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- GestĂŁo de Destinos TurĂsticosPublication . Almeida, Paulo; Oliveira, VerĂłnica Nobre de; Carvalho, MĂĄrio; Coelho, JĂșlio; Almeida, Nuno; Almeida, Anabela Elias; Fonseca, JĂșlia Fragoso; Eurico, Sofia; Viana, Ana Sofia; Almeida, AntĂłnio SĂ©rgio AraĂșjo de
- Manual de boas prĂĄticas e sustentabilidade no turismoPublication . Almeida, Paulo; Eurico, Sofia; Almeida, SĂ©rgio; Oliveira, Fernanda; Jorge, JoĂŁo Paulo; Ramos, Dulcineia; Oliveira, VerĂłnica; SimĂ”es, Ana Raquel; Borges, PatrĂcia; Malheiros, CĂĄtia; Caetano, Marta; Amorim, Daniela; Viana, Ana Sofia; Coelho, JĂșlio; Sousa, Ana Elisa; Lourenço, Paulo; Rafael, CĂ©lia; Almeida, Nuno; Fonseca, JĂșlia; Schön, Michael; Martins, Rui; Dias, Francisco; Cardoso, LucĂlia; Mendes, Alexandra; Bento, Carla; Elias-Almeida, Anabela; Varela, Luciana; Varela, Jorge; Santos, LuĂs Lima; Gomes, Conceição; BrasĂŁo, InĂȘs; Baptista, Pedro
- Gastronomy as main attraction of a tourism destination Case Study of Mealhada â PortugalPublication . Oliveira, SimĂŁo; Coelho, JĂșlio; GĂșzman, TomĂĄsThis study demonstrates that the gastronomy may be in fact the main tourist attraction of a destination. Although the classical models do not refer gastronomy as relevant tourism attraction, in fact, it can be. Mealhada is a successful tourism destination, however, the dependence on a single attraction may compromise the sustainability of the destinition in the future and at various levels
- The Olive Oil Tourism as a Development Factor in Rural AreasPublication . Oliveira, SimĂŁo; LĂłpez-GuzmĂĄn, TomĂĄs; Virgilio GonzĂĄlez, FernĂĄndez; Coelho, JĂșlioThe olive oil production is a socio-economic activity largely extended in the Mediterranean area and which forms the basis of the so-called âMediterranean Dietâ. Therefore, the olive oil, and all the elements related to it, has become a key element for the development of rural areas, also presenting a growing interest, in what concerns to the visit, by travelers. In this paper we present an analysis from the olive oil tourism supply perspective, in the province of CĂłrdoba (Spain), one of the largest areas in the world of olive oil production. The main results show the increasing importance of the olive oil mills related to the tourism and the culture, in order to generate additional income as also for the commercialization of the product itself, the olive oil.
- Managerial accounting practices at Western region hotels â PortugalPublication . Santos, LuĂs Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlio; Silva, Paula
- PrĂĄticas de contabilidade de gestĂŁo nas unidades hoteleiras do OestePublication . Santos, LuĂs Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlio; Silva, P.O turismo Ă© uma das principais actividades econĂłmicas da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, Ă© considerado um destino turĂstico de excelĂȘncia. Para diversificar a oferta turĂstica portuguesa, foram criados alguns pĂłlos de desenvolvimento como, por exemplo, o PĂłlo de Desenvolvimento TurĂstico do Oeste. Esta regiĂŁo tem sido alvo dum forte investimento turĂstico privado. Deste modo, Ă© premente a percepção da situação econĂłmico-financeira dos empreendimentos turĂsticos desta regiĂŁo. Este estudo tem como objectivo caracterizar a contabilidade de gestĂŁo nas unidades hoteleiras da RegiĂŁo Oeste, identificando as tĂ©cnicas de contabilidade de gestĂŁo que sĂŁo adoptadas, a profundidade da sua utilização pelos vĂĄrios departamentos das unidades hoteleiras, e se a gestĂŁo e os restantes utilizadores da informação estĂŁo satisfeitos com a contabilidade de gestĂŁo existente, bem como que expectativas tĂȘm de melhorar esta utilização no futuro. Para tal optou-se pela recolha de dados junto de diversas unidades hoteleiras da RegiĂŁo Oeste, com o objectivo de perceber se utilizam a contabilidade de gestĂŁo como ferramenta de apoio Ă decisĂŁo, quais os interesses associados a tal prĂĄtica, com que objectivos o fazem, e que tĂ©cnicas de contabilidade e controlo de gestĂŁo utilizam e, ainda, se conhecem e adoptam as directrizes apontadas pelo Uniform System of Accounts for the Lodging Industry. A informação recolhida e sistematizada constitui uma base de benchmarking que poderĂĄ ser revista e actualizada periodicamente, e partilhada pelas unidades hoteleiras no sentido de perceberem a sua posição competitiva em termos do mercado de Ăąmbito comum na matriz geogrĂĄfica em que operam. Esta informação constitui ainda uma ferramenta importante no sentido de permitir aos professores do IPL/ESTM, nas ĂĄreas cientĂficas da contabilidade financeira e da contabilidade de gestĂŁo, alinharem os conteĂșdos programĂĄticos das unidades curriculares com as necessidades e expectativas do mercado constituĂdo por unidades hoteleiras que sĂŁo potenciais empregadores dos seus alunos. Este trabalho Ă© um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsĂĄveis dos empreendimentos turĂsticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
- Un Ăndice de desarrollo turĂstico basado en el ciclo de vida de un destinoPublication . Coelho, JĂșlio Alberto SilvaO turismo tem sido apresentado como a solução para os diferentes problemas do desenvolvimento dos destinos. Contudo, para alĂ©m de conter um conjunto de mitos relacionados com os seus conceitos e aplicaçÔes, tambĂ©m os seus impactos se tĂȘm revelado de difĂcil medição, devido Ă grande variedade de variĂĄveis que abrange e pela complexidade das relaçÔes entre essas mesmas variĂĄveis. Apesar disso, o modelo de desenvolvimento que tem sido mais utilizado, para explicar a evolução dos destinos, Ă© o modelo proposto por Richard Butler (1980), designado de Tourism Area Life Cycle â TALC. Este modelo tem sido aceite para descrever a evolução do desenvolvimento dos destinos turĂsticos, mas tem sido objecto de crĂticas pela sua nĂŁo normalização e determinismo, fragilizando-se como ferramenta de apoio Ă decisĂŁo. As escolhas das diferentes estratĂ©gias de desenvolvimento dos destinos turĂsticos, nĂŁo tĂȘm considerado as fases do seu ciclo de vida em que se encontram esses destinos, levando a dificuldades na sua implementação e a resultados nem sempre de acordo com o esperado e o desejado. Num mundo cada vez mais competitivo, o contexto de concorrĂȘncia internacional, deve ser considerado para se apurar a fase do ciclo de vida de um destino. Desta forma, podemos determinar um indicador complexo (Ăndice de Desenvolvimento TurĂstico - IDT), que identifique a fase do ciclo de vida em que se encontra um destino turĂstico, onde os factores âcondiçÔes turĂsticasâ, âpopulação residenteâ e âturistas estrangeirosâ, assumem um papel fundamental neste contexto. Os resultados obtidos, atravĂ©s de valores simulados, permitem apurar os Ăąngulos correspondentes Ă s inclinaçÔes das rectas tangentes Ă curva nos pontos de mudança das fases do ciclo de vida. Desta forma, identificadas as fases do ciclo de vida em que se encontra um destino turĂstico num contexto concorrencial, mais facilmente se torna a escolha das estratĂ©gias a seguir.
- Characterization of the financial-economic profile of the Western hotelsPublication . Santos, LuĂs Lima; Gomes, Conceição; Arroteia, Nuno; Coelho, JĂșlioO turismo Ă© uma das principais actividades da economia mundial, e Portugal, cada vez mais, Ă© considerado um destino turĂstico de excelĂȘncia. Para diversificar a oferta turĂstica portuguesa, foram criados alguns pĂłlos de desenvolvimento como, por exemplo, o PĂłlo de Desenvolvimento TurĂstico do Oeste. Esta regiĂŁo tem sido alvo dum forte investimento turĂstico privado, sendo uma das regiĂ”es com maior concentração hoteleira do paĂs - verificou-se que na RegiĂŁo Oeste hĂĄ uma concentração geogrĂĄfica em termos de unidades hoteleiras e de capacidade, destacando-se os concelhos de Ăbidos e de Torres Vedras. Em 2007, a capacidade dos estabelecimentos hoteleiros da RegiĂŁo Oeste era de 5.952 camas, o que representa cerca de 3 % da capacidade do paĂs e 16% da capacidade da regiĂŁo centro. Deste modo, Ă© premente a percepção da situação econĂłmico-financeira dos empreendimentos turĂsticos desta regiĂŁo. Para a realização deste estudo â resultado de uma Bolsa de Investigação CientĂfica - optou-se pela elaboração de um inquĂ©rito e pela recolha de diversos dados estatĂsticos; devido Ă escassez de respostas ao inquĂ©rito, este trabalho baseou-se apenas em dados estatĂsticos, de modo a permitir a execução duma anĂĄlise descritiva e comparativa. Devido Ă dificuldade em obter informaçÔes por via do inquĂ©rito, nĂŁo foram atingidos alguns objectivos. Contudo, este trabalho Ă© um ponto de partida para diversos trabalhos futuros, e um alerta, para os responsĂĄveis dos empreendimentos turĂsticos, da necessidade de divulgar informação, em função do contributo que estes estudos trazem para a comunidade.
- A aplicação do modelo SERVQUAL nas ĂĄreas de serviço dos hotĂ©is de 3 Estrelas: um estudo de casoPublication . Coelho, JĂșlio; Viana, Ana SofiaO turismo tem assumido um papel central nas polĂticas de desenvolvimento dos destinos em geral e da economia em particular. Nesta linha, a competitividade da oferta hoteleira tem sido muito debatida. Aqui, Ă© a âqualidade do serviçoâ que assume o papel central, uma vez que se tratando da oferta de um serviço, deve-se ser capaz de o qualificar, como sendo âmelhorâ ou âpiorâ, ou seja, deve-se ser capaz de identificar falhas nos serviços, para assim se poder encontrar as soluçÔes apropriadas. O presente trabalho aplica o modelo SERVQUAL aos hotĂ©is de 3 estrelas numa determinada regiĂŁo de Portugal. Procurou-se abranger as ĂĄreas de serviço, de modo a que os gestores possam identificar, com mais rigor, onde maioritariamente falham os hotĂ©is de 3 estrelas, na Ăłtica do cliente. Foram aplicados 56 questionĂĄrios, em 3 hotĂ©is de 3 estrelas, composto por 20 questĂ”es que pretendiam aferir a âqualidade do serviçoâ, divididas pelas 5 dimensĂ”es do modelo SERVQUAL que se cruzavam pelas 4 ĂĄreas de serviço identificadas, para essa categoria de hotĂ©is. Aplicaram-se os Coeficentes V de Cramer e o Coeficiente de ContingĂȘncia de Pearson para verificar a relação entre duas variĂĄveis qualitativas e utilizou-se a estatĂstica descritiva, para verificar quais as ĂĄreas de serviço que apresentam falhas. Concluiu-se, que a ĂĄrea do âserviço de manutençãoâ Ă© o que apresenta mais falhas, logo seguido pelo serviço do ârestaurante/barâ.
- A influĂȘncia do marketing-mix de serviços na escolha de um curso superior de turismo: Portugal e EspanhaPublication . Schön, Michael; Coelho, JĂșlioO mercado educacional tem-se caracterizado por uma forte competitividade, quer em termos nacionais, quer em termos internacionais. Cada vez mais as InstituiçÔes de Ensino Superior (IES), pĂșblicas ou privadas, procuram captar estudantes de forma agressiva, recorrendo Ă s prĂĄticas comuns do Marketing. Contudo, estas prĂĄticas nem sempre se revelam eficazes, levando a que muitas das IES, particularmente privadas, passem por grandes dificuldades financeiras, chegando mesmo a fechar. Por isso, conhecer melhor o perfil dos jovens candidatos e quais as variĂĄveis do marketing-mix que mais interferem nas decisĂ”es de escolha dos cursos, assume especial importĂąncia. Por outro lado, o Turismo, tem tido uma evolução crescente nas Ășltimas dĂ©cadas, quer em termos de oferta formativa, quer em termos de procura de mĂŁo-de-obra. Perceber se a realidade de Portugal e de Espanha, ou seja, do mercado ibĂ©rico, Ă© semelhante ou se apresenta muitas diferenças, pode condicionar as polĂticas de recrutamento de estudantes, para as ĂĄreas do turismo, nestes dois paĂses. O presente estudo, aplicou o mix do marketing de serviços, a duas amostras, em Portugal e Espanha (538 e 770), junto dos estudantes de 1ÂȘ inscrição no ensino superior pĂșblico nos cursos de turismo. UtilizĂĄmos uma escala ordinal de Likert de 1 a 5 para medir a importĂąncia de cada variĂĄvel no ato de escolha de um curso superior em turismo. UtilizĂĄmos a estatĂstica descritiva e inferencial para identificar quais as variĂĄveis determinantes do marketing-mix, que mais influenciam as escolhas dos cursos, algumas caracterĂsticas do perfil dos candidatos e as relaçÔes existentes entre as caracterĂsticas internas e as influencias externas, dos estudantes relativamente Ă s variĂĄveis mix. Os resultados sugerem que o fator âProdutoâ Ă© o mais importante e os fatores âProcessoâ e âPessoasâ sĂŁo os menos importantes, em ambos os paĂses analisados. VerificĂĄmos tambĂ©m que os âFamiliares e Amigosâ sĂŁo mais influentes em Portugal do que em Espanha.