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- Speech and Language Therapy Degree: reflections about school admission criteria in Portugal and worldwidePublication . Soares, Elsa Marta Pereira; Lima, Etelvina; Pinto, Carina; Franco, Débora; Salvador, Andreia; Lopes, Inês; Mina, Sónia Pós deThe purpose of this study is to identify the admission processes to the speech and language therapy degree worldwide and characterize how Portuguese speech and language therapists assess the candidates to the speech and language therapy degree.This is a descriptive, exploratory, and cross sectional study. This study is divided into two studies. Questionnaires were used to collect data in both studies. The data were inserted and analyzed through descriptive statistics (via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 27) and content analysis. Considering study 1, the results show that there are no school admission criteria performed by a speech and language therapist in most countries. However, in some institutions, there are some specific procedures considering the acceptance of applicants to enter the speech and language therapy degree. Study 2 reveals that Portuguese speech and language therapists use mainly informal assessment procedures when performing school admissioncriteria. The skills/areas most valued as school admission criteria for accessing the degree are writing and reading skills. Most participants consider it essential to perform the school admission criteria before candidates can access the speech and language therapy degree. There are different procedures worldwide considering the entrance in speech and language therapy degree. If school admission criteria should or should not exist is a matter of debate concerning inclusion and non discrimination policies. Even in Portugal, where school admission criteria are mandatory, there is a high variability of procedures. All these results state the importance of discussing this matter in more depth, involving all the institutions and entities that formally represent the scientific area of speech and language therapy.
- Sebenta de Apoio: Unidade Curricular Estudos Integrados de Intervenção IIPublication . Lima, EtelvinaNa atuação profissional do terapeuta da fala, é imprescindível que se saiba estruturar toda a prática em procedimentos organizados hierarquicamente que facilitem o seu raciocínio clínico. Através de atividades práticas baseadas na análise de casos clínicos, este documento suporta o estudante no desenvolvimento de competências na identificação e aplicação dos instrumentos de avaliação, no registo dos resultados da avaliação, na análise dos resultados da avaliação, na realização de diagnóstico em terapia da fala, na apresentação dos resultados da avaliação/diagnóstico e na elaboração de relatórios de avaliação.
- Instrumento de avaliação de competências comunicativo-linguísticas (0-24) : aferição do instrumento na população portuguesaPublication . Silva, Diana; Pereira, Mariana; Piedade, Sofia; Lima, Etelvina
- Manual do Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticasPublication . Lima, Etelvina; Santos, Anabela CruzO Inventário de Competências Comunicativas Pré-linguísticas (ICCPl), sendo um relato parental, pretende recolher informações sobre as formas de comunicação utilizadas para veicular diferentes funções comunicativas em crianças no período pré-linguístico durante as suas rotinas.
- Sebenta / Guia de Apoio: Educação Clínica IPublication . Lima, EtelvinaNa unidade curricular de Educação Clínica I o estudante deve cumprir com o objetivo geral de demonstrar capacidade de observação do desenvolvimento global do ser humano, definindo os seus aspetos chave, os estudantes devem construir grelhas de observação para os processos globais de desenvolvimento típico e de envelhecimento. O presente documento apresenta parâmetros fundamentais que devem ser equacionados na construção e utilização de grelhas de observação.
- Elaboração de um conjunto de atividades de promoção da consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar e primeiro anoPublication . Fernandes, Ana Paula; Fernandes, Cindy; Mariano, Rita; Lima, Etelvina; Franco, Débora
- Sebenta Apoio I: Linguagem na Criança IIPublication . Lima, EtelvinaO presente documento apoia o estudante no desenvolvimento de competências para a planificação da intervenção na área da linguagem com a população infantil. O documento reúne um conjunto de conteúdos teóricos e atividades práticas que suportam a aquisição de competências na identificação, diferenciação e aplicação de estratégias de intervenção de promoção da linguagem.
- Avaliação da discriminação auditiva em crianças com idades compreendidas entre os 4 anos e os 4 anos e 11 mesesPublication . Fernandes, Diana; Marques, Joana; Lima, EtelvinaEstado da Arte: A discriminação auditiva (DA) é essencial para a competência linguística, existindo evidências sobre diferenças da aquisição de competências linguísticas entre géneros. Embora haja falta de informação sobre os níveis de desempenho da DA na população portuguesa, existem evidências de que a performance nas provas desta capacidade podem depender do género. Objetivos: Os objetivos do estudo são a identificação e análise do nível de competência de DA e a comparação da DA entre géneros. Metodologia: Com base um desenho de estudo não-experimental, descritivo do tipo quantitativo foi reunida uma amostra de 45 crianças dos 4 aos 4 anos e 11 meses (22 do género feminino e 23 do masculino) à qual foi aplicado um teste formal de avaliação da linguagem e o questionário sociodemográfico para apurar os critérios de inclusão. Adicionalmente, foi aplicado o Protocolo de Avaliação da DA (desenvolvido por Leal, Almeida, Dixe, e Mina, 2013). Os dados recolhidos serão alvo de uma análise estatística descritiva e inferencial. Implicações Éticas: A recolha dos dados nos jardins-de-infância foi aprovada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados e autorizada pelo Ministério da Educação. Foi pedida autorização às instituições onde o estudo foi realizado e aos Encarregados de Educação através do Consentimento Informado. Implicações para a prática em saúde: O estudo permitirá obter dados mais precisos sobre a competência de DA, aumentando a qualidade do diagnóstico e avaliação linguística consoante o género, otimizando a intervenção e prestação de cuidados de saúde nesta área.
- The Effects of Implementing the Strategy of Semantic Feature Analysis (SFA) in Promoting Vocabulary in School-Aged Portuguese Children in Inclusive SchoolsPublication . Verde, Elisabete; Oliveira, Sílvia; Cruz-Santos, Anabela; Lima, EtelvinaBackground: The purpose of this study was to apply and analyze the impact of the semantic feature analysis (SFA) strategy on vocabulary development and comprehension of texts and theoretical concepts in Portuguese school-age students with and without special educational needs (SEN) attending inclusive schools. Method: The research design was quasi-experimental. The SFA was administered in ten sessions of approximately 60 min each. The sample was a convenience sample and consisted of selecting three classes in each school: (i) in the first cycle of basic education, 65 students were divided into a control group, an experimental group and a structured teaching group; (ii) in the second cycle of basic education, 55 students were divided into an experimental group, an online virtual school and a control group. Results: (1) The SFA strategy is motivating, appealing, inexpensive, flexible and easy to implement; (2) learning the SFA strategy is easy and can be successfully taught in any classroom; (3) the performance of the students assigned to the experimental groups was significantly higher in both cycles compared to all the other groups; (4) the effect sizes were 0.87 in the first cycle and 0.88 in the second cycle. Conclusion: The SFA strategy effectively promotes the development of vocabulary, concept knowledge and text comprehension in school-age children, being more effective than regular teaching.
- Práticas de avaliação dos terapeutas da fala em Portugal com crianças no período pré-linguísticoPublication . Graça, Ana; Tessarolo, Gisele; Rema, Mónica; Samgy, Susana; Lima, Etelvina; Salvador, AndreiaEstado de arte: As aquisições do período pré-linguístico condicionam o ulterior desenvolvimento da linguagem, pelo que, quanto mais precocemente forem identificadas alterações comunicativo-linguísticas, mais cedo serão implementadas medidas de intervenção. A avaliação pré-linguística deve oferecer ao profissional informações precisas e suficientes para a elaboração de um programa de intervenção. Contudo, a escassez de instrumentos nacionais de avaliação pode ser um fator condicionante da qualidade da avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala neste período. Objetivos: identificar as metodologias de avaliação utilizadas pelos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico; determinar o grau de satisfação destes em relação às metodologias utilizadas e determinar qual a opinião dos Terapeutas da Fala em Portugal em relação às práticas de avaliação desenvolvidas com esta população. Metodologia: o desenho de investigação é do tipo descritivo, quantitativo e transversal, com a aplicação de um questionário eletrónico à amostra. O tratamento estatístico será efetuado com o SPSS. Implicações éticas: a realização deste estudo foi aprovada pela Comissão de Ética da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Implicações para a prática em saúde: contribuir para a existência de evidências relativas ao processo de avaliação na fase pré-linguística.