Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Semantic, conceptual, experiential and idiomatic equivalence of sensory processing measure for preschoolersPublication . Reis, Helena I. S.; Gomes, Maria Dulce; Dixe, Maria dos AnjosExpert Committee is the stage IV for the process of cross cultural adaptation. The expert committee’s role is to consolidate all the versions of the questionnaire and develop what would be considered the prefinal version of the questionnaire for field testing.
- Enquadramento da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo 4ª EdiçãoPublication . Gomes, Maria Dulce; Teixeira, Liliana; Ribeiro, Jaime
- Manual de Educação Clínica - Curso de Licenciatura em Terapia OcupacionalPublication . Gomes, Maria DulceO presente Manual de Apoio à EC tem por objetivo a clarificação dos pressupostos para a orientação, supervisão e avaliação, visando a uniformização de procedimentos e procurando ser um instrumento de utilidade para todos os envolvidos neste processo. Encontra-se organizado por capítulos que remetem para os aspetos formais e comuns a todas as UC de EC, bem como as especificidades relativas a cada uma, salvaguardando que cada OC pode e deve proceder às adaptações consideradas necessárias para a promoção de aprendizagens significativas no âmbito do seu contexto de prática profissional.
- Alterações do perfil ocupacional da população em situação de sem-abrigo na cidade de LeiriaPublication . Neves, Alexandra; Peters, Ana; Gil Andrade, Maria Inês; Silva, Sara; Ribeiro, Jaime; Gomes, Maria DulceO conceito de pessoa em situação de rua, também designado por pessoa em situação de sem-abrigo, representa qualquer indivíduo que esteja destituído de uma habitação e privado dos bens essenciais. Isto acarreta problemas a nível físico, psicossocial e emocional, podendo alterar os hábitos, rotinas e papéis destes indivíduos.
- Versão Portuguesa da Medida do Processamento Sensorial PréEscola: Análise da Consistência Interna e Homogeneidade dos Itens do Formulário EscolaPublication . Reis, Helena Isabel Silva; Gomes, Maria Dulce; Dixe, Maria dos AnjosNos últimos anos, tem havido na literatura uma larga estimativa de prevalência de desordens do processamento sensorial. A avaliação dessas dificuldades deve fazer parte da competência dos profissionais que desenvolvem o seu trabalho com crianças que as apresentam por meio de instrumentos validados. Este estudo examina a consistência interna e homogeneidade dos itens da versão portuguesa do Sensory Processing Measure-Preschool (SPM-P)
- Translation and Cross-cultural Adaptation to Portuguese of the Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P)Publication . Gomes, Maria Dulce; Fernandes, Paulo; Dixe, Maria dos Anjos; Pinto, Branca; Sousa, Madalena; Batista, SaraIntrodução: A intervenção baseada na teoria da integração sensorial é largamente utilizada pelos terapeutas ocupacionais no seu trabalho com crianças com problemas de desenvolvimento, de aprendizagem ou de comportamento. Um dos aspetos metodológicos mais relevantes para a determinação destes fatores é a utilização de instrumentos de avaliação padronizados fiáveis e fidedignos e que têm vindo a ser desenvolvidos, em particular nos Estados Unidos da América (Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P)), e que permitem não só avaliar a eficácia da intervenção, mas também orientar o terapeuta na decisão das suas intervenções. Objetivos: O objetivo do estudo foi realizar a 1ª fase da adaptação cultural do SPM-P, que permite identificar as dificuldades da criança ao nível do processamento sensorial em dois contextos: casa e escola, e a versão para o português do instrumento. Métodos: O processo de adaptação cultural envolveu cinco etapas: tradução, síntese das traduções, retroversão, painel de peritos e apresentação das versões retro traduzidas dos dois instrumentos aos autores para aprovação do processo de adaptação. Resultados: Durante o processo de tradução e retroversão do instrumento, foi constituído um painel de peritos com domínio simultâneo no inglês e no conteúdo/conceito (integração sensorial). Health Research Unit (UIS) School of Health Sciences (ESSLei) Polytechnic of Leiria Morro do Lena – Alto do Vieiro 2411-901 Leiria, Portugal Citation: Gomes, M., Fernandes, P., Dixe, M., Pinto, B., Sousa, M. & Batista, S. (2016). Translation and Crosscultural Adaptation to Portuguese of the Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P). Res Net Health 2, e1-6. Received: 31st January 2015 Accepted: 27th July 2015 Published: 30th December 2016 Copyright: This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. Funding: Associação 7Senses – Integração sensorial, 4470- 134, Maia, Portugal Corresponding author: Dulce Gomes dulce.gomes@ipleiria.pt Page 2 of 6 Translation and Cross-cultural Adaptation to Portuguese of the SPM-P RESEARCH AND NETWORKS IN HEALTH Sugestões feitas pelo painel de peritos foram incluídas na versão final do instrumento. 75 itens da versão casa e 75 da versão escola obtiveram 100% de consenso na avaliação da relevância e adequação. Na primeira avaliação realizada pelos autores foram questionados 12 itens, na versão casa, representando 84% de aprovação e 15 itens na versão escola, representando 80% de aprovação. Após a introdução de todas as alterações sugeridas pelos autores, o conteúdo do instrumento foi validado. Conclusão: A fim de determinar as caraterísticas psicométricas, esta versão da escala será aplicada a um número elevado de crianças.
- Talas / Ortóteses: fundamentos para a práticaPublication . Gomes, Maria DulceEste trabalho reflecte a sustentação teórica subjacente ao estudo, confecção e aplicação de talas/ortóteses no membro superior, considerações sobre a terminologia utilizada, como resultado de um estudo efectuado pela autora, e considerações sobre o raciocínio científico decorrente de revisão da literatura, sobre a sua aplicabilidade em patologias diversas
- Editorial inaugural da Revista Portuguesa de Terapia OcupacionalPublication . Gomes, Maria Dulce; Teixeira, Liliana; Ribeiro, Jaime