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- 3D deformations by means of monogenic functionsPublication . Morais, João; Ferreira, MiltonIn this paper, the authors compute the coefficient of quasiconformality for monogenic functions in an arbitrary ball of the Euclidean space $\mathbb{R}^3$. This quantification may be needed in applications but also appear to be of intrinsic interest. The main tool used is a 3D Fourier series development of monogenic functions in terms of a special set of solid spherical monogenics. Ultimately, we present some examples showing the applicability of our approach.
- Os antecedentes da e-satisfação à marca Booking.comPublication . Marques, Alzira; Cruz, Raquel SilvaAs relações “cliente - fornecedor” são cada vez mais valiosas e menos consistentes, sobretudo no contexto online. Assim, o fornecedor procura tornar um visitante do website num cliente satisfeito e um cliente satisfeito num cliente leal, como condição para se tornar mais competitivo. Compreender o que determina a satisfação online é o principal objetivo deste estudo. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 104 clientes do portal Booking.com, efetuou-se o estudo dedutivo, transversal e de natureza quantitativa, com a finalidade de estudar o impacto das variáveis características do portal e da personalidade dos consumidores online na e-satisfação à marca Booking.com. Os resultados evidenciaram que as características do website têm capacidade para explicar a e-satisfação.
- O Marketing Relacional e a fidelização dos estudantes: um estudo aplicado ao CCSo da UFMA-Brasil e à ESTG do IPL-PortugalPublication . Mendes, Maria Raimunda Marques; Marques, Alzira Maria AscensãoNos últimos anos, grandes mudanças na política, governança, estrutura e status de ensino superior têm sido realizadas em todo o mundo. As mudanças ambientais, como a privatização,diversificação, descentralização, internacionalização e aumento da concorrência são comuns à maioria dos países. Estas mudanças têm um efeito sobre como as Instituições do Ensino Superior (IES) operam hoje em dia e como são com são percecionadas pelos seus stakeholders. Face ao exposto, algumas IES estão aplicando o marketing para ganhar vantagem competitiva. A captação de estudantes é importante, mas a fidelização dos seus diplomados revela-se de maior importância, uma vez que se traduz não apenas no regresso à IES para novas formações, mas na sua recomendação. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo verificar a utilidade da orientação para o estudante das IES, pelo que nos propomos estudar a influência das práticas do Marketing Relacional na satisfação e fidelização dos estudantes. Para o efeito, escolhemos para objeto de estudo duas IES: o Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão- Brasil e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria- Portugal e como unidade de análise os estudantes da licenciatura dessas duas instituições. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 1007 estudantes efetuou-se o estudo quantitativo e transversal, com a finalidade de estudar as relações entre as variáveis de um modelo concetual deduzido da revisão de literatura sobre marketing relacional. Os resultados evidenciaram a importância do Marketing Relacional na satisfação dos estudantes e a relação entre as variáveis chave do marketing relacional: satisfação, confiança, compromisso e fidelização dos estudantes.Este estudo mostrou que as IES devem ver o marketing como uma oportunidade de melhorar o seu desempenho e adotar o marketing relacional que privilegie e a fidelização dos seus diplomados e que a satisfação destes facilite a captação de novos estudantes através da recomendação.
- Leiria, Cidade Educadora: Teatro, Educação e CidadaniaPublication . Pedrosa, Cecília Maria Domingues; Ferreira, José Brites; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos
- Refletindo sobre a prática pedagógica. Influência de atividades práticas nas conceções de alunos acerca da flutuação e afundamento de objetos - um estudo com alunos do 1.º ano de escolaridadePublication . Lopes, Andreia Patrícia Gonçalves Mota; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva