Repository logo
 
Publication

A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e intercultural

dc.contributor.authorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorVieira, Ricardo
dc.contributor.authorMarques, José Carlos Laranjo
dc.date.accessioned2023-05-15T13:35:01Z
dc.date.available2023-05-15T13:35:01Z
dc.date.issued2023-04
dc.date.updated2023-05-04T22:33:17Z
dc.description.abstractEsta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-96-4
dc.identifier.slugcv-prod-3256434
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8481
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPLpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação intrapessoalpt_PT
dc.subjectIncidentes críticospt_PT
dc.subjectReflexividadept_PT
dc.subjectPedagogia Socialpt_PT
dc.titleA adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e interculturalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage585pt_PT
oaire.citation.startPage575pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''pt_PT
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.familyNameManuel Neves Vieira
person.familyNameCarlos Marques
person.givenNameAna
person.givenNameRicardo
person.givenNameJosé
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.ciencia-idA710-8699-2BCF
person.identifier.ciencia-idB916-8830-3397
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
person.identifier.orcid0000-0003-1529-1296
person.identifier.orcid0000-0002-4690-5943
rcaap.cv.cienciaidA710-8699-2BCF | Ricardo Manuel Neves Vieira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
relation.isAuthorOfPublicatione78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0
relation.isAuthorOfPublicationaade8cc7-1029-4384-9d1c-e8d3daa43fbd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIVRO_DE_ATAS_10.A__Conf._MIIS__A_adocao_da_ES_AVieira__RVieira___JMarques.pdf
Size:
677.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: