Repository logo
 
Publication

Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógica

dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.contributor.authorBarata, Clarinda
dc.contributor.authorReis, Susana
dc.date.accessioned2022-07-22T11:06:17Z
dc.date.available2022-07-22T11:06:17Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2022-07-22T10:40:40Z
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se as conceções de estudantes do Ensino Superior (E.S.), de cursos de ciên cias da educação, acerca da diferenciação pedagógica. Neste contexto definiram-se como objetivos: 1) Identificar as conceções dos estudantes do E.S., que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre o conceito de diferenciação pedagógica; 2) Comparar as conceções apresentadas pelos estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica com as dos estudantes do primeiro ano de quatro Mestrados de formação de professores; 3) Refletir sobre a aproximação vs. afastamento das conceções apresentadas pelos estudantes face ao atual panorama científico da dife renciação pedagógica e 4) Refletir sobre as implicações das conceções dos estudantes do E.S. acerca de Diferenciação Pedagógica para a melhoria da formação de professores. A investigação assumiu-se como qualitativa, recorrendo-se a um questionário. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e sua interpretação. Os resultados pareceram indicar que as conceções dos estudantes acerca da diferenciação pedagó gica se focalizam no papel do professor, quer ao nível das estratégias de ensino, quer ao nível de materiais e recursos. Assim, no âmbito da formação de educadores/professores impera a necessidade de se refletir sobre a diferenciação pedagógica e a sua implementação efetiva, visto que, cada vez mais, existe uma grande diversidade de alunos, quer a nível de aprendizagens, mas também a nível cultural e social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-08-7
dc.identifier.slugcv-prod-641346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7397
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherESECSpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de educadores/professorespt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.titleConceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógicapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage204pt_PT
oaire.citation.startPage198pt_PT
oaire.citation.titleV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMangas
person.familyNameBarata
person.familyNameReis
person.givenNamePaula Cristina Cinza Santos Leal
person.givenNameCatarina
person.givenNameClarinda
person.givenNameSusana Alexandre dos
person.identifier.ciencia-idC018-E969-C4A1
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.ciencia-idCC15-CDE8-8D9E
person.identifier.ciencia-id2611-123C-6682
person.identifier.orcid0000-0002-7258-6616
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
person.identifier.orcid0000-0002-2949-808X
person.identifier.orcid0000-0002-6037-283X
rcaap.cv.cienciaidC018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication8055809b-1408-48b6-a899-8ccff435e15f
relation.isAuthorOfPublicationb225c168-0054-459e-a31e-1e3f021e7eb1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_IPCE_2016.p.198-204.pdf
Size:
183.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: