Repository logo
 
Publication

Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico

dc.contributor.authorSeco, Graça Maria dos Santos Batista
dc.contributor.authorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorDias, Isabel Simões
dc.contributor.authorCasimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
dc.contributor.authorCustódio, Susana Margarida Rodrigues
dc.date.accessioned2009-08-12T09:15:03Z
dc.date.available2009-08-12T09:15:03Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractA transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens estudantes perceberem que têm disponíveis um conjunto de relacionamentos interpessoais (com a família, amigos, colegas e parceiros afectivos) que os podem ajudar a resolver os seus problemas, de se sentirem orientados nos desafios com que se confrontam, constituem condições facilitadoras de uma adaptação bem sucedida ao novo contexto académico. Desta forma, a importância do suporte social, enquanto processo relacional que implica a transmissão e a intepretação da mensagem de que os outros se preocupam connosco e nos valorizam, parece emergir como factor promotor do bem-estar e da saúde do indivíduo e como recurso essencial para enfrentar as experiências e mudanças vivenciadas pelo jovem durante o processo de transição para o ensino superior. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu o presente estudo com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social, a satisfação com a vida em geral e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do IPL. Para avaliar o suporte social percebido foi utilizada a versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) de Saranson e colaboradores (1987), constituída por 6 itens, os quais permitem avaliar a percepção da disponibilidade das entidades de suporte (SSQ6N) e a percepção da satisfação com o suporte disponível (SSQ6S). Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da validação do questionário, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1000 alunos primeiranistas do IPL.pt
dc.identifier.citationSECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico. In: Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora, 2006.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/63
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Évora. Departamento de Psicologiapt
dc.subjectAdaptação ao ensino superiorpt
dc.subjectSuporte socialpt
dc.subjectQuestionário de Suporte Socialpt
dc.titleEstudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnicopt
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt
oaire.citation.endPage33pt
oaire.citation.startPage20pt
oaire.citation.titleSimpósio Nacional de Investigação em Psicologiapt
person.familyNameSeco
person.familyNamePereira
person.familyNamePinto Simões Dias
person.familyNameCustódio
person.givenNameGraça
person.givenNameIsabel
person.givenNameMaria Isabel
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-idF015-82B4-8D75
person.identifier.ciencia-id3917-696A-3DB5
person.identifier.ciencia-id521C-3569-D044
person.identifier.ciencia-id811B-7B87-0B31
person.identifier.orcid0000-0001-8604-3471
person.identifier.orcid0000-0001-6688-5479
person.identifier.orcid0000-0001-5522-3760
person.identifier.orcid0000-0002-0075-0245
person.identifier.scopus-author-id57195635835
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typeconferenceObjectpt
relation.isAuthorOfPublicationfb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da
relation.isAuthorOfPublication73447804-0e59-44d4-a420-abfaa1427e29
relation.isAuthorOfPublication49a63273-5b4d-42b4-ba47-9e85eba76a54
relation.isAuthorOfPublicationf462fdbc-53a5-4f34-b28a-02596a508a83
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery73447804-0e59-44d4-a420-abfaa1427e29

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESTUDO DE VALIDADE DO SSQ.pdf
Size:
136.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: