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- DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CLUBE DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS NUNO ÁLVARES DE CASTELO BRANCOPublication . Roque, Filipe Bruno; Freire, Carla Sofia Costa; Costa, Rogério Paulo Pais daO mundo digital em que vivemos requer que as pessoas adquiram novos conhecimentos e competências para poderem tomar decisões responsáveis e acertadas tanto a nível pessoal, como profissional e social. Nesse contexto, o desenvolvimento do Pensamento Computacional é considerado tão crucial quanto as competências tradicionais de leitura, escrita e cálculo. Através do Pensamento Computacional, os alunos podem adquirir competências valiosas para entender e solucionar problemas não apenas no mundo digital, mas também em outras áreas do conhecimento. O Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (AENACB), consciente da necessidade em desenvolver estas competências, disponibiliza como oferta educativa aos seus alunos o Clube de Programação e Robótica (CPR). Presentemente, como discente do Mestrado em Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e responsável do CPR do agrupamento, pretendo, através da realização deste trabalho, conceber um conjunto de atividades que têm como propósito desenvolver o Pensamento Computacional à luz das recomendações das principais teorias de aprendizagem. Este estudo de caso tem a intenção de responder à seguinte questão: “Em que medida as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco desenvolvem nos alunos o Pensamento Computacional?”. Para responder à questão, foi aplicado, aos alunos, um Teste de Pensamento Computacional inicial e final. No Teste Final, verificou-se uma melhoria significativa nos resultados, com a média de respostas corretas por aluno a passar de 14,62 para 19,77 iv (num total de 28 questões). Isso indica uma melhoria média de mais de 5 respostas corretas por aluno (5,15). A partir dos resultados obtidos e da comparação com estudos semelhantes, foi possível observar que, apesar de terem apresentado resultados inferiores no Teste Inicial em relação aos outros estudos, os alunos do CPR conseguiram melhores resultados no Teste Final, obtendo uma progressão média de cinco respostas certas no Teste Final, o que representa sensivelmente o dobro obtido pelos estudos comparados. Com base nas conclusões deste estudo, pode-se afirmar que as atividades realizadas ao longo do ano letivo no Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco tiveram um impacto significativo no desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos.
- The Influence of (Poly)phenol Intake in Saliva Proteome: Short- and Medium-Term Effects of ApplePublication . Louro, Teresa; Carreira, Laura; Caeiro, Inês; Simões, Carla; Ricardo-Rodrigues, Sara; Rato, Ana Elisa; Silva, Fernando Capela e; Luis, Henrique; Moreira, Pedro; Lamy, ElsaThe relationship between salivary proteome and dietary habits was studied in previous works, where a relationship between salivary proteins like cystatins and polyphenol/tannin levels in diet was observed. However, it remains to be elucidated if this association results from an effect of polyphenol-rich food ingestion on saliva composition. The aim of this work was to test the effects of apple intake on the saliva proteome, both in the short and medium term (after 4 days of continuous intake). By incubating saliva samples with apple phenolic-rich extract, protein bands containing α-amylase, S-type cystatins, and proline-rich proteins (PRPs) appeared in the fraction that precipitated, showing the potential of these (poly)phenols to precipitate salivary proteins. Among these, it was salivary cystatins that presented changes in their levels both in the saliva samples collected immediately after apple intake and in the ones collected after 4 days of intake of an extra amount of apple. These results support the thought that intake is reflected in the salivary proteome. The effect of a polyphenol-rich food, like the apple, on salivary cystatin levels is in line with results observed in animal models and, due to the involvement of these proteins in oral food perception, it would be interesting to explore in future studies the effect of these changes on sensory perception and acceptance of polyphenol-rich food.