Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.24 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O abandono escolar precoce é um fenómeno multifacetado e multifatorial que conjuga diversos elementos, de natureza interna e externa à instituição
escolar. Com o objetivo de conhecer em maior profundidade a temática no contexto
europeu, atuando sobre ela, foi criado o Orienta4YEL.Este é um projeto internacional que passou por uma fase de diagnóstico, seguida da definição de estratégias de
orientação e ação tutorial, orientadas a dirigentes, professores e alunos, que foram
analisadas e adaptadas face às características e necessidades de cada contexto.
O artigo apresenta as estratégias criadas pelo projeto e, em especial, as que tiveram
como público-alvo os dirigentes e professores, incluindo, ainda, os resultados da
avaliação efetuada pelos participantes. Os professores consideraram que o trabalho de análise e adaptação das ações ao contexto foi essencial para potenciar o impacto que a natureza tutorial da sua implementação tem junto dos jovens em
risco de abandono escolar precoce. As ações são percecionadas como estratégias
passíveis de potenciarem uma mudança de atitude dos alunos em relação à escola,
motivando-os para as suas aprendizagens. Foi, ainda, identificado, um conjunto
de benefícios, onde se destaca o contributo para a redução do risco de abandono
escolar, para o estabelecimento de relações interpessoais de qualidade e para a
melhoria do bem-estar emocional dos jovens.
Description
Keywords
Inclusão social Abandono escolar Educação Formação Ensino vocacional
Citation
Publisher
Almedina