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Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Dias, Isabel Simões | |
dc.contributor.author | Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro | |
dc.contributor.author | Custódio, Susana Margarida Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2009-08-12T09:15:03Z | |
dc.date.available | 2009-08-12T09:15:03Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | A transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens estudantes perceberem que têm disponíveis um conjunto de relacionamentos interpessoais (com a família, amigos, colegas e parceiros afectivos) que os podem ajudar a resolver os seus problemas, de se sentirem orientados nos desafios com que se confrontam, constituem condições facilitadoras de uma adaptação bem sucedida ao novo contexto académico. Desta forma, a importância do suporte social, enquanto processo relacional que implica a transmissão e a intepretação da mensagem de que os outros se preocupam connosco e nos valorizam, parece emergir como factor promotor do bem-estar e da saúde do indivíduo e como recurso essencial para enfrentar as experiências e mudanças vivenciadas pelo jovem durante o processo de transição para o ensino superior. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu o presente estudo com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social, a satisfação com a vida em geral e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do IPL. Para avaliar o suporte social percebido foi utilizada a versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) de Saranson e colaboradores (1987), constituída por 6 itens, os quais permitem avaliar a percepção da disponibilidade das entidades de suporte (SSQ6N) e a percepção da satisfação com o suporte disponível (SSQ6S). Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da validação do questionário, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1000 alunos primeiranistas do IPL. | pt |
dc.identifier.citation | SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico. In: Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora, 2006. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/63 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Évora. Departamento de Psicologia | pt |
dc.subject | Adaptação ao ensino superior | pt |
dc.subject | Suporte social | pt |
dc.subject | Questionário de Suporte Social | pt |
dc.title | Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico | pt |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt |
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oaire.citation.title | Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt |
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person.identifier.ciencia-id | 811B-7B87-0B31 | |
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