Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas de avaliação dos terapeutas da fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
45-Texto Artigo-313-1-10-20151118.pdf75.61 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Estado de arte: As aquisições do período pré-linguístico condicionam o ulterior desenvolvimento da linguagem, pelo que, quanto mais precocemente forem identificadas alterações comunicativo-linguísticas, mais cedo serão implementadas medidas de intervenção. A avaliação pré-linguística deve oferecer ao profissional informações precisas e suficientes para a elaboração de um programa de intervenção. Contudo, a escassez de instrumentos nacionais de avaliação pode ser um fator condicionante da qualidade da avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala neste período. Objetivos: identificar as metodologias de avaliação utilizadas pelos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico; determinar o grau de satisfação destes em relação às metodologias utilizadas e determinar qual a opinião dos Terapeutas da Fala em Portugal em relação às práticas de avaliação desenvolvidas com esta população. Metodologia: o desenho de investigação é do tipo descritivo, quantitativo e transversal, com a aplicação de um questionário eletrónico à amostra. O tratamento estatístico será efetuado com o SPSS. Implicações éticas: a realização deste estudo foi aprovada pela Comissão de Ética da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Implicações para a prática em saúde: contribuir para a existência de evidências relativas ao processo de avaliação na fase pré-linguística.

Description

Keywords

Language development Nonverbal communication Infant Speech language Pathology

Citation

Graça, A., Tessarolo, G., Rema, M., Samgy, S., Lima, E. & Salvador, A. (2015). Práticas de avaliação dos Terapeutas da Fala em Portugal com crianças no período pré-linguístico. Res Net Health 1, ennis4.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria

CC License