado que aunque la literatura apunte algunas tendencias para el 2017, (en cuanto a espacios de aprendizaje informal, a nivel cromático, tipografía, e imágenes ilustrativas), los MOOCs analizados no reflejaron estas tendencias de diseño. En lo que se refiere a la encuesta, la mayoría de los participantes tienen falta de conocimiento sobre MOOCs, pero hay un alto porcentaje de receptividad hacia los cursos abiertos. Por otro lado, se ha determinado cuales son las actividades de preferencia de los usuarios para adquirir conocimientos, así como actividades de interacción y evaluación. El enlace de resultados, adjunto con la literatura científica y tendencias actuales, han permitido diseñar un modelo de MOOC para la ESPE. Como trabajo futuro, se pretende implementar en la plataforma virtual de la Universidad un MOOC (con duración de cuatro a seis semanas) con base en el modelo propuesto en esta investigación, para que se pueda realizar un seguimiento en vista a obtener resultados y posibles mejoras.