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Advisor(s)
Abstract(s)
Estado de arte: As aquisições do período pré-linguístico condicionam o ulterior
desenvolvimento da linguagem, pelo que, quanto mais precocemente forem
identificadas alterações comunicativo-linguísticas, mais cedo serão
implementadas medidas de intervenção. A avaliação pré-linguística deve oferecer
ao profissional informações precisas e suficientes para a elaboração de um
programa de intervenção. Contudo, a escassez de instrumentos nacionais de
avaliação pode ser um fator condicionante da qualidade da avaliação e
intervenção do Terapeuta da Fala neste período.
Objetivos: identificar as metodologias de avaliação utilizadas pelos Terapeutas da
Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico; determinar o grau de
satisfação destes em relação às metodologias utilizadas e determinar qual a
opinião dos Terapeutas da Fala em Portugal em relação às práticas de avaliação
desenvolvidas com esta população.
Metodologia: o desenho de investigação é do tipo descritivo, quantitativo e
transversal, com a aplicação de um questionário eletrónico à amostra. O
tratamento estatístico será efetuado com o SPSS.
Implicações éticas: a realização deste estudo foi aprovada pela Comissão de Ética
da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Implicações para a prática em saúde: contribuir para a existência de evidências
relativas ao processo de avaliação na fase pré-linguística.
Description
Keywords
Language development Nonverbal communication Infant Speech language Pathology
Citation
Graça, A., Tessarolo, G., Rema, M., Samgy, S., Lima, E. & Salvador, A. (2015). Práticas de avaliação dos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico. Res Net Health 1, ennis4.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria