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Abstract(s)
O discurso da aprendizagem e educação ao longo da vida,
designadamente na velhice, tem cada vez mais vigor nas sociedades contemporâneas, valorizando-se as práticas intergeracionais enquanto espaços
privilegiados de aquisição contextualizada de novas competências. Fala-
-se, portanto, de uma educação intergeracional e dialógica, em que todos
participam e onde se atende às necessidades específicas individuais e grupais. Segundo este paradigma, as práticas intergeracionais podem constituir-se numa plataforma de sensibilização e de formação de todos quantos
nelas participam. Tendo estas ideias como eixo estruturador, no presente
texto começa-se por discutir a perspetiva contemporânea do fenómeno da
velhice e de bem-envelhecer, para a seguir se refletir sobre a educação e
aprendizagem na velhice como forma de inclusão social. A seguir, debate-se a importância das práticas intergeracionais no âmbito da educação
na velhice e no momento subsequente apresenta-se o projeto intergeracional “Contos de Orelha a Orelha”, na qualidade de experiência significativa, que permite uma melhor compreensão das ideias levantadas até ao momento. Por fim, tecem-se as conclusões onde se discute a importância
das relações intergeracionais de um modo geral e, mais especificamente, as
que são proporcionadas pelo projeto apresentado.
Description
Keywords
Inclusão social Bem-envelhecer Educação intergeracional
Citation
Publisher
Edições Almedina