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Ferreira, Paula Cristina Cinza Santos Leal

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  • Prosa & Verso IV
    Publication . Nobre, Cristina; Ferreira, Paula Cristina
    Textos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso IV Água, 2022, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
    O Duvidário: 100 dúvidas da língua portuguesa é um e‐book que resulta de um projeto que surgiu no início do ano académico 2020‐2021 para dar resposta às dúvidas que os estudantes de 1.º ano, dos cursos de Serviço Social (2020) e de Educação Básica (2019 e 2020), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, sentiam.
  • Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Beato, Isabel
    O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.
  • Competência de Leitura no 1.º CEB - da realidade portuguesa aos estudos internacionais (PIRLS)
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina
    Considerando as competências da disciplina de Português, a leitura é basilar na formação do su jeito. Sabe-se que um nível de literacia elevado permite uma agilidade social e um desempenho profissional mais sustentado e sustentável. A leitura é uma das competências a trabalhar em profundidade ao longo da escolaridade obrigató ria, regendo-se por um conjunto de normativos legais que regulamentam os conteúdos a trabalhar e descrevem os desempenhos espectáveis dos alunos. Para além das provas de avaliação nacionais realizadas no final do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Portugal aderiu em 2011 às provas internacionais do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), cuja próxima edição decorrerá no ano 2016. O presente artigo apresenta os resultados da análise efetuada às Metas Curriculares de Português e ao Programa de Português, no que diz respeito à área da leitura e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, em função dos níveis de desempenho contemplados no PIRLS. Perante os dados obtidos, é possível concluir que os normativos legais em Portugal não fazem refe rência ao PIRLS, embora vão ao encontro das competências leitoras avaliadas por este estudo, nos seus vários níveis de desempenho.
  • A reformulação do texto: autocorrecção, correcção orientada e replanificação
    Publication . Ferreira, Paula Cristina
    A escrita, enquanto processo dinâmico, evolutivo e não linear permite actividades de reformulação. O próprio ensino-aprendizagem, com vista ao domínio da escrita e ao aperfeiçoamento do texto, poderá integrar nas suas estratégias este tipo de actividades. O presente estudo consiste na comparação de três estratégias (autocorrecção, correcção orientada e replanificação) postas em prática na produção de um texto expositivo-argumentativo por alunos do 12.º ano.
  • Prosa & Verso II
    Publication . Nobre, Cristina; Ferreira, Paula Cristina
    Textos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso II Árvore, 2020, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Prosa & Verso I
    Publication . Ferreira, P.; Nobre, C.
    Textos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso I O outro, 2019, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Conceções de Futuros Educadores e Professores sobre Diferenciação Pedagógica
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Barata, Clarinda; Reis, Susana
    Neste artigo apresentam-se as conceções de estudantes do Ensino Superior (E.S.), de cursos de ciên cias da educação, acerca da diferenciação pedagógica. Neste contexto definiram-se como objetivos: 1) Identificar as conceções dos estudantes do E.S., que frequentam cursos da área das ciências da educação, sobre o conceito de diferenciação pedagógica; 2) Comparar as conceções apresentadas pelos estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica com as dos estudantes do primeiro ano de quatro Mestrados de formação de professores; 3) Refletir sobre a aproximação vs. afastamento das conceções apresentadas pelos estudantes face ao atual panorama científico da dife renciação pedagógica e 4) Refletir sobre as implicações das conceções dos estudantes do E.S. acerca de Diferenciação Pedagógica para a melhoria da formação de professores. A investigação assumiu-se como qualitativa, recorrendo-se a um questionário. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo e sua interpretação. Os resultados pareceram indicar que as conceções dos estudantes acerca da diferenciação pedagó gica se focalizam no papel do professor, quer ao nível das estratégias de ensino, quer ao nível de materiais e recursos. Assim, no âmbito da formação de educadores/professores impera a necessidade de se refletir sobre a diferenciação pedagógica e a sua implementação efetiva, visto que, cada vez mais, existe uma grande diversidade de alunos, quer a nível de aprendizagens, mas também a nível cultural e social.