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- O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das Casas de Fado em AlfamaPublication . Simões, Sofia; Mendes, Susana; Carvalho, MárioOs turistas atualmente preferem o uso da internet e das redes sociais para pesquisar informações. O dinamismo dessas redes é uma ferramenta atrativa e de fácil utilização para os turistas. As redes sociais podem ser por isso um fator decisivo para influenciar as escolhas de acordo com a motivação dos turistas. O Fado, para além de ser uma marca de elevada notoriedade, assune-se também como o embaixador de excelência para o reforço da marca Portugal além-fronteiras. Este trabalho de investigação procura entender o contributo das redes sociais para o desenvolvimento das Casas do Fado em Alfama (Lisboa). Foi ainda estudada a intenção dos turistas em compartilhar as suas experiências nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: revisão da literatura (1) e a aplicação de uma pesquisa (2) em várias Casas do Fado em Alfama. Assim, a pesquisa (n = 532) procurou perceber se os turistas quando frequentam as Casas de Fado utilizam as redes sociais para compartilhar as suas experiências. Os resultados expuseram algumas lacunas, nomeadamente evidenciaram a importância dos clientes partilharem as suas experiencias contribuindo assim para o aumento da promoção das Casas de Fado. Foi ainda possível observar o potencial das redes sociais para a criação de estratégias potenciando o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama.
- Avaliação do potencial dos centros de alto rendimento para o desenvolvimento do turismo desportivo em PortugalPublication . Sousa, Diogo; Correia, João Paulo; Vasconcelos, João; Carvalho, MárioO turismo desportivo tem vindo assumir uma relevância crescente no turismo mundial. É atualmente um setor altamente competitivo que não se esgota na organização de grandes eventos desportivos. Hoje em dia o turismo é um campo muito amplo, sendo um mar de oportunidades para difundir a sua identidade enquanto potenciais destinos desportivos, gerarem novos negócios e obterem o reconhecimento internacional para os seus territórios e culturas. O alto rendimento desportivo é um importante segmento do turismo desportivo, assumindo-se como um fator de afirmação nacional e projeção internacional, sendo por isso um potenciador do desenvolvimento das Nações. Nesse sentido, a provisão de instalações e serviços desportivos de qualidade torna-se uma componente vital para a estruturação de adequados sistemas desportivos nacionais, bem como para a construção de uma oferta capaz de responder às necessidades da procura internacional. Em Portugal existem 14 Centros de Alto Rendimento Desportivos (CAR) reconhecidos como tal pela Fundação do Desporto, para além de um conjunto vasto de outros centros desportivos com condições para a prática desportiva no segmento do alto rendimento e que poderão contribuir para a dinamização do turismo desportivo. O diagnóstico da atual e potencial oferta desportiva dos CAR, visando a obtenção de fenómenos de sustentabilidade, torna-se fundamental para a definição de uma adequada gestão estratégica promocional e comercial. Naquele sentido foi identificado um vasto conjunto de dimensões e variáveis, passíveis de ser avaliadas, tidas como fundamentais na estrutura organizacional e na oferta dos CAR. Estas dimensões foram identificadas após pesquisa junto de federações desportivas internacionais, solicitando e medindo a importância das diferentes componentes disponibilizadas pelos CAR. Foram realizadas duas rondas de visitas técnicas a todos os CAR nacionais, com o recurso a entrevistas semiestruturadas aos diferentes representantes das Comissões de Gestão Local. Paralelamente foram também realizadas entrevistas às federações nacionais que usufruem dos CAR. Com base na informação recolhida foi construída uma base de dados com cerca de 117 indicadores avaliados. As dimensões identificadas permitiram avaliar diferentes aspetos, tais como a estratégia a gestão global, os serviços para o alto rendimento, os equipamentos e infraestruturas entre outros. A análise dos resultados do trabalho de investigação evidenciou a heterogeneidade da oferta disponibilizada pelos diferentes Centros. Ainda que existam alguns CAR com uma organização profissional e potencial competitivo de dimensão internacional, a maioria revela ainda uma oferta de serviços que dificilmente se coaduna com as exigências dos mercados internacionais no segmento do alto rendimento. Foram no entanto identificados alguns aspetos de âmbito complementar, com elevado valor acrescentado para os mercados emissores internacionais, tais como o clima, a segurança, a hospitalidade e a proximidade geográfica entre os CAR.
- Identificação de mercados-alvo estratégicos para a promoção do turismo desportivo em Portugal: caso de estudo aplicado aos Centros de Alto RendimentoPublication . Carvalho, Mário; Correia, João Paulo; Sousa, Diogo; Vasconcelos, JoãoOs atletas de alto rendimento desportivo deslocam-se regularmente para locais de treino fora da sua sede de treino habitual com o propósito de i) melhorar as sessões de treino existentes nos seus locais de origem; ii) para se adaptar a condições ambientais regionais específicas (clima, altitude, entre outros) e/ou iii) simplesmente para diversificar os exercícios diários e os cenários de treino como forma de estímulo dos atletas. Portugal tem 14 Centros de Alto Rendimento (CAR) classificados que oferecem várias disciplinas desportivas e que podem ser utilizados para promover o turismo desportivo nacional. Alguns desses centros desportivos têm tentado encontrar o equilíbrio entre a concentração no desempenho de atletas de alto rendimento desportivo (que geralmente são um minoria) e a necessidade de maximizar o uso dessas infraestruturas e serviços (geralmente dirigindo serviços a um maior leque de atletas e à população em geral). Nesse sentido, a Fundação do Desporto definiu a necessidade de promover os CAR nacionais nos mercados internacionais. No âmbito desta estratégia, havia que identificar dez mercados internacionais para a promoção do turismo desportivo no segmento do alto rendimento. Tendo em mente que os atletas de alto rendimento desportivos não adotam os padrões típicos internacionais de income tourism a identificação dos mercados internacionais não pôde seguir as estratégias típicas da segmentação turística. Nesse sentido foi proposta uma metodologia inovadora, para não só identificar os mercados internacionais que já utilizavam os CAR nacionais, como para identificar todos os que possam ser considerados emergentes e com elevado potencial para gerar um fluxo de atletas internacionais por modalidade desportiva. Esta identificação foi obtida através de entrevistas semiestruturadas às federações desportivas nacionais e às Comissões de Gestão Local dos CAR nacionais, este modelo permitiu a identificação de 25 mercados potenciais. Com base nos 25 mercados potenciais, foi definida uma abordagem quantitativa para definir a pontuação e subsequentemente um índice por país. Foram assim considerados os dados: desempenho nas disciplinas desportivas nos dois últimos ciclos olímpicos; o número de atletas que participaram em cada ciclo olímpico; Produto interno bruto per capita; número de atletas em cada disciplina e a zona climática.
- It is all about safety: an experience in Pico Mountain, PortugalPublication . Rebelo, Cátia Filipa Cerqueira; Ezequiel, Graça Maria Gomes; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Carvalho, Mário João Paulo de JesusMountain adventure tourism represents 20% of the current tourism flows and will continue to grow, and, consequently there is a great need to better understand this segment. Pico Mountain, a mountain destination, in Portugal has followed this growth trend; however the lack of knowledge about this phenomenon is still a reality. Therefore, our goal is to define the Pico Mountain visitor’s profile as well as to assess the importance of the mountain guides’ roles in the Pico climbing. To achieve this goal a quantitative analysis was employed based on a survey applied in the territory. Our main results indicated that visitors of Pico Mountain are mainly young, European, inexperienced, and “package” adventure tourists that undertake “soft” adventure activities. For 90% of the respondents the mountain guides played an important role in the trip as well as great influence on it. Furthermore, the feeling of safety assured by guides is the most valued characteristic of mountain guides for all the respondents and it is the main reason why they are hired.
- Os guias da montanha e sua contribuição para a sustentabilidade do territórioPublication . Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Ezequiel, GraçaA actividade turística é não só uma estratégia que contraria a rotina como também se assume como fonte de energia para situações de desgaste físico e mental do quotidiano. As viagens turísticas não só respondem às expectativas dos turistas que procuram lugares e experiências como contribuem para o desenvolvimento endógeno e competitivo dos destinos. A sustentabilidade desses espaços torna-se, pois, dependente de acções equilibradas, protagonizadas pelos diferentes agentes do fenómeno turístico. A redescoberta das potencialidades lúdicas e desportivas associadas à montanha impulsionam significativamente a atractividade turística daqueles espaços o que por outro lado significa a necessidade de se criar um modelo de desenvolvimento equilibrado e sustentado. Sem estratégias de auto-regulação e manutenção do equilíbrio ecológico os ambientes de montanha degradar-se-ão perdendo os valores diferenciadores que, em primeiro lugar, atraíram para aí o turismo. Por outro lado o aumento do número de clientes, mais exigentes, legitima a apropriação de novos lugares e a oferta de profissionais qualificados. Por acção dos guias de turismo, os visitantes podem assim desfrutar dos destinos numa perspectiva cultural, ambiental e social. A montanha do Pico, ponto mais alto de Portugal localizado na ilha do Pico - Açores, é um destino de montanha cuja forma dominante de visitação - ascensão ao Pico Pequeno - implica o acompanhamento de um Guia de Montanha. Os Guias de Montanha, responsáveis pela segurança dos visitantes na visita à montanha, têm que estar devidamente credenciados pelo Secretaria do Ambiente. A vulnerabilidade da Montanha do Pico acrescida da pressão exercida pelos visitantes faz do trabalho dos Guias de Montanha do Pico uma variável de excepcional importância para a sustentabilidade do território. Torna-se assim crucial conhecer a importância dos Guias de Montanha enquanto elementos interventivos no modelo onde a satisfação dos visitantes e o reforço da imagem do destino são prioridades. Nesse sentido levou-se a efeito um estudo relativamente à importância dos Guias de Montanha face à sustentabilidade do território. Para tal procedeu-se a uma revisão de literatura sobre o turismo de montanha, sustentabilidade dos territórios e turismo natureza. Com a aplicação das entrevistas semi-estruturadas aos Guias de Montanha do Pico processou-se uma análise qualitativa da oferta dos serviços prestados pelos Guias. Da aplicação das entrevistas concluiu-se que a actividade dos Guias de Montanha assume importante papel para a aquisição de competitividade e sustentabilidade dos territórios na Montanha do Pico - Açores.
- A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios. Capeia Arraiana: um produto turísticoPublication . Paula, Tomás de; Mendes, Susana; Carvalho, MárioNos territórios do interior de Portugal, com especial foco na região da Raia, a emigração tem sido, ao longo de décadas, a solução para que as gentes possam contrariar o crescente esvaziar de oportunidades e acalentem níveis de vida idênticos aos que vivem nas grandes metrópoles. A emigração é não só uma ameaça para os territórios como contribui de forma inequívoca para a crescente desertificação dos locais. Este cenário é tão mais preocupante quando no ano de 1950 residiam no concelho do Sabugal mais de 40.000 habitantes e em 2015 serão cerca de 11.400 os indivíduos no concelho. A Capeia Arraiana é uma tradição tauromáquica do concelho do Sabugal. Esta tradição anual, única no mundo, representa a lide do touro, com o recurso ao Forcão, objeto em madeira manejado por um grupo de homens. Dada a reconhecida importância do turismo para o desenvolvimento dos territórios foi levado a efeito a presente investigação. A investigação resultou da necessidade de desenvolver um modelo que pudesse não só fixar as gentes no território como contrariar atual desertificação do território. Dado que a Capeia é uma manifestação cultural com elevada importância para as gentes da RAIA e simultaneamente com elevada singularidade e autenticidade procedeu-se à investigação do seu potencial enquanto produto turístico. A investigação iniciou-se com uma revisão bibliográfica para conhecer o estado da arte. Identificado o problema foram desenvolvidas as hipóteses e construída a escala de medição. Foi aplicado um questionário ao público (n=210) que assistia às Capeias. Os resultados permitiram perceber a importância do “Regresso às Origens” para gerar visitas ao Sabugal. A Capeia foi referida por 20,3% dos inquiridos como motivo para visitar a Raia. A Capeia é um produto turístico que no futuro poderá assumir elevado interesse para gerar riqueza e empregabilidade contrariando as atuais ameaças de desertificação do território.
- Gestão de Destinos TurísticosPublication . Almeida, Paulo; Oliveira, Verónica Nobre de; Carvalho, Mário; Coelho, Júlio; Almeida, Nuno; Almeida, Anabela Elias; Fonseca, Júlia Fragoso; Eurico, Sofia; Viana, Ana Sofia; Almeida, António Sérgio Araújo de
- A contribuição das infra-estruturas turísticas para o aumento da procura nos destinosPublication . Carvalho, Mário João Paulo de JesusOs destinos turísticos têm vindo a sofrer uma crescente e competitiva concorrência que decorre não só da oferta de múltiplos e variados produtos, alguns muito semelhantes entre si, como também do facto de todos os turistas possuírem distintas e actuais informações (on line). As oportunidades criadas pelas companhias de Low Cost não só melhoraram as acessibilidades entre destinos como praticamente eliminaram as distâncias entre os mercados. Estas realidades não só redimensionaram a indústria do turismo como contribuíram para a irreversível globalização dos mercados provocando um aumento da competição entre as Nações. Criou-se assim a necessidade de se caminhar para a identificação das variáveis que concorrem e influenciam os turistas na escolha de um determinado destino em detrimento de um outro. Para o efeito aplicámos dois diferentes tipos de inquéritos a dois distintos tipos de segmentos de mercado, os praticantes de desportos de Inverno e os visitantes. Por praticantes entendemos serem todos os turistas que praticam e desenvolvem uma ou mais actividades desportivas relacionadas com os desportos de Inverno e que elegem os seus destinos de férias em função das atractividades existentes nesses locais. Assim, a quantidade, tipo e qualidade das infra-estruturas assumem enorme importância para o sucesso desses destinos turísticos. Os visitantes são todos os turistas que se deslocaram ao destino Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), turismo de natureza, mas sem desenvolverem qualquer actividade desportiva ou interagirem com os meios ou infra-estruturas disponíveis nesses destinos. Os dados recolhidos permitiram-nos identificar e posteriormente evidenciar distintas realidades, especialmente, comportamentais. As grandes diferenças entre os referidos segmentos registaram-se quer nas atitudes face às questões ambientais quer ainda na dimensão da despesa efectuada no destino. A presente comunicação pretende também demonstrar a importância das infra-estruturas turísticas na criação e manutenção da sustentabilidade da procura e subsequente fixação das populações nas zonas de turismo de natureza.
- Tourism through the gaze of stakeholders: the case of Óbidos Lagoon in PortugalPublication . Rebelo, Cátia Filipa Cerqueira; Alves, Carlos Pedro Ferreira; Moiteiro, Gilberto Coralejo; Ezequiel, Graça Maria Gomes; Brasão, Inês Paulo Cordeiro; Vasconcelos, João Viljoen de; Carvalho, Mário João Paulo de JesusCoastal lagoons are valued and sensitive ecosystems often threatened by human pressure. In our study we focused on the development of local activities in the Óbidos lagoon and we aimed to understand the stakeholders’ view about the best solutions for local development. Stakeholders were divided into residents, tourists, groups of interest and surveys and interviews were applied. The results indicated that although the lagoon is considered a dynamic economical resource for the local economy communities, tourism was identified by all stakeholders as the strategic tool for development in the lagoon. These results suggest the urgency to promote sustainable guidelines for the local tourism development.
- Benchmarking para o desenvolvimento do turismo desportivo em Portugal: estudo de caso sobre a Rede de Centros de Alto RendimentoPublication . Vasconcelos, João; Sousa, Diogo; Correia, João Paulo; Carvalho, MárioEm Portugal foi definida uma estratégia que visa a promoção do turismo desportivo através da captação de atletas internacionais no segmento do alto rendimento desportivo. Neste âmbito, o presente artigo apresenta um estudo de benchmarking que teve como principal objetivo a identificação de estratégias de posicionamento e de competição nos mercados internacionais adotadas por Centros de Alto Rendimento (CAR) de referência mundial. Para tal, foram analisados os centros de Sant Cugat del Vallés, em Barcelona e o Institut National du Sport, de l’ Expertise et de la Performance, em Paris. Com base na recolha bibliográfica e na consulta a federações desportivas foram previamente identificadas dez dimensões relevantes para a afirmação internacional de um centro de alto rendimento: estratégia e gestão; alto rendimento/apoio à performance desportiva; investigação científica; política de recursos humanos; formação/educação; inovação; envolvimento comunitário; sustentabilidade e responsabilidade social; monitorização e avaliação e a dimensão de marketing. Após a identificação das dimensões de análise, foram realizadas visitas técnicas aos locais onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a diversos departamentos do CAR. Os resultados do estudo permitiram identificar dois modelos de internacionalização divergentes e que correspondem a duas visões estratégicas antagónicas. No caso espanhol, o modelo de internacionalização demonstra uma aposta assumida na captação de atletas estrangeiros e na diversificação de serviços oferecidos o que contrasta com a estratégia francesa, onde o desporto de alto rendimento se estrutura em rede embora concentrado no CAR de Paris, promovendo a concentração do desporto nacional em detrimento de uma captação de atletas ou seleções internacionais.