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- (In)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúdePublication . Monteiro, Silvia; Heleno, Lizete; Sebastião, Fernando; Ispolnov, Kirill; Santos, OlgaConsiderando que o conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental para promover atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, foi levado a cabo o trabalho que aqui se apresenta, alicerçado nos seguintes objetivos: i) avaliar o nível de perceção dos estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais de uma instituição do ensino superior sobre os pictogramas de substâncias perigosas, definidos pelo GHS, ii) compreender de que modo a estratégia formativa trabalhada com os estudantes contribuiu para a mudança conceptual sobre a interpretação dos pictogramas de substância perigosas e iii) realçar a importância do conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas de forma a minimizar o potencial de ocorrência de acidentes ambientais, acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Foi analisada a compreensão destes pictogramas por parte de 669 estudantes, antes e após formação sobre o tema. A análise dos dados por pictograma em função da área de formação, idade e estatuto de trabalhador estudante ou não, foi efetuada com ferramentas de estatística descritiva e através de testes de hipóteses. Em média, o nível de compreensão correto dos pictogramas após a formação (61.19%) foi superior ao observado antes da formação (30.75%). A formação em risco químico é essencial para melhorar o nível de compreensão dos respetivos pictogramas, e deverá ser valorizada e incluída nos currículos escolares desde a escolaridade obrigatória até ao ensino superior.
- Poesia para uma revolução (im)possívelPublication . Silva, Rodrigo
- La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en PortugalPublication . Jerónimo, M.; Cadima, R.; Milhano, S.; Joaquín Gairín-Sallán; Barrera-Corominas, Aleix
- Construct validity and reliability of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire (QASCI) in caregivers of patients with COPDPublication . Hipólito, Nádia; Martins, Sara; Ruivo, Adriana; Flora, Sofia; Silva, Cândida G.; Marques, Alda; Brooks, Dina; Cruz, JoanaIntroduction: COPD often leads to loss of independence in daily activities which may increase the dependency on the informal caregiver, resulting in caregiving burden. Several instruments have been used to assess caregiving burden in COPD; however, their measurement properties have been poorly investigated in this population. This study assessed the construct validity and reliability of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire (QASCI) in informal caregivers of patients with COPD. Methods: Participants completed the QASCI (higher scores indicate higher burden) and the following questionnaires to assess construct validity: Zarit Burden Interview (ZBI), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) and World Health Organization Quality of Life Instrument – Short Form (WHOQOL-Bref). QASCI was completed again one week later to assess test-retest reliability. Statistical analyses included: Pearson’s (r) or Spearman’s (ρ) correlations (construct validity); Cronbach’s α (internal consistency); Intraclass Correlation Coefficient (ICC2,1, test-retest reliability) and Standard Error of Measurement (SEM), Minimal Detectable Change (MDC95) and Bland and Altman 95% Limits of Agreement (LoA). Results: Fifty caregivers (62.7 ± 9.8 years, 88% female; patients’ FEV1 = 45.2 ± 21.3%predicted) participated. QASCI mean score was 28.5 ± 19.8 (moderate burden). QASCI was positively correlated with ZBI (r = 0.908; p < 0.01), HADS anxiety (r = 0.613; p < 0.01) and depression (ρ = 0.634; <0.01) and negatively correlated with WHOQOL-Bref ( 0.476 to 0.739) (all p < 0.01). Cronbach’s α was 0.793 for the QASCI total score (subscales: 0.747–0.932). The ICC2,1 was 0.924, SEM 2.8 and MDC95 7.8, and the LoA were 18.3 to 11.1. Conclusions: The QASCI seems to be a promising measure to assess burden levels associated with informal caregiving in COPD.
- Mediar para (trans)formar: Desafios e experiências de mediação em contexto escolar.Publication . Madureira, CristianaO presente artigo apresenta os desafios da mediação socioeducativa em contexto escolar, concretamente numa escola da região de Trás-os-Montes, onde através da mediação se trabalhou com jovens pouco motivados para a aprendizagem e com comportamentos menos positivos em contextos sociais e educativos. Assumida, desde a criação do Gabinete de Mediação, como uma prática/ferramenta holística passível de promover os direitos e deveres de cidadania, assim como promover a participação direta e ativa dos jovens, objetivámos envolver os alunos mediadores, começando pela sua formação, capacitação e empoderamento, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação, de modo que exercessem um papel ativo, de liderança na mediação entre pares. Esta foi uma forma de promovermos a participação e a responsabilização dos alunos na promoção de uma cultura mais solidária, motivando-os a intervir como mediadores de pares, a fim de prevenirmos e diminuirmos situações de conflito e a contribuirmos para a (trans)formação e o desenvolvimento pessoal e organizacional. Como resultado parcial partilhamos segmentos de texto de um aluno, que demonstram como a mediação o influenciou no seu processo de (trans)formação.
- Entre a coexistência e a convivência: Imigração portuguesa e estratégias de mediaçãoPublication . Marques, J. C.; Vieira, A.; Vieira, R.
- NA MONTANHA, Poema em versos soltos (1904). Experiência poética inédita entre marido e mulherPublication . Nobre, CristinaNo ano de 1904, Afonso Lopes Vieira viaja, com a mulher, Helena de Aboim, pela Suíça e dessa viagem resulta um livro de versos inédito — Na Montanha. Poema em versos soltos, edição dactilografada de três exemplares, composto e impresso por Helena [NM] — onde se coloca uma interrogação sobre os rápidos meios de comunicação da época (como o Expresso), sobre a persistência da Dor, e onde se estabelece uma comparação entre os "Pastores do Rigi" e os "pastores da Serra", os suíços e os portugueses. Trata-se de um curioso exemplo de cruzamento da vida e da literatura, em que Lopes Vieira ficcionaliza a sua própria situação de homem casado — "Hermann de olhos azues, ha um mez casado / C' uma rosa dos Alpes Luisinha" —, e em que há uma estreita colaboração entre ele e a mulher, sendo o volume dedicado "ás nossas MÃES § ao nosso PAE", pela "tipografa & o autor".
- A importância de atividades investigativas sobre a monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar num contexto de alterações climáticas: um estudo com alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Neves, Ana Teresa; Boaventura, Diana; Santos, Jaime; Maranhão, Paulo; Pereira, Paula Colares; Caldeira, Maria Filomena; Carvalho, António Ponces deNum contexto de alterações climáticas é importante consciencializar a comunidade para o impacto destas nos oceanos. O objetivo deste estudo foi compreender o efeito da participação de alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em atividades multidisciplinares sobre a importância da monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar, no desenvolvimento de competências. As atividades tiveram diferentes formatos e foram implementadas em sala de aula e num laboratório de uma instituição de Ensino Superior. Participaram neste estudo, realizado no ano letivo de 2017/2018, 312 alunos de 14 turmas, pertencentes a 8 escolas da região de Lisboa. Foi aplicada uma metodologia mista com recurso a: pré-teste e pós-teste aos alunos, análise documental dos materiais produzidos pelos alunos e inquérito por entrevista semiestruturada aos professores titulares de cada turma. Os resultados deste estudo indicam que a participação em atividades investigativas, potenciou nos alunos, o desenvolvimento de competências nas áreas de: linguagens e textos; pensamento crítico, raciocínio e resolução de problemas; conhecimento científico e tecnológico; relacionamento interpessoal; bem-estar, saúde e ambiente. Este estudo reforça a importância do desenvolvimento de atividades de natureza investigativa no desenvolvimento de competências nos alunos como também na compreensão sobre a natureza da ciência.
- Controlo de Inércia Sintética numa rede com Fontes de Energia RenovávelPublication . Cerullo, Vitor Andre Fiamengo Lippi Alves; Neves, Luís Miguel PiresEm um primeiro momento, esta dissertação apresenta ao leitor uma contextualização do panorama europeu em relação a inserção de mais fontes de energias renováveis na rede e as ambiciosas restrições a emissão de poluentes nos países da UE. São explorados ainda conceitos teóricos acerca de máquinas elétricas que atualmente compõem o cenário dos tradicionais geradores com grande inércia rotacional proveniente das grandes centrais hidráulicas e termelétricas. São apresentados os indicadores de desempenho mais utilizados no setor relacionados a inércia rotacional e a frequência da rede distribuída ao consumidor final. Como objetivo, procurou-se apresentar a contribuição da inércia sintética para a estabilidade do sistema elétrico de potência. Técnicas diversas foram utilizadas para simular a contribuição da inércia sintética na rede, como utilizar cenários com redução do percentual de inércia e amortecimento globais da rede, alterar parâmetros de entrada dos aerogeradores e sistema fotovoltaico e utilização de controlador com lógica difusa. Dentre os resultados, destacou-se a importância da utilização de controladores eficientes e mais robustos em conjunto com fontes de energias renováveis. Já quanto às técnicas utilizadas, o controle por lógica difusa apresentou melhores resultados devido a sua capacidade de adaptação conforme a quantidade de energia eólica e fotovoltaica que estão a somar na rede juntamente com o desvio de frequência.
- OS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOPublication . Bezerra, Gicely Aparecida Thomazini; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoNos dias atuais, apesar da retórica da inclusão, muitas escolas promovem a exclusão, pois as estratégias escolhidas ao invés de apoiar a diversidade das crianças, na verdade, complexificam suas dificuldades de aprendizagem. Ao considerar essa questão, fica claro a necessidade de expandir o olhar para outros modelos e práticas pedagógicas, bem como pesquisar e explorar outras abordagens que apoiem os educadores em seu trabalho diário e contribuam significativamente para superar limites e expectativas, desenvolvendo novas perspectivas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Toda essa reflexão compõe a justificativa da escolha do tema deste trabalho “O processo de inclusão escolar a partir de uma abordagem Reggio Emilia”. Esta investigação partiu de um estudo de caso de uma escola privada, localizada na região de Leiria, que tem como inspiração a Abordagem Reggio Emilia, de modo a perceber quais são os contributos que essa abordagem oferece junto à fase pré-escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em vista a complexidade desta proposta educacional, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto educativo do colégio. Através deste estudo, percebeu-se que a abordagem Reggio Emilia proporciona conexões significativas e importantes para o desenvolvimento integral de cada aluno, onde a partilha de experiências fortalece a crença de que o conhecimento pertence a todos, independentemente de suas necessidades, habilidades e competências ou de estar ou não em processo de inclusão escolar.
