Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en PortugalPublication . Jerónimo, M.; Cadima, R.; Milhano, S.; Joaquín Gairín-Sallán; Barrera-Corominas, Aleix
- Relación de los centros educativos de secundaria con su entorno en PortugalPublication . Silva, José Manuel; Nicolau, Ana; Laginha, Ana Paula; Jerónimo, Miguel; Gonçalves, Paula; Biscaia, Pedro; Monteiro, Ricardo Filipe GomesEl actual modelo de organización de los centros públicos portugueses responde a la necesidad de prestar un servicio dotado de garantía de calidad, equidad, eficacia y eficiencia, que les permita a todos los ciudadanos desarrollar las competencias y conocimientos para desarrollarse plenamente, explotar todas sus capacidades, integrarse activamente en la sociedad y dar una contribución cualificada a la vida económica, social y cultural del país (...)
- La participación de los diferentes actores en la gestión educativa de PortugalPublication . Milhano, Sandrina; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Jerónimo, Miguel; Pinto, Hélia; Joaquín Gairín-Sallán; Calderón, Marisol
- La organización y atención a la diversidad en centros de educación secundaria de PortugalPublication . Silva, José Manuel; Nicolau, Ana; Paraíso, Isabel; Jerónimo, Miguel
- Promoting good practices for equity and inclusion in portuguese Higher Education: a comprehensive approach at the national and institutional levelPublication . Jerónimo, Miguel; Duarte, Ana Lúcia; Mangas, Catarina Frade; Sousa, Célia; Seco, Graça; Sousa, Patrícia; Santos, Tânia Matos dos
- O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público portuguêsPublication . Jerónimo, MiguelMiguel Jerónimo, Administrador dos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), é o autor da Tese de Doutoramento “O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português”, cuja defesa teve lugar no passado dia 14 de Janeiro na Universidad de Extremadura, Espanha, tendo merecido a classificação máxima – “sobressaliente cum laude por unanimidad”. O tema tratado é inédito e está na ordem do dia, particularmente no actual contexto de crise. Trata-se da primeira Tese de Doutoramento portuguesa a abordar especificamente o campo da Acção Social no Ensino Superior. Também o autor, mediante o grau obtido, se tornou no 1.º Administrador dos SAS de politécnicos portugueses e o 1º Não-docente do IPL com tal grau. A importância da Acção Social no Ensino Superior é, para o autor, fundamental, na medida em que, como afirma, “todos nós conheceremos nossos concidadãos que neste momento desempenham tarefas de relevo, na sociedade actual, que nunca teriam acedido, frequentado e terminado com sucesso o Ensino Superior, não fora o apoio concedido, quer através de Bolsas de Estudos, quer através dos apoios indirectos – de que destacaríamos o alojamento, a alimentação, a prática desportiva, o apoio na saúde e as actividades culturais”. Assim, Miguel Jerónimo questionou-se na sua Tese de Doutoramento sobre se “não teria sido uma enorme perda para a sociedade se todos esses estudantes carenciados tivessem sido impedidos de atingir o patamar mais elevado do sistema educativo”, A tese analisa de forma ampla o Sistema da Acção Social no Ensino Superior, procurando descobrir “se o sistema está apto a responder às solicitações para que foi criado e se o papel que desempenha está em conformidade com as expectativas que o poder político e a sociedade dele esperam”. Ao longo do trabalho, dá-se voz a mais de mil estudantes bolseiros e a pais de estudantes bolseiros, bem assim como aos Administradores dos Institutos Politécnicos Púbicos portugueses. A partir da análise dos dados recolhidos e do estabelecimento sucessivo de sínteses de conteúdo, apresentam-se conclusões e também implicações, mediante as quais se estabelecem propostas que, no entender do autor, podem contribuir para melhorar o Sistema da Acção Social no Ensino Superior.
- Experiencias y propuestas sobre la organización y gestión universitaria de la IA en PortugalPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Milhano, Sandrina; Jerónimo, Miguel; Pinto, Hélia