Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
71.51 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Estado da Arte: A discriminação auditiva (DA) é essencial para a competência
linguística, existindo evidências sobre diferenças da aquisição de competências
linguísticas entre géneros. Embora haja falta de informação sobre os níveis de
desempenho da DA na população portuguesa, existem evidências de que a
performance nas provas desta capacidade podem depender do género.
Objetivos: Os objetivos do estudo são a identificação e análise do nível de
competência de DA e a comparação da DA entre géneros.
Metodologia: Com base um desenho de estudo não-experimental, descritivo do
tipo quantitativo foi reunida uma amostra de 45 crianças dos 4 aos 4 anos e 11
meses (22 do género feminino e 23 do masculino) à qual foi aplicado um teste
formal de avaliação da linguagem e o questionário sociodemográfico para apurar
os critérios de inclusão. Adicionalmente, foi aplicado o Protocolo de Avaliação
da DA (desenvolvido por Leal, Almeida, Dixe, e Mina, 2013). Os dados
recolhidos serão alvo de uma análise estatística descritiva e inferencial.
Implicações Éticas: A recolha dos dados nos jardins-de-infância foi aprovada pela
Comissão Nacional de Proteção de Dados e autorizada pelo Ministério da
Educação. Foi pedida autorização às instituições onde o estudo foi realizado e aos
Encarregados de Educação através do Consentimento Informado.
Implicações para a prática em saúde: O estudo permitirá obter dados mais
precisos sobre a competência de DA, aumentando a qualidade do diagnóstico e
avaliação linguística consoante o género, otimizando a intervenção e prestação de
cuidados de saúde nesta área.
Description
Keywords
Género masculino Género feminino Discriminação auditiva Crianças em idade Pré-Escolar Avaliação da discriminação
Pedagogical Context
Citation
Fernandes, D, Marques, J. & Lima, E. (2015). Avaliação da Discriminação Auditiva em Crianças com idades compreendidas entre os 4 anos e os 4 anos e 11 meses. Res Net Health 1, ennis12.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria