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- A adaptação a contextos de ensino a distância por estudantes seniores de uma instituição de ensino superior Portuguesa, numa conjuntura pandémicaPublication . Lopes, Sara; Beato, Isabel; Pimentel, Luísa; Maurício, CezarinaA pandemia por SARS-CoV-2 colocou grandes desafios às instituições de ensino superior (IES), e o Politécnico de Leiria não ficou imune a esta crise. Num contexto em que a educação ao longo da vida faz parte das agendas políticas nacionais e internacionais, as instituições de ensino superior portuguesas têm vindo a reconhecer a importância desse paradigma, proporcionando momentos formativos e de partilha intergeracional para públicos diversificados. Com este artigo pretende-se perceber o processo de adaptação a contextos de ensino a distância pelos estudantes de uma formação sénior - o Programa 60+, do Politécnico de Leiria -, perante a situação pandémica. A partir de um estudo de caso, de contornos descritivo-exploratório, procuramos refletir sobre os processos de mudança de um sistema de ensino tradicional e presencial para a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem suportadas por ferramentas digitais. Participaram no estudo 35 estudantes seniores inscritos no 2º semestre do ano letivo 2019/2020. Concluiu-se que a maioria dos respondentes sentiu dificuldades na adaptação ao novo contexto que se impôs de forma inesperada. Mais de metade não participou nas atividades a distância e afirma preferir as atividades presenciais. Dos que participaram nas atividades a distância, a maioria não sentiu dificuldade no acesso às plataformas e na utilização das ferramentas digitais, o que permite evidenciar a importância da formação neste domínio. Resultados que vão ao encontro das orientações nacionais e internacionais para a adoção de estratégias que promovam a literacia digital.
- O olhar dos Assistentes Sociais sobre o descanso do cuidador na Rede Nacional de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Pimentel, Luísa; Maurício, Cezarina
- Dynamic literacy by seniors for seniors, motivations and expectationsPublication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Pimentel, Luísa; Mesquita, MiguelThe focus on lifelong learning, such as the creation of new educational responses that contribute to the empowerment of people and communities, as well as the recognition and valuation of multiple contexts where people acquire and share their knowledge in order to achieve universal literacy, has guided the European policy guidelines. In this article we present some results of a lifelong learning project – PROALFA, which promotes literacy workshops, focuses on learning to read and write and are directed at elderly people in residential structures. The workshops are performed voluntarily by adults, in retirement, who are students of a senior training programme of a Portuguese higher education institution. The aim is to understand the main motives, expectations and the driving forces that leads them to participate in a voluntary way, in these educational activities, meet the participants of the workshop, interact personally with them and their literacy aspects. The data we present is based on a qualitative approach, using: i) techniques of semi-structured interview, for the 4 senior facilitators of the workshop; and ii) documentary research, for the characterization of the 16 participants in the activity. We can conclude that the need to share knowledge and experiences, mutually stimulate cognition and interaction with near generations, are the main reason that lead seniors to streamline a socioeducational activity. In Portuguese society this project can be understood as good practice in adult education and for the future elderly.
- As “conversas de fim de tarde”: uma iniciativa do programa 60+ do Politécnico de Leiria no quadro da educação ao longo da vidaPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Pimentel, Luísa; Maurício, CezarinaO Politécnico de Leiria enquanto instituição pública de ensino superior comprometida com a formação integral dos cidadãos, a aprendizagem ao longo da vida, a investigação, a difusão e transferência do conhecimento e cultura, a qualidade e a inovação, criou o 60+, um programa inovador e pró-ativo que corporiza o compromisso da instituição com a aprendizagem ao longo da vida e ligação à comunidade envolvente. Assumindo a missão de “ajudar a mudar o paradigma do envelhecimento” através da dinamização de atividades formativas, educativas e socioculturais dirigidas a estudantes seniores, elegeu como eixos estratégicos a “Formação”, o “Reconhecimento e Validação de Competências” e a “Valorização e Desenvolvimento Regional”. Contando com quase 15 anos de existência, os últimos dois foram particularmente desafiantes e um teste à resiliência de toda a comunidade académica. A Pandemia, o confinamento, a necessidade de proteger os mais vulneráveis foram um desafio à capacidade e à adaptabilidade necessárias num mundo em total (r)evolução. Foi neste contexto e enquanto “resposta de emergência” ao contexto pandémico que surgiu a iniciativa Conversas de Fim de Tarde. Neste texto vamos apresentar as Conversas de Fim de Tarde: a sua génese, evolução, características, propósito e impacto. Começamos, porém, com um pequeno referencial teórico e normativo que permite entender e enquadrar o Programa 60 + no quadro da educação ao longo da vida.
- Modelo inovador e inclusivo de aprendizagem para seniores no ensino superior: o exemplo do Programa 60+.Publication . Pimentel, Luísa; Lopes, Sara; Maurício, Cezarina
- Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóisPublication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, SaraO presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
- O Apoio das Forças de Segurança a Pessoas Idosas Isoladas: um estudo de caso em OurémPublication . Pimentel, Luísa; Maurício, Cezarina; Marques, Marta
- Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfaPublication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Pimentel, Luísa; Sousa, JennyA contemporaneidade é marcada por novos desafios no modo como se perceciona a velhice e o envelhecimento, originando diversas respostas na procura de práticas promotoras de bem-estar e de um maior envolvimento dos cidadãos nas suas comunidades. Neste quadro, demarca-se o conceito de envelhecimento ativo e saudável, amplamente relacionado com a inclusão social e a solidariedade entre gerações, onde a educação detém um papel importante. Tendo estes pressupostos como pano de fundo, será apresentado o Projeto ProAlfa - Alfabetização de e para seniores, desenvolvido com residentes de uma estrutura residencial do Concelho de Leiria e estudantes seniores do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Este projeto concretizou-se em oficinas de aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, numa lógica de promoção da interação social. Os dados recolhidos, a partir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas dirigidas aos participantes (estudantes seniores do Instituto Politécnico de Leiria e residentes da AMITEI), permitem concluir que as oficinas dinamizadas constituíram momentos de promoção do bem-estar, da autonomia e do convívio entre as gerações envolvidas favorecendo o(s) seu(s) processo(s) de envelhecimento.
- Cuidar em parceria da pessoa idosa dependentePublication . Ferreira, Eunice; Lobão, Catarina; Pimentel, LuísaHoje vive-se muitos anos. No entanto, este ganho está associado a reais desafios ao nível da prestação de cuidados e das situações de dependência, que atingem particularmente as pessoas idosas, traduzindo-se num crescimento da necessidade de cuidados e procura de auxílio nas redes de apoio formal e informal. Integrada na rede de apoio informal, a família continua a atuar na primeira linha, prestando os cuidados de que a pessoa necessita, apesar das transformações socioeconómicas que foram ocorrendo. Todavia, muitos cuidadores familiares recorrem a apoios formais, disponíveis na comunidade, a fim de receberem auxílio e minorarem as dificuldades e impactes negativos da prestação de cuidados, favorecendo também a manutenção da pessoa idosa no seu contexto natural de vida. Perante isto, o Serviço de Apoio Domiciliário, apresenta-se como uma resposta social que serve estes propósitos e um espaço de encontro entre cuidadores formais e cuidadores familiares que facilita a experiência de cuidar em parceria - uma relação, onde a complementaridade, a negociação, o compromisso, a participação e a comunicação eficaz entre os diferentes atores envolvidos se refletem na persecução de um mesmo objetivo ou estabelecimento de um projeto em comum. Nesta esteira, pretende-se, com este estudo, compreender como se efetua a parceira entre cuidadores familiares e cuidadores formais no que concerne à prestação de cuidados à pessoa idosa dependente em contexto de apoio domiciliário. Tendo em conta o objetivo descrito e a escassez de investigações acerca desta temática, privilegiou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo ao estudo de caso enquanto estratégia de investigação; a entrevistas semiestruturadas, enquanto técnica de recolha de dados, realizadas a 8 cuidadores formais e 5 cuidadores familiares, que se cruzam em contexto de apoio domiciliário; e ainda à análise de conteúdo das narrativas dos sujeitos enquanto metodologia de tratamento de dados. Os resultados indicam que a parceria entre cuidadores familiares e cuidadores formais é valorizada, sendo reconhecida a sua importância nos domínios da saúde e prevenção, da aquisição de competências para cuidar, do crescimento e realização profissional. A relação de parceria estabelecida entre cuidadores familiares e ajudantes de ação direta caracterizase por uma relação de ajuda informal, de confiança e amizade que possibilita o diálogo aberto e presencial acerca das necessidades da pessoa idosa. Já a parceria entre os cuidadores familiares e os restantes cuidadores formais carece de uma relação de proximidade e continuidade, pelo que as famílias assumem recorrer primeiramente às ajudantes de ação direta, com quem estão todos os dias. Sendo assim, estas colaboradoras revelam-se como um veículo de transmissão de mensagens entre cuidadores familiares e restantes cuidadores formais.
- Os museus e a sétima arte no Programa 60+: atividades online em contexto de pandemiaPublication . Abreu, Ana Catarina; Amaro, Matilde; Maurício, Cezarina; Pimentel, Luísa