Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A disciplina de TIC de 9º ano e as competências do aluno do séc. XXI

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Redacao_ESECS_Liliana Ferreira_1190330.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Num mundo digitalizado, onde conceitos como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Marketing Digital, Encriptação e Robótica são apresentados como pilares da indústria, é necessário que as competências digitais sejam adquiridas por todos, para que todos possam de igual forma usufruir das oportunidades criadas pela tecnologia. Neste sentido a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem um papel importante no desenvolvimento das competências digitais. No entanto, seguindo as orientações do Ministério da Educação, não deve centrar-se apenas em competências técnicas e deve contribuir para o desenvolvimento de competências capazes de preparar os jovens para as exigências do século XXI. Este projeto integra uma investigação sobre a própria prática profissional, questionando como desenvolver atividades na disciplina de TIC de 9º ano que promovam competências do século XXI. Através da revisão da literatura é feita referência ao percurso da disciplina de TIC no currículo em Portugal, são apresentadas as competências dos alunos do século XXI, o estado atual da disciplina de TIC de 9º ano e a influência das TIC na promoção de competências. Nesta investigação foi desenhada uma atividade e implementada com alunos do 9º ano de escolaridade. O método utilizado foi a investigação-ação, através de análise documental e de observação direta. Foram obtidos dados e analisados de forma a validar se a atividade desenhada promovia o desenvolvimento de competências do aluno do século XXI. Os dados obtidos revelaram que a atividade desenvolveu as competências que estavam previstas.

Description

Keywords

Tecnologia da Educação Aprendizagem Ensino básico do 3º ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue