Loading...
38 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 38
- A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémicaPublication . Lopes, Sara; Beato, Isabel; Pimentel, Luísa; Maurício, CezarinaA pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa 60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.
- O olhar dos Assistentes Sociais sobre o descanso do cuidador na Rede Nacional de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Pimentel, Luísa; Maurício, Cezarina
- Crianças e Jovens em situação de acolhimento: uma história, uma vida, um rostoPublication . Maurício, Cezarina; Vicente, José Duque; Matias, Liliete
- Contributos para a compreensão das expetativas dos estudantes dos CTeSPs - o caso do CTeSP ISCPublication . Maurício, Cezarina; Matias, Liliete; Vicente, José Duque; Soledade, Ana Filipa
- As “conversas de fim de tarde”: uma iniciativa do programa 60+ do Politécnico de Leiria no quadro da educação ao longo da vidaPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Pimentel, Luísa; Maurício, CezarinaO Politécnico de Leiria enquanto instituição pública de ensino superior comprometida com a formação integral dos cidadãos, a aprendizagem ao longo da vida, a investigação, a difusão e transferência do conhecimento e cultura, a qualidade e a inovação, criou o 60+, um programa inovador e pró-ativo que corporiza o compromisso da instituição com a aprendizagem ao longo da vida e ligação à comunidade envolvente. Assumindo a missão de “ajudar a mudar o paradigma do envelhecimento” através da dinamização de atividades formativas, educativas e socioculturais dirigidas a estudantes seniores, elegeu como eixos estratégicos a “Formação”, o “Reconhecimento e Validação de Competências” e a “Valorização e Desenvolvimento Regional”. Contando com quase 15 anos de existência, os últimos dois foram particularmente desafiantes e um teste à resiliência de toda a comunidade académica. A Pandemia, o confinamento, a necessidade de proteger os mais vulneráveis foram um desafio à capacidade e à adaptabilidade necessárias num mundo em total (r)evolução. Foi neste contexto e enquanto “resposta de emergência” ao contexto pandémico que surgiu a iniciativa Conversas de Fim de Tarde. Neste texto vamos apresentar as Conversas de Fim de Tarde: a sua génese, evolução, características, propósito e impacto. Começamos, porém, com um pequeno referencial teórico e normativo que permite entender e enquadrar o Programa 60 + no quadro da educação ao longo da vida.
- As TIC como instrumento de apoio nas estruturas residenciais para idosos, em contexto de pandemia: uma análise exploratória.Publication . Maurício, Cezarina; Matias, Liliete; Vicente, José
- Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+.Publication . Pimentel, Luísa; Lopes, Sara; Maurício, Cezarina
- A produção de um DVD institucional: entre o marketing social e o reforço de laços sociaisPublication . Maurício, Cezarina
- Projeto Aldeia Sustentável: uma experiência de resistência, afetos e participaçãoPublication . Maurício, Cezarina