Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias de Intervenção para a Inclusão de jovens em risco de abandono escolar precoce: promoção de competências emocionais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O abandono escolar precoce é um fenómeno multifacetado e multifatorial que conjuga diversos elementos, de natureza interna e externa à instituição escolar. Com o objetivo de conhecer em maior profundidade a temática no contexto europeu, atuando sobre ela, foi criado o Orienta4YEL.Este é um projeto internacional que passou por uma fase de diagnóstico, seguida da definição de estratégias de orientação e ação tutorial, orientadas a dirigentes, professores e alunos, que foram analisadas e adaptadas face às características e necessidades de cada contexto. O artigo apresenta as estratégias criadas pelo projeto e, em especial, as que tiveram como público-alvo os dirigentes e professores, incluindo, ainda, os resultados da avaliação efetuada pelos participantes. Os professores consideraram que o trabalho de análise e adaptação das ações ao contexto foi essencial para potenciar o impacto que a natureza tutorial da sua implementação tem junto dos jovens em risco de abandono escolar precoce. As ações são percecionadas como estratégias passíveis de potenciarem uma mudança de atitude dos alunos em relação à escola, motivando-os para as suas aprendizagens. Foi, ainda, identificado, um conjunto de benefícios, onde se destaca o contributo para a redução do risco de abandono escolar, para o estabelecimento de relações interpessoais de qualidade e para a melhoria do bem-estar emocional dos jovens.

Description

Keywords

Inclusão social Abandono escolar Educação Formação Ensino vocacional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue