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- O pensamento crítico no sujeito linguísticoPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina
- Prosa & Verso VPublication . Nobre, Cristina; Ferreira, Paula CristinaTextos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso V Compaixão, 2023, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
- Multiplos Olhares sobre a Dis.lexiaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, DinaMúltiplos Olhares sobre a DIS.lexia surge com o intuito de partilhar conhecimento teórico-prático sobre as Perturbações da Aprendizagem Específicas, mais especificamente sobre o tema da Dislexia. Constituída por vários textos que, em conjunto, visam apresentar perspetivas de profissionais de educação e saúde sobre o tema, a presente publicação pretende veicular conhecimentos e mover mentalidades, assumindo sempre uma perspetiva multidisciplinar e inclusiva. No seu interior pode obter-se informação que vai desde a sistematização de conceitos até à perspetiva prática de quem trabalha com crianças e adolescentes com Dislexia, passando por sistematizações e revisões da literatura, bem como por estudos exploratórios.
- Assistive Mobile Applications for DyslexiaPublication . Madeira, Jorge; Silva, Catarina; Ferreira, Paula Cristina; Marcelino, LuísThe ability to read is one of the main skills of a human being. However, some of us have reading difficulties, regardless of social status, level of intelligence or education. This disorder is the main characteristic of dyslexia and is maintained throughout life,requiring early and specialized intervention. Dyslexia is defined as a learning disturbance in the area of reading, writing and spelling. Although the numbers of prevalence rely heavily on the type of investigation conducted, several studies indicate that up to 17% of the world population is dyslexic, and that men have greater prevalence. In this work we will address the use of assistive mobile applications for dyslexia by analyzing possible solutions and proposing a prototype of a mobile application that can be used by dyslexic and whilst giving feedback both to the dyslexic him/herself and to the assisting technician or teacher. The implemented prototype focuses the Portuguese language and was tested with Portuguese students with ages between 10 and 12 years old. Preliminary results show that the proposed gamified set of activities, allow dyslexics to improve multisensory perception, constituting an added value facilitator of adaptiveness and learning.
- Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissionalPublication . Beato, Isabel; Ferreira, Paula Cristina; Lopes, Sara; Mangas, CatarinaO estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
- Quando a aula de escrita bebe da leitura, da gramática... e do esforçoPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Diferenciação Pedagógica e inclusão escolar: posicionamento de futuros educadores e professores.Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, SusanaO presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo, de natureza quantitativa, que pretendeu, de uma forma geral, identificar o posicionamento dos estudantes do Ensino Superior, que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre os pressupostos da diferenciação pedagógica. A análise dos dados foi feita através da análise estatística e sua interpretação, que permitiu percecionar que a maioria dos estudantes consideram a diferenciação pedagógica como um modo de todos os alunos terem direito à aprendizagem, dando resposta à sua heterogeneidade, nomeadamente no que diz respeito a casos de Necessidades Educativas Especiais. Quando questionados sobre a diferenciação pedagógica como modo de ajustar os materiais, conteúdos e estratégias ao nível mais elementar da turma, a maioria dos estudantes concorda com a afirmação, o que parece mostrar que os participantes assumem a diferenciação pedagógica como uma forma de baixar o nível de exigência, nomeadamente perante casos de dificuldades de aprendizagem, ao invés de potenciar as competências de cada um dos alunos.
- O outro lado do espelho: mudam-se os tempos, mudam-se as exigências pedagógicas - uma reflexão possívelPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Dislexia versus DispedagogiaPublication . Ferreira, Paula Cristina
- Prosa & Verso IVPublication . Nobre, Cristina; Ferreira, Paula CristinaTextos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso IV Água, 2022, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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