Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A mediação intercultural em contexto escolar: da diferença como deficiência à diferença como ferramenta pedagógica e identitária

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Atas_RESMI_final_seminario_maio2015.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Depois de apresentarmos uma caracterização geral da estrutura da população estrangeira no concelho de Leiria (ponto 1), com recurso a dados do INE, e de percebermos como ela se reflete num agrupamento de escolas da cidade de Leiria, solicitámos informação sobre a heterogeneidade cultural do referido agrupamento. Numa primeira resposta, a secretaria fez-nos chegar um documento com todos os ciclos de ensino e, na frente, o n.º de imigrantes, sem qualquer identificação de proveniência ou nacionalidade. Contudo, abriram uma categoria para o grupo “etnia” e outro para as “NEE” (Necessidades Educativas Especiais). Só numa segunda abordagem, e sem utilizar quaisquer moralismos ou críticas sociopedagógicas relativamente à arrumação da diversidade cultural efetuada pelos serviços e direção do agrupamento, solicitámos que nos facultassem a distribuição por nacionalidades e grupos étnicos. As respostas são sistematizadas em quadros no ponto 2 e mostram daltonismo cultural perante o que é a diferença cultural e a diferença entre os filhos de imigrantes distintos. Por outro lado, esse entendimento da diversidade cultural, algo controverso, alimenta e gere projetos de trabalho social e mediação sociopedagógica que consideramos patologizadores, na medida em que a diferença parece ser tratada como deficiência (ponto 3, 4 e 5 do texto).

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

VIEIRA, Ana Maria; MARQUES, José Carlos e VIEIRA, Ricardo (2016). “A mediação Intercultural em contexto escolar: da diferença como deficiência à diferença como ferramenta pedagógica e identitária”, in ACM (Coords). Entre Iguais e Diferentes: A Mediação Intercultural. Atas das primeiras Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, Lisboa: ACM, IP, pp. 98-123, ISBN 978-989-685-078-4.

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue