Repository logo
 
Publication

A mediação intercultural em contexto escolar: da diferença como deficiência à diferença como ferramenta pedagógica e identitária

dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.contributor.authorMarques, José Carlos
dc.contributor.authorVieira, Ana Maria
dc.date.accessioned2016-10-26T09:22:57Z
dc.date.available2016-10-26T09:22:57Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractDepois de apresentarmos uma caracterização geral da estrutura da população estrangeira no concelho de Leiria (ponto 1), com recurso a dados do INE, e de percebermos como ela se reflete num agrupamento de escolas da cidade de Leiria, solicitámos informação sobre a heterogeneidade cultural do referido agrupamento. Numa primeira resposta, a secretaria fez-nos chegar um documento com todos os ciclos de ensino e, na frente, o n.º de imigrantes, sem qualquer identificação de proveniência ou nacionalidade. Contudo, abriram uma categoria para o grupo “etnia” e outro para as “NEE” (Necessidades Educativas Especiais). Só numa segunda abordagem, e sem utilizar quaisquer moralismos ou críticas sociopedagógicas relativamente à arrumação da diversidade cultural efetuada pelos serviços e direção do agrupamento, solicitámos que nos facultassem a distribuição por nacionalidades e grupos étnicos. As respostas são sistematizadas em quadros no ponto 2 e mostram daltonismo cultural perante o que é a diferença cultural e a diferença entre os filhos de imigrantes distintos. Por outro lado, esse entendimento da diversidade cultural, algo controverso, alimenta e gere projetos de trabalho social e mediação sociopedagógica que consideramos patologizadores, na medida em que a diferença parece ser tratada como deficiência (ponto 3, 4 e 5 do texto).pt_PT
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Maria; MARQUES, José Carlos e VIEIRA, Ricardo (2016). “A mediação Intercultural em contexto escolar: da diferença como deficiência à diferença como ferramenta pedagógica e identitária”, in ACM (Coords). Entre Iguais e Diferentes: A Mediação Intercultural. Atas das primeiras Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, Lisboa: ACM, IP, pp. 98-123, ISBN 978-989-685-078-4.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-685-078-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2202
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAlto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.)pt_PT
dc.titleA mediação intercultural em contexto escolar: da diferença como deficiência à diferença como ferramenta pedagógica e identitáriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.familyNameCarlos Marques
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.givenNameRicardo
person.givenNameJosé
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.ciencia-idB916-8830-3397
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
person.identifier.orcid0000-0002-4690-5943
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublicationaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd
relation.isProjectOfPublication9ebd10f7-b222-4c84-8a21-2f279a74bc9d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery9ebd10f7-b222-4c84-8a21-2f279a74bc9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_RESMI_final_seminario_maio2015.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: