Browsing by Issue Date, starting with "2022-12"
Now showing 1 - 10 of 117
Results Per Page
Sort Options
- Poesia para uma revolução (im)possívelPublication . Silva, Rodrigo
- La gestión educativa de programas formativos híbridos universitarios en PortugalPublication . Jerónimo, M.; Cadima, R.; Milhano, S.; Joaquín Gairín-Sallán; Barrera-Corominas, Aleix
- Construct validity and reliability of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire (QASCI) in caregivers of patients with COPDPublication . Hipólito, Nádia; Martins, Sara; Ruivo, Adriana; Flora, Sofia; Silva, Cândida G.; Marques, Alda; Brooks, Dina; Cruz, JoanaIntroduction: COPD often leads to loss of independence in daily activities which may increase the dependency on the informal caregiver, resulting in caregiving burden. Several instruments have been used to assess caregiving burden in COPD; however, their measurement properties have been poorly investigated in this population. This study assessed the construct validity and reliability of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire (QASCI) in informal caregivers of patients with COPD. Methods: Participants completed the QASCI (higher scores indicate higher burden) and the following questionnaires to assess construct validity: Zarit Burden Interview (ZBI), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) and World Health Organization Quality of Life Instrument – Short Form (WHOQOL-Bref). QASCI was completed again one week later to assess test-retest reliability. Statistical analyses included: Pearson’s (r) or Spearman’s (ρ) correlations (construct validity); Cronbach’s α (internal consistency); Intraclass Correlation Coefficient (ICC2,1, test-retest reliability) and Standard Error of Measurement (SEM), Minimal Detectable Change (MDC95) and Bland and Altman 95% Limits of Agreement (LoA). Results: Fifty caregivers (62.7 ± 9.8 years, 88% female; patients’ FEV1 = 45.2 ± 21.3%predicted) participated. QASCI mean score was 28.5 ± 19.8 (moderate burden). QASCI was positively correlated with ZBI (r = 0.908; p < 0.01), HADS anxiety (r = 0.613; p < 0.01) and depression (ρ = 0.634; <0.01) and negatively correlated with WHOQOL-Bref ( 0.476 to 0.739) (all p < 0.01). Cronbach’s α was 0.793 for the QASCI total score (subscales: 0.747–0.932). The ICC2,1 was 0.924, SEM 2.8 and MDC95 7.8, and the LoA were 18.3 to 11.1. Conclusions: The QASCI seems to be a promising measure to assess burden levels associated with informal caregiving in COPD.
- Mediar para (trans)formar: Desafios e experiências de mediação em contexto escolar.Publication . Madureira, CristianaO presente artigo apresenta os desafios da mediação socioeducativa em contexto escolar, concretamente numa escola da região de Trás-os-Montes, onde através da mediação se trabalhou com jovens pouco motivados para a aprendizagem e com comportamentos menos positivos em contextos sociais e educativos. Assumida, desde a criação do Gabinete de Mediação, como uma prática/ferramenta holística passível de promover os direitos e deveres de cidadania, assim como promover a participação direta e ativa dos jovens, objetivámos envolver os alunos mediadores, começando pela sua formação, capacitação e empoderamento, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação, de modo que exercessem um papel ativo, de liderança na mediação entre pares. Esta foi uma forma de promovermos a participação e a responsabilização dos alunos na promoção de uma cultura mais solidária, motivando-os a intervir como mediadores de pares, a fim de prevenirmos e diminuirmos situações de conflito e a contribuirmos para a (trans)formação e o desenvolvimento pessoal e organizacional. Como resultado parcial partilhamos segmentos de texto de um aluno, que demonstram como a mediação o influenciou no seu processo de (trans)formação.
- Entre a coexistência e a convivência: Imigração portuguesa e estratégias de mediaçãoPublication . Marques, J. C.; Vieira, A.; Vieira, R.
- NA MONTANHA, Poema em versos soltos (1904). Experiência poética inédita entre marido e mulherPublication . Nobre, CristinaNo ano de 1904, Afonso Lopes Vieira viaja, com a mulher, Helena de Aboim, pela Suíça e dessa viagem resulta um livro de versos inédito — Na Montanha. Poema em versos soltos, edição dactilografada de três exemplares, composto e impresso por Helena [NM] — onde se coloca uma interrogação sobre os rápidos meios de comunicação da época (como o Expresso), sobre a persistência da Dor, e onde se estabelece uma comparação entre os "Pastores do Rigi" e os "pastores da Serra", os suíços e os portugueses. Trata-se de um curioso exemplo de cruzamento da vida e da literatura, em que Lopes Vieira ficcionaliza a sua própria situação de homem casado — "Hermann de olhos azues, ha um mez casado / C' uma rosa dos Alpes Luisinha" —, e em que há uma estreita colaboração entre ele e a mulher, sendo o volume dedicado "ás nossas MÃES § ao nosso PAE", pela "tipografa & o autor".
- (In)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúdePublication . Monteiro, Silvia; Heleno, Lizete; Sebastião, Fernando; Ispolnov, Kirill; Santos, OlgaConsiderando que o conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental para promover atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, foi levado a cabo o trabalho que aqui se apresenta, alicerçado nos seguintes objetivos: i) avaliar o nível de perceção dos estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais de uma instituição do ensino superior sobre os pictogramas de substâncias perigosas, definidos pelo GHS, ii) compreender de que modo a estratégia formativa trabalhada com os estudantes contribuiu para a mudança conceptual sobre a interpretação dos pictogramas de substância perigosas e iii) realçar a importância do conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas de forma a minimizar o potencial de ocorrência de acidentes ambientais, acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Foi analisada a compreensão destes pictogramas por parte de 669 estudantes, antes e após formação sobre o tema. A análise dos dados por pictograma em função da área de formação, idade e estatuto de trabalhador estudante ou não, foi efetuada com ferramentas de estatística descritiva e através de testes de hipóteses. Em média, o nível de compreensão correto dos pictogramas após a formação (61.19%) foi superior ao observado antes da formação (30.75%). A formação em risco químico é essencial para melhorar o nível de compreensão dos respetivos pictogramas, e deverá ser valorizada e incluída nos currículos escolares desde a escolaridade obrigatória até ao ensino superior.
- Controlo de Inércia Sintética numa rede com Fontes de Energia RenovávelPublication . Cerullo, Vitor Andre Fiamengo Lippi Alves; Neves, Luís Miguel PiresEm um primeiro momento, esta dissertação apresenta ao leitor uma contextualização do panorama europeu em relação a inserção de mais fontes de energias renováveis na rede e as ambiciosas restrições a emissão de poluentes nos países da UE. São explorados ainda conceitos teóricos acerca de máquinas elétricas que atualmente compõem o cenário dos tradicionais geradores com grande inércia rotacional proveniente das grandes centrais hidráulicas e termelétricas. São apresentados os indicadores de desempenho mais utilizados no setor relacionados a inércia rotacional e a frequência da rede distribuída ao consumidor final. Como objetivo, procurou-se apresentar a contribuição da inércia sintética para a estabilidade do sistema elétrico de potência. Técnicas diversas foram utilizadas para simular a contribuição da inércia sintética na rede, como utilizar cenários com redução do percentual de inércia e amortecimento globais da rede, alterar parâmetros de entrada dos aerogeradores e sistema fotovoltaico e utilização de controlador com lógica difusa. Dentre os resultados, destacou-se a importância da utilização de controladores eficientes e mais robustos em conjunto com fontes de energias renováveis. Já quanto às técnicas utilizadas, o controle por lógica difusa apresentou melhores resultados devido a sua capacidade de adaptação conforme a quantidade de energia eólica e fotovoltaica que estão a somar na rede juntamente com o desvio de frequência.
- OS CONTRIBUTOS DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOPublication . Bezerra, Gicely Aparecida Thomazini; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoNos dias atuais, apesar da retórica da inclusão, muitas escolas promovem a exclusão, pois as estratégias escolhidas ao invés de apoiar a diversidade das crianças, na verdade, complexificam suas dificuldades de aprendizagem. Ao considerar essa questão, fica claro a necessidade de expandir o olhar para outros modelos e práticas pedagógicas, bem como pesquisar e explorar outras abordagens que apoiem os educadores em seu trabalho diário e contribuam significativamente para superar limites e expectativas, desenvolvendo novas perspectivas em torno do processo de ensino-aprendizagem. Toda essa reflexão compõe a justificativa da escolha do tema deste trabalho “O processo de inclusão escolar a partir de uma abordagem Reggio Emilia”. Esta investigação partiu de um estudo de caso de uma escola privada, localizada na região de Leiria, que tem como inspiração a Abordagem Reggio Emilia, de modo a perceber quais são os contributos que essa abordagem oferece junto à fase pré-escolar de crianças com necessidades educativas especiais. Tendo em vista a complexidade desta proposta educacional, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e análise documental do projeto educativo do colégio. Através deste estudo, percebeu-se que a abordagem Reggio Emilia proporciona conexões significativas e importantes para o desenvolvimento integral de cada aluno, onde a partilha de experiências fortalece a crença de que o conhecimento pertence a todos, independentemente de suas necessidades, habilidades e competências ou de estar ou não em processo de inclusão escolar.
- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.