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Authors
Abstract(s)
O mundo digital em que vivemos requer que as pessoas adquiram novos conhecimentos e competências para poderem tomar decisões responsáveis e acertadas tanto a nível pessoal, como profissional e social.
Nesse contexto, o desenvolvimento do Pensamento Computacional é considerado tão crucial quanto as competências tradicionais de leitura, escrita e cálculo. Através do Pensamento Computacional, os alunos podem adquirir competências valiosas para entender e solucionar problemas não apenas no mundo digital, mas também em outras áreas do conhecimento.
O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (AENACB), consciente da necessidade em desenvolver estas competências, disponibiliza como oferta educativa aos seus alunos o Clube de Programação e Robótica (CPR).
Presentemente, como discente do Mestrado em Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e responsável do CPR do agrupamento, pretendo, através da realização deste trabalho, conceber um conjunto de atividades que têm como propósito desenvolver o Pensamento Computacional à luz das recomendações das principais teorias de aprendizagem.
Este estudo de caso tem a intenção de responder à seguinte questão: “Em que medida as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco desenvolvem nos alunos o Pensamento Computacional?”.
Para responder à questão, foi aplicado, aos alunos, um Teste de Pensamento Computacional inicial e final. No Teste Final, verificou-se uma melhoria significativa nos resultados, com a média de respostas corretas por aluno a passar de 14,62 para 19,77
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(num total de 28 questões). Isso indica uma melhoria média de mais de 5 respostas corretas por aluno (5,15).
A partir dos resultados obtidos e da comparação com estudos semelhantes, foi possível observar que, apesar de terem apresentado resultados inferiores no Teste Inicial em relação aos outros estudos, os alunos do CPR conseguiram melhores resultados no Teste Final, obtendo uma progressão média de cinco respostas certas no Teste Final, o que representa sensivelmente o dobro obtido pelos estudos comparados.
Com base nas conclusões deste estudo, pode-se afirmar que as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos.
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Keywords
Metodologias de aprendizagem Programação Pensamento Computacional