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Advisor(s)
Abstract(s)
A pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o
Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz
parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas
têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de
partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo
de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa
60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos
descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino
tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por
ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano
letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo
contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância
e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria
não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite
evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações
nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.
Description
Keywords
Seniores Educação ao longo da vida Ensino à distància
Citation
Lopes, S. M., Beato, I., Pimentel, L., & Maurício, C. (2021). A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémica. Revista Conhecimento Online, 1, 193–215. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2407