Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 29
  • Crianças ao Palco relatório técnico de avaliação do projeto
    Publication . Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Sousa, Jenny; Magueta, Lúcia; Lopes, Sara
  • A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémica
    Publication . Lopes, Sara; Beato, Isabel; Pimentel, Luísa; Maurício, Cezarina
    A pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa 60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.
  • Assistive Mobile Applications for Dyslexia
    Publication . Madeira, Jorge; Silva, Catarina; Ferreira, Paula Cristina; Marcelino, Luís
    The ability to read is one of the main skills of a human being. However, some of us have reading difficulties, regardless of social status, level of intelligence or education. This disorder is the main characteristic of dyslexia and is maintained throughout life,requiring early and specialized intervention. Dyslexia is defined as a learning disturbance in the area of reading, writing and spelling. Although the numbers of prevalence rely heavily on the type of investigation conducted, several studies indicate that up to 17% of the world population is dyslexic, and that men have greater prevalence. In this work we will address the use of assistive mobile applications for dyslexia by analyzing possible solutions and proposing a prototype of a mobile application that can be used by dyslexic and whilst giving feedback both to the dyslexic him/herself and to the assisting technician or teacher. The implemented prototype focuses the Portuguese language and was tested with Portuguese students with ages between 10 and 12 years old. Preliminary results show that the proposed gamified set of activities, allow dyslexics to improve multisensory perception, constituting an added value facilitator of adaptiveness and learning.
  • Dynamic literacy by seniors for seniors, motivations and expectations
    Publication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Pimentel, Luísa; Mesquita, Miguel
    The focus on lifelong learning, such as the creation of new educational responses that contribute to the empowerment of people and communities, as well as the recognition and valuation of multiple contexts where people acquire and share their knowledge in order to achieve universal literacy, has guided the European policy guidelines. In this article we present some results of a lifelong learning project – PROALFA, which promotes literacy workshops, focuses on learning to read and write and are directed at elderly people in residential structures. The workshops are performed voluntarily by adults, in retirement, who are students of a senior training programme of a Portuguese higher education institution. The aim is to understand the main motives, expectations and the driving forces that leads them to participate in a voluntary way, in these educational activities, meet the participants of the workshop, interact personally with them and their literacy aspects. The data we present is based on a qualitative approach, using: i) techniques of semi-structured interview, for the 4 senior facilitators of the workshop; and ii) documentary research, for the characterization of the 16 participants in the activity. We can conclude that the need to share knowledge and experiences, mutually stimulate cognition and interaction with near generations, are the main reason that lead seniors to streamline a socioeducational activity. In Portuguese society this project can be understood as good practice in adult education and for the future elderly.
  • Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional
    Publication . Beato, Isabel; Ferreira, Paula Cristina; Lopes, Sara; Mangas, Catarina
    O estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
  • Valorizar a diversidade: inclusão que une, tecnologia que transforma
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Mónico Lopes, Sara
    Coletânea que reúne estudos e experiências sobre a importância da inclusão social e da tecnologia como ferramentas para a transformação educacional e social. Organizado por Catarina Mangas, Jenny Sousa e Sara Mónico Lopes, o livro apresenta um conjunto diversificado de pesquisas e práticas que abordam desde a inclusão de pessoas com deficiência no ensino e no mercado de trabalho, até o impacto das novas tecnologias na acessibilidade e na aprendizagem.
  • Student's profile vs. teacher's profile: Convergence and divergence in the 1st cycle of basic education
    Publication . Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Sousa, Jenny
    In Portugal, Compulsory Education is for all children and young people between the ages of six and eighteen, and it is hoped that at the end of this period they will reach a specific profile, recently determined by the Ministry of Education. One of the main educational actors is undoubtedly the teacher who has a central role in the definition of strategies and methodologies which are directed towards the expected profile of the student. This means that the teacher's own profile, from the first years of schooling, should ensure that the teacher has characteristics which are conducive to the determination of a teaching-learning environment where students construct the multiple literacies that seem necessary to respond to the demands of our current society. The article intends to present an analysis of content around the documents that regulate the profile of the teacher of the 1st Cycle of Basic Education, in articulation with the profile of students leaving compulsory education, so as to look for points of convergence and divergence that foster reflection on the contribution of these two poles to the success of students and the education system itself. The results showed that it is necessary to rethink the teacher’s profile in order to be more in accordance with the Profile of students leaving compulsory education.
  • Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis
    Publication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, Sara
    O presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.