Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores: o papel mediador do empenhamento afetivoPublication . Marques, Alzira; Ribeiro, Neuza; Nunes, Sandra
- O impacto do marketing relacional e do entorno na fidelização dos estudantes mediado pela satisfação: um estudo aplicado ao CCSO da UFMAPublication . Marques, Alzira; Mendes, Maria Raimunda MarquesAs Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) aplicam o marketing para ganhar vantagem competitiva. A fidelização dos seus estudantes revela-se de maior relevância estratégica, não apenas no regresso à IFES para novas formações, mas na sua recomendação. Neste contexto, pretende-se verificar a utilidade da orientação para o estudante das IFES, analisando a influência das práticas do Marketing Relacional na satisfação e fidelização dos estudantes. Assim, com base em uma amostra de 547 alunos de graduação do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA estimou-se um modelo dos mínimos quadrados parciais, com recurso ao software SmartPLS. Os resultados evidenciaram que as práticas de marketing relacional do CCSo promovem a satisfação dos alunos, que, por sua vez, reflecte-se, positivamente, em sua fidelização, salientando-se o efeito positivo da zona envolvente do CCSo na satisfação dos seus alunos.
- The impact of choice factors on international students’ loyalty mediated by satisfactionPublication . Amaro, Dina; Marques, Alzira; Alves, HelenaThe presence of international students is a valuable input for Higher Education Institutions (HEI) at all levels. Thus, it is critical to understand not only how students make their decisions and what factors and sources of information provided by the HEI most influence them, but also to evaluate students’satisfaction and loyalty with the choice made, in order to define the most suitable and competitive marketing strategies to attract and retain international students. Based on the information gathered through a questionnaire with a sample of 190 international students studying at a Portuguese HEI, a quantitative, crosssectional and causal study was conducted using the estimation of a structural equation model calculated through PLS, in order to investigate the impact of choice factors and information sources on international students’ loyalty, mediated by satisfaction with the choice made. The findings indicate that the choice factors with the greatest impact on satisfaction of the international students were: the perception of the country, the environment and location of the HEI, and the sources of information provided by the HEI. It was also concluded that a positive global perception of the HEI influences the recommendation from significant others, and increases the satisfaction and loyalty of all the international students. Thus, HEI managers should account for these factors when making strategic marketing decisions to increase the number of international students.
- Consumo infantil: a Influência dos pares na consciência de marca, na relação com a marca e na lealdade à marcaPublication . Marques, Alzira; Pinho, Ana Regina RodriguesAs crianças são hoje um mercado muito valioso e representam os consumidores adultos do futuro. As empresas devem estar atentas às suas necessidades e desejos e às aquisições realizadas pelas crianças ou por elas influenciadas para poderem estabelecer relações comerciais fortes, baseadas em uma dinâmica relacional e assentes na lealdade às marcas. Para o efeito, importa conhecer a influência dos pares na consciência, relação e lealdade à marca por parte das crianças. Assim, com base na informação obtida por meio de questionários em uma amostra de 242 crianças com idades entre 8 e 12 anos, em Leiria, Portugal, estimou-se um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando o software Smart PLS 2.0. Os resultados revelaram que as crianças apresentam níveis elevados de nomeação e reconhecimento das marcas. Os pares influenciam positivamente a consciência da marca e a relação com a marca. A consciência de marca influencia positivamente a relação que as crianças mantêm com a marca e essa relação, por sua vez, tem um efeito positivo na lealdade à marca, exercendo os pares um efeito negativo. Este estudo contribui para a extensão da literatura sobre a relação das crianças com as marcas e para ajudar as marcas a formularem estratégias de marketing mais adequadas ao mercado infantil.
- Database marketing intelligence supported by ontologiesPublication . Pinto, Filipe; Santos, Manuel Filipe; Marques, Alzira; Mota Pinto, Filipe; Marques, AlziraMarketing departments handles with a great volume of data which are normally task or marketing activity dependent. This requires the use of certain, and perhaps unique, specific knowledge background and framework. This article aims to introduce an almost unexplored research at marketing field: the ontological approach to the Database Marketing process. We propose a framework supported by ontologies and knowledge extraction from databases techniques. Therefore this paper has two purposes: to integrate the ontological approach into Database Marketing and to create a domain ontology, a knowledge base that will enhance the entire process at both levels, marketing and knowledge extraction techniques. In order to structure and systematize the marketing concepts, Action Research methodology has been applied. At the end of this research the ontologies will be used to pre-generalize the Database Marketing knowledge through a knowledge base.
- Market orientation and performance: modelling a neural networkPublication . Silva, Manuela; Moutinho, Luiz; Coelho, Arnaldo; Marques, AlziraPurpose: This paper aims to investigate the impact of market orientation (MO) on performance using a neural network model in order to find new linkages and new explanations for this relationship. Design/methodology/approach: This investigation is based on a survey data collection from a sample of 192 Portuguese companies. A neural network model has been developed to identify the effects of each dimension of MO on each dimension of performance. Findings: Relationship among MO and performance was corroborated but MO's impact is poor and based on its first dimension, market intelligence generation. Research limitations/implications: Further research in this field should be conducted using other tools offered by neural network modelling. Practical implications: Managers should give more attention to cross-functional co-ordination in order to improve market intelligence dissemination and responsiveness and, thus, global performance. Originality/value: The paper presents the development of a neural network model to analyse this relationship.
- Marketing viral ao serviço de marcas globais: o caso da pepsi maxPublication . Marques, Alzira; Francisco, Ana; Vieira, Bárbara; Ferreira, Pedro; Simões, TâniaNuma economia essencialmente digital como a actual, o consumidor é um forte promotor das marcas e é nesse contexto que o marketing viral se pode assumir como uma estratégia importante, na medida em que permite que uma mensagem se dissemine rapidamente, alcançando um considerável número de indivíduos. No entanto, a imprevisibilidade associada a este conceito pode ditar o insucesso de uma campanha promocional, com prejuízo para a imagem da marca. O presente artigo consiste num estudo de caso por via de análise de imprensa e redes sociais e incide na avaliação do impacto provocado pela campanha da Pepsi Max, que se propagou rapidamente em Portugal, reflectindo o efeito imprevisível do marketing viral.
- Os antecedentes da e-satisfação à marca Booking.comPublication . Marques, Alzira; Cruz, Raquel SilvaAs relações “cliente - fornecedor” são cada vez mais valiosas e menos consistentes, sobretudo no contexto online. Assim, o fornecedor procura tornar um visitante do website num cliente satisfeito e um cliente satisfeito num cliente leal, como condição para se tornar mais competitivo. Compreender o que determina a satisfação online é o principal objetivo deste estudo. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 104 clientes do portal Booking.com, efetuou-se o estudo dedutivo, transversal e de natureza quantitativa, com a finalidade de estudar o impacto das variáveis características do portal e da personalidade dos consumidores online na e-satisfação à marca Booking.com. Os resultados evidenciaram que as características do website têm capacidade para explicar a e-satisfação.
- Determinantes da intenção de compra de marcas de automóveis de passageirosPublication . Marques, Alzira; Pereira, João Paulo NorbertoNo mercado automóvel as diferenças de qualidade nos vários produtos têm vindo a esbater-se ao longo dos últimos anos, desta forma, o desempenho das marcas resulta cada vez mais do esforço e das estratégias de marketing. Apesar da decisão de compra do automóvel ser exigente e requerer um elevado envolvimento dos consumidores, interessa conhecer os factores que influenciam a Intenção de Compra do automóvel. Nesse sentido, com base numa amostra de 861 potenciais compradores de automóvel realizou-se um estudo quantitativo, de natureza descritiva e conclusiva, com a finalidade de confirmar em que medida as variáveis Brand Equity, Brand Experience, Publicidade, Experiência Anterior, Word-of-Mouth Recebido e Imagem do País de Origem, se relacionam e determinam a intenção de compra da marca de automóveis. Os resulta- dos da estimação do modelo estrutural, através do PLS, evidenciaram que as práticas do marketing relacional e experiencial devem ser usadas para estreitar o relacionamento com clientes e potenciais clientes e para promover o valor da marca. As experiências de marketing devem ser objecto de uma boa estratégia de comunicação integrada, suportada nas novas tecnologias.
- O impacto da qualidade da relação, das emoções e da recomendação na lealdade: o caso do laboratório de análises clínicas Elisabete CavadasPublication . Marques, Alzira; Cavadas, RicardoDada a importância estratégica da fidelização dos clientes para as empresas, incluindo o sector da saúde, o estabelecimento de fortes relações comerciais com elevados níveis de satisfação, confiança e empenho, assente numa dinâmica relacional tornou-se uma prioridade estratégica. Assim, assume-se que a qualidade da relação, recomendações e emoções é mais relevante na escolha das insígnias de um serviço de saúde, bem como a fidelização do cliente. Para testar esta proposição desenvolveu-se um estudo empírico, baseado em informações coletadas através de questionários em uma amostra de 233 clientes do Laboratório de Análises Clínicas Elisabete Cavadas (LACEC), através de um modelo estimado de um modelo de mínimos quadrados parciais, utilizando software Smart PLS 2.0. Os resultados mostraram que a confiança explica a satisfação, satisfação explica o compromisso e lealdade e compromisso explica, em geral, a lealdade, As recomendações não explicam nem o compromisso nem a lealdade, enquanto as emoções positivas explicam o compromisso e a lealdade.