CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Nacionais
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- Doutoramentos nos Institutos Politécnicos ou doutoramentos conjuntos com investigadores de institutos politécnicos e de universidades? Reflexão sobre a construção de um doutoramento internacional em redePublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Magalhães, Fernando
- Políticas de discriminação positiva na escola: O caso dos TEIP e dos GAAFPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos
- Musealizando narrativas pedagógicas. Vozes da memória de professoras e educadorasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, AnaNa Unidade Curricular (UC) de Multiculturalidade e Diversidade Educativa (MDE) dos Mestrados em Pré Escolar; Mestrado em Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Matemática e Ciências; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Português, História e Geografia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS IPLeiria), foi proposto às estudantes aderir ao projeto FYT-ID “Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais (https://fytid.net/), financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021), tornando-se, assim, também investigadoras do projeto. As conclusões da análise das vozes dos entrevistadores de professores que começaram a sua atividade próximo do 25 de abril de 74, mostram que a organização de seminários regulares, a par das práticas pedagógicas, com antigos professores, professoras e educadoras, poderia ser uma forma de estreitar ainda mais os conhecimentos e saberes intergeracionais e evitar o esquecimento de tanto saber prático acumulado e não partilhado. Seminários ou encontros intergeracionais mais informais, tipo “rodas de conversa” com antigos professores, professoras, e educadores e educadoras parece ser vital para colmatar as descontinuidades entre as práticas pedagógicas de ontem, hoje e amanhã e para minimizar o desperdício do saber pedagógico não partilhado.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando
- Reflexão sobre a construção de um doutoramento internacional em redePublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Magalhães, Fernando
- Trabalho em rede nas escolas: Os TEIP, os GAAF e as políticas de discriminação positivaPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos
- Do Lapedo a Santa Eufémia – um projeto de intervenção e animação artísticasPublication . Teixeira, Sofia; Milhano, Sandrina; Leão, Clara
- Tendências e sinergias temáticas sobre emoções, artes e intervenção: uma análise da literaturaPublication . Cantú, William; Milhano, Sandrina; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny
- A tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Santos, E.; Oliveira, M. F.; Tavares, F. O.As experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto, uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam, os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e o entusiasmo dos estudantes na Matemática.
- Competências-chave do professor do ensino superior – estudo em torno do domínio tecnológicoPublication . Mangas, Catarina; Sousa, JennyAs diretrizes que apontam caminhos para a melhoria da qualidade do ensino superior têm assumido o domínio tecnológico como uma competência basilar para a docência. Esta realidade é ainda mais eminente no ensino a distância, onde ter conhecimentos e competências específicas para utilizar equipamentos técnicos e procedimentos digitais, que permitam o tratamento e a difusão de con teúdos disciplinares de forma eficaz, é imprescindível. No entanto, face à evolução dos métodos de ensino e às naturais alterações dos perfis dos estudantes que chegam ao ensino superior, é legítimo pensar se é expectável que esta capacidade seja transversal a todos os docentes, mesmo os que trabalham apenas no ensino presencial, ou se é mais decisiva nos cursos a distância. Com o estudo que aqui se apresenta, pretendeu-se conhecer a perceção de docentes do ensino superior no que se refere às competências tecnológicas que os mesmos entendem como mais valiosas para a modalidade em EaD, por comparação com o ensino presencial. Assim, seguindo-se um paradigma misto, realizou-se um estudo de caso a partir dos dados obtidos, através de inquéritos realizados a professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Pela sua análise, percebeu- -se que os docentes entendem que a capacidade para integrar adequadamente as tecnologias digitais na sua atividade letiva, quer esta decorra no ensino presencial quer aconteça no ensino a distância, é, de uma forma geral, de extrema importância, sendo ligeiramente superior quando se trata de cursos em que os estudantes e os docentes se encontram espacial ou temporalmente afastados.