ESECS - Capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Géneros de texto nos programas curriculares atuais: ponto da situaçãoPublication . Jorge, Noémia de Oliveira
- Práticas Textuais 17/18 - Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino SuperiorPublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Coutinho, A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.; Caels, Fausto; Barbeiro, L.; Santos, J.
- Promoção da literacia científica: balanços e perspetivasPublication . Gonçalves, M.; Jorge, Noémia de Oliveira; Gonçalves, M.
- Do esclarecimento da dúvida à escrita académicaPublication . Ferreira, P.; Jorge, Noémia de OliveiraPretendemos, neste artigo, apresentar um projeto de escrita académica realizado na ESECS-Instituto Politécnico de Leiria, no ano académico de 2020/2021. Concebido numa lógica de investigação-ação, o trabalho foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Oficina de Escrita Académica e Profissional (Licenciatura em Serviço Social) e Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa (Licenciatura em Educação Básica) e, em termos de produto, consistiu na criação de um projeto de comunicação autêntico: um e-book intitulado Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. O e-book em causa é constituído por cem textos de carácter expositivo curtos em que os alunos/autores formulam e dão resposta a uma dúvida na área da língua portuguesa, recorrendo a instrumentos de normalização apropriados e utilizando linguagem formal/académica, mas percetível a um público leitor não especializado. Com este projeto pretendeu-se, por um lado, conceber e testar um percurso didático que visasse a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita académica por parte de alunos de 1.º ano de licenciatura e, por outro lado, contribuir para a reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do discurso académico, por um lado, e sobre a especificidade do discurso académico em Portugal, em contexto de Ensino Superior, por outro lado. No âmbito da investigação-ação, visou-se ainda a aquisição e o desenvolvimento de competências a nível da comunicação académica em língua portuguesa: a promoção do conhecimento sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa; o desenvolvimento da metalinguagem e das competências comunicativas em contexto académico; o incremento das competências de pesquisa e tratamento de informação, em função de instrumentos de normalização do português adequados.
- Discurso académico: consolidação e novos desafiosPublication . Marques, C.; Gonçalves, M.; Jorge, Noémia de Oliveira
- A divulgação da ciência em textos enciclopédicos (ou como partir das práticas de referência para a transposição didática)Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Piedade, Beatriz; Gonçalves, Matilde
- Human-Bed Interaction: A Methodology and Tool to Measure Postural Behavior during Sleep of the Air Force MilitaryPublication . Desouzart, Gustavo; Vilar, Ernesto Filgueiras; Melo, Filipe; Matos, RuiThe behavioral and postural habits and sleep rhythm of air force military change depending on the specialty work at the airbase or other types of events but we did not find anything in the literature to analyze and evaluate this behavior through sleep disorders. Perhaps this is related to the fact that the evaluation of this behavior is complex and the observation of these postural behaviors in the environmental context is needed. However the observation methodology based on ISEE software [9] allows the classification and registration of postural behaviors for long periods of time and can be applied in this context. This paper presents a study whose objective was to research the human interaction with postural behaviors during sleep in the residences' bedrooms of male air force military during the periods in which the subjects were asleep, awake, out of bed, doing activities, using a pillow in different time periods and with ecological validation with observation method and Visual Analogical Scale (VAS). A sample of 8666 observations, which corresponds to 240 sleep-hours of 12 air force military, was classified into six (6) Interaction Categories (IC). The results show that 50,2% of the participants presented the Lateral position (25,38% on the left and 24,86% on the right) as the most common postural behavior during sleep and 94,1% used only one pillow under their head. In the IĆs, the most common interactions were sleep period using the pillow with 66,47%, followed by category Out of bed with 25,32% and followed the category the activities and using the pillow with 6,95%. Findings of this study allow suggesting what graphical interface designers must seek as new strategies and solutions for behavior change in posture in bed, exploring other peripheral equipment for sleep position; or, at least, to improve the posture of the participants when using the number and the placement of the pillow in bed and if these Ergonomic changes can influence the reduction in back pain indications.
- From the Learner’s Standpoint: a Study of Students' Perspectives on L2 TranslationPublication . Atkinson, Rebecca; Albuquerque, Eliane; Pimentel, Janine
- Nossos corpos por nós mesmas: viagens do feminismo e a busca por uma linguagem inclusiva na traduçãoPublication . Lima, Érica; Pimentel, Janine
- Ferramentas de tradução automática na sala de aula de inglês: proposta de uma sequência didática para o CLACPublication . Gomes, Larissa; Oliveira, Ruan; Pimentel, Janine; Silva, Rhuan