Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas educativas intergeracionais no paradigma de bem-envelhecer: O projeto "contos de orelha a orelha"

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O discurso da aprendizagem e educação ao longo da vida, designadamente na velhice, tem cada vez mais vigor nas sociedades contemporâneas, valorizando-se as práticas intergeracionais enquanto espaços privilegiados de aquisição contextualizada de novas competências. Fala- -se, portanto, de uma educação intergeracional e dialógica, em que todos participam e onde se atende às necessidades específicas individuais e grupais. Segundo este paradigma, as práticas intergeracionais podem constituir-se numa plataforma de sensibilização e de formação de todos quantos nelas participam. Tendo estas ideias como eixo estruturador, no presente texto começa-se por discutir a perspetiva contemporânea do fenómeno da velhice e de bem-envelhecer, para a seguir se refletir sobre a educação e aprendizagem na velhice como forma de inclusão social. A seguir, debate-se a importância das práticas intergeracionais no âmbito da educação na velhice e no momento subsequente apresenta-se o projeto intergeracional “Contos de Orelha a Orelha”, na qualidade de experiência significativa, que permite uma melhor compreensão das ideias levantadas até ao momento. Por fim, tecem-se as conclusões onde se discute a importância das relações intergeracionais de um modo geral e, mais especificamente, as que são proporcionadas pelo projeto apresentado.

Description

Keywords

Inclusão social Bem-envelhecer Educação intergeracional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições Almedina

CC License