Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • GestĂŁo de Destinos TurĂ­sticos
    Publication . Almeida, Paulo; Oliveira, VerĂłnica Nobre de; Carvalho, MĂĄrio; Coelho, JĂșlio; Almeida, Nuno; Almeida, Anabela Elias; Fonseca, JĂșlia Fragoso; Eurico, Sofia; Viana, Ana Sofia; Almeida, AntĂłnio SĂ©rgio AraĂșjo de
  • Manual de boas prĂĄticas e sustentabilidade no turismo
    Publication . Almeida, Paulo; Eurico, Sofia; Almeida, SĂ©rgio; Oliveira, Fernanda; Jorge, JoĂŁo Paulo; Ramos, Dulcineia; Oliveira, VerĂłnica; SimĂ”es, Ana Raquel; Borges, PatrĂ­cia; Malheiros, CĂĄtia; Caetano, Marta; Amorim, Daniela; Viana, Ana Sofia; Coelho, JĂșlio; Sousa, Ana Elisa; Lourenço, Paulo; Rafael, CĂ©lia; Almeida, Nuno; Fonseca, JĂșlia; Schön, Michael; Martins, Rui; Dias, Francisco; Cardoso, LucĂ­lia; Mendes, Alexandra; Bento, Carla; Elias-Almeida, Anabela; Varela, Luciana; Varela, Jorge; Santos, LuĂ­s Lima; Gomes, Conceição; BrasĂŁo, InĂȘs; Baptista, Pedro
  • Gastronomy as main attraction of a tourism destination Case Study of Mealhada – Portugal
    Publication . Oliveira, SimĂŁo; Coelho, JĂșlio; GĂșzman, TomĂĄs
    This study demonstrates that the gastronomy may be in fact the main tourist attraction of a destination. Although the classical models do not refer gastronomy as relevant tourism attraction, in fact, it can be. Mealhada is a successful tourism destination, however, the dependence on a single attraction may compromise the sustainability of the destinition in the future and at various levels
  • The Olive Oil Tourism as a Development Factor in Rural Areas
    Publication . Oliveira, SimĂŁo; LĂłpez-GuzmĂĄn, TomĂĄs; Virgilio GonzĂĄlez, FernĂĄndez; Coelho, JĂșlio
    The olive oil production is a socio-economic activity largely extended in the Mediterranean area and which forms the basis of the so-called “Mediterranean Diet”. Therefore, the olive oil, and all the elements related to it, has become a key element for the development of rural areas, also presenting a growing interest, in what concerns to the visit, by travelers. In this paper we present an analysis from the olive oil tourism supply perspective, in the province of Córdoba (Spain), one of the largest areas in the world of olive oil production. The main results show the increasing importance of the olive oil mills related to the tourism and the culture, in order to generate additional income as also for the commercialization of the product itself, the olive oil.
  • Managerial accounting practices at Western region hotels – Portugal
    Publication . Santos, LuĂ­s Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlio; Silva, Paula
  • PrĂĄticas de contabilidade de gestĂŁo nas unidades hoteleiras do Oeste
    Publication . Santos, LuĂ­s Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlio; Silva, P.
    O turismo Ă© uma das principais actividades econĂłmicas da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, Ă© considerado um destino turĂ­stico de excelĂȘncia. Para diversificar a oferta turĂ­stica portuguesa, foram criados alguns pĂłlos de desenvolvimento como, por exemplo, o PĂłlo de Desenvolvimento TurĂ­stico do Oeste. Esta regiĂŁo tem sido alvo dum forte investimento turĂ­stico privado. Deste modo, Ă© premente a percepção da situação econĂłmico-financeira dos empreendimentos turĂ­sticos desta regiĂŁo. Este estudo tem como objectivo caracterizar a contabilidade de gestĂŁo nas unidades hoteleiras da RegiĂŁo Oeste, identificando as tĂ©cnicas de contabilidade de gestĂŁo que sĂŁo adoptadas, a profundidade da sua utilização pelos vĂĄrios departamentos das unidades hoteleiras, e se a gestĂŁo e os restantes utilizadores da informação estĂŁo satisfeitos com a contabilidade de gestĂŁo existente, bem como que expectativas tĂȘm de melhorar esta utilização no futuro. Para tal optou-se pela recolha de dados junto de diversas unidades hoteleiras da RegiĂŁo Oeste, com o objectivo de perceber se utilizam a contabilidade de gestĂŁo como ferramenta de apoio Ă  decisĂŁo, quais os interesses associados a tal prĂĄtica, com que objectivos o fazem, e que tĂ©cnicas de contabilidade e controlo de gestĂŁo utilizam e, ainda, se conhecem e adoptam as directrizes apontadas pelo Uniform System of Accounts for the Lodging Industry. A informação recolhida e sistematizada constitui uma base de benchmarking que poderĂĄ ser revista e actualizada periodicamente, e partilhada pelas unidades hoteleiras no sentido de perceberem a sua posição competitiva em termos do mercado de Ăąmbito comum na matriz geogrĂĄfica em que operam. Esta informação constitui ainda uma ferramenta importante no sentido de permitir aos professores do IPL/ESTM, nas ĂĄreas cientĂ­ficas da contabilidade financeira e da contabilidade de gestĂŁo, alinharem os conteĂșdos programĂĄticos das unidades curriculares com as necessidades e expectativas do mercado constituĂ­do por unidades hoteleiras que sĂŁo potenciais empregadores dos seus alunos. Este trabalho Ă© um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsĂĄveis dos empreendimentos turĂ­sticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
  • Un Ă­ndice de desarrollo turĂ­stico basado en el ciclo de vida de un destino
    Publication . Coelho, JĂșlio Alberto Silva
    O turismo tem sido apresentado como a solução para os diferentes problemas do desenvolvimento dos destinos. Contudo, para alĂ©m de conter um conjunto de mitos relacionados com os seus conceitos e aplicaçÔes, tambĂ©m os seus impactos se tĂȘm revelado de difĂ­cil medição, devido Ă  grande variedade de variĂĄveis que abrange e pela complexidade das relaçÔes entre essas mesmas variĂĄveis. Apesar disso, o modelo de desenvolvimento que tem sido mais utilizado, para explicar a evolução dos destinos, Ă© o modelo proposto por Richard Butler (1980), designado de Tourism Area Life Cycle – TALC. Este modelo tem sido aceite para descrever a evolução do desenvolvimento dos destinos turĂ­sticos, mas tem sido objecto de crĂ­ticas pela sua nĂŁo normalização e determinismo, fragilizando-se como ferramenta de apoio Ă  decisĂŁo. As escolhas das diferentes estratĂ©gias de desenvolvimento dos destinos turĂ­sticos, nĂŁo tĂȘm considerado as fases do seu ciclo de vida em que se encontram esses destinos, levando a dificuldades na sua implementação e a resultados nem sempre de acordo com o esperado e o desejado. Num mundo cada vez mais competitivo, o contexto de concorrĂȘncia internacional, deve ser considerado para se apurar a fase do ciclo de vida de um destino. Desta forma, podemos determinar um indicador complexo (Índice de Desenvolvimento TurĂ­stico - IDT), que identifique a fase do ciclo de vida em que se encontra um destino turĂ­stico, onde os factores “condiçÔes turĂ­sticas”, “população residente” e “turistas estrangeiros”, assumem um papel fundamental neste contexto. Os resultados obtidos, atravĂ©s de valores simulados, permitem apurar os Ăąngulos correspondentes Ă s inclinaçÔes das rectas tangentes Ă  curva nos pontos de mudança das fases do ciclo de vida. Desta forma, identificadas as fases do ciclo de vida em que se encontra um destino turĂ­stico num contexto concorrencial, mais facilmente se torna a escolha das estratĂ©gias a seguir.
  • Characterization of the financial-economic profile of the Western hotels
    Publication . Santos, LuĂ­s Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlio
    O turismo Ă© uma das principais actividades da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, Ă© considerado um destino turĂ­stico de excelĂȘncia. Para diversificar a oferta turĂ­stica portuguesa, foram criados alguns pĂłlos de desenvolvimento como, por exemplo, o PĂłlo de Desenvolvimento TurĂ­stico do Oeste. Esta regiĂŁo tem sido alvo dum forte investimento turĂ­stico privado, sendo uma das regiĂ”es com maior concentração hoteleira do paĂ­s - verificou-se que na RegiĂŁo Oeste hĂĄ uma concentração geogrĂĄfica em termos de unidades hoteleiras e de capacidade, destacando-se os concelhos de Óbidos e de Torres Vedras. Em 2007, a capacidade dos estabelecimentos hoteleiros da RegiĂŁo Oeste era de 5.952 camas, o que representa cerca de 3 % da capacidade do paĂ­s e 16% da capacidade da regiĂŁo centro. Deste modo, Ă© premente a percepção da situação econĂłmico-financeira dos empreendimentos turĂ­sticos desta regiĂŁo. Para a realização deste estudo – resultado de uma Bolsa de Investigação CientĂ­fica - optou-se pela elaboração de um inquĂ©rito e pela recolha de diversos dados estatĂ­sticos; devido Ă  escassez de respostas ao inquĂ©rito, este trabalho baseou-se apenas em dados estatĂ­sticos, de modo a permitir a execução duma anĂĄlise descritiva e comparativa. Devido Ă  dificuldade em obter informaçÔes por via do inquĂ©rito, nĂŁo foram atingidos alguns objectivos. Contudo, este trabalho Ă© um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsĂĄveis dos empreendimentos turĂ­sticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
  • A aplicação do modelo SERVQUAL nas ĂĄreas de serviço dos hotĂ©is de 3 Estrelas: um estudo de caso
    Publication . Coelho, JĂșlio; Viana, Ana Sofia
    O turismo tem assumido um papel central nas polĂ­ticas de desenvolvimento dos destinos em geral e da economia em particular. Nesta linha, a competitividade da oferta hoteleira tem sido muito debatida. Aqui, Ă© a “qualidade do serviço” que assume o papel central, uma vez que se tratando da oferta de um serviço, deve-se ser capaz de o qualificar, como sendo “melhor” ou “pior”, ou seja, deve-se ser capaz de identificar falhas nos serviços, para assim se poder encontrar as soluçÔes apropriadas. O presente trabalho aplica o modelo SERVQUAL aos hotĂ©is de 3 estrelas numa determinada regiĂŁo de Portugal. Procurou-se abranger as ĂĄreas de serviço, de modo a que os gestores possam identificar, com mais rigor, onde maioritariamente falham os hotĂ©is de 3 estrelas, na Ăłtica do cliente. Foram aplicados 56 questionĂĄrios, em 3 hotĂ©is de 3 estrelas, composto por 20 questĂ”es que pretendiam aferir a “qualidade do serviço”, divididas pelas 5 dimensĂ”es do modelo SERVQUAL que se cruzavam pelas 4 ĂĄreas de serviço identificadas, para essa categoria de hotĂ©is. Aplicaram-se os Coeficentes V de Cramer e o Coeficiente de ContingĂȘncia de Pearson para verificar a relação entre duas variĂĄveis qualitativas e utilizou-se a estatĂ­stica descritiva, para verificar quais as ĂĄreas de serviço que apresentam falhas. Concluiu-se, que a ĂĄrea do “serviço de manutenção” Ă© o que apresenta mais falhas, logo seguido pelo serviço do “restaurante/bar”.
  • A influĂȘncia do marketing-mix de serviços na escolha de um curso superior de turismo: Portugal e Espanha
    Publication . Schön, Michael; Coelho, JĂșlio
    O mercado educacional tem-se caracterizado por uma forte competitividade, quer em termos nacionais, quer em termos internacionais. Cada vez mais as InstituiçÔes de Ensino Superior (IES), pĂșblicas ou privadas, procuram captar estudantes de forma agressiva, recorrendo Ă s prĂĄticas comuns do Marketing. Contudo, estas prĂĄticas nem sempre se revelam eficazes, levando a que muitas das IES, particularmente privadas, passem por grandes dificuldades financeiras, chegando mesmo a fechar. Por isso, conhecer melhor o perfil dos jovens candidatos e quais as variĂĄveis do marketing-mix que mais interferem nas decisĂ”es de escolha dos cursos, assume especial importĂąncia. Por outro lado, o Turismo, tem tido uma evolução crescente nas Ășltimas dĂ©cadas, quer em termos de oferta formativa, quer em termos de procura de mĂŁo-de-obra. Perceber se a realidade de Portugal e de Espanha, ou seja, do mercado ibĂ©rico, Ă© semelhante ou se apresenta muitas diferenças, pode condicionar as polĂ­ticas de recrutamento de estudantes, para as ĂĄreas do turismo, nestes dois paĂ­ses. O presente estudo, aplicou o mix do marketing de serviços, a duas amostras, em Portugal e Espanha (538 e 770), junto dos estudantes de 1ÂȘ inscrição no ensino superior pĂșblico nos cursos de turismo. UtilizĂĄmos uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importĂąncia de cada variĂĄvel no ato de escolha de um curso superior em turismo. UtilizĂĄmos a estatĂ­stica descritiva e inferencial para identificar quais as variĂĄveis determinantes do marketing-mix, que mais influenciam as escolhas dos cursos, algumas caracterĂ­sticas do perfil dos candidatos e as relaçÔes existentes entre as caracterĂ­sticas internas e as influencias externas, dos estudantes relativamente Ă s variĂĄveis mix. Os resultados sugerem que o fator “Produto” Ă© o mais importante e os fatores “Processo” e “Pessoas” sĂŁo os menos importantes, em ambos os paĂ­ses analisados. VerificĂĄmos tambĂ©m que os “Familiares e Amigos” sĂŁo mais influentes em Portugal do que em Espanha.