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Advisor(s)
Abstract(s)
Os destinos turísticos têm vindo a sofrer uma crescente e competitiva concorrência
que decorre não só da oferta de múltiplos e variados produtos, alguns muito semelhantes entre
si, como também do facto de todos os turistas possuírem distintas e actuais informações (on
line). As oportunidades criadas pelas companhias de Low Cost não só melhoraram as
acessibilidades entre destinos como praticamente eliminaram as distâncias entre os mercados.
Estas realidades não só redimensionaram a indústria do turismo como contribuíram para a
irreversível globalização dos mercados provocando um aumento da competição entre as
Nações.
Criou-se assim a necessidade de se caminhar para a identificação das variáveis que concorrem
e influenciam os turistas na escolha de um determinado destino em detrimento de um outro.
Para o efeito aplicámos dois diferentes tipos de inquéritos a dois distintos tipos de segmentos
de mercado, os praticantes de desportos de Inverno e os visitantes. Por praticantes
entendemos serem todos os turistas que praticam e desenvolvem uma ou mais actividades
desportivas relacionadas com os desportos de Inverno e que elegem os seus destinos de férias
em função das atractividades existentes nesses locais. Assim, a quantidade, tipo e qualidade
das infra-estruturas assumem enorme importância para o sucesso desses destinos turísticos.
Os visitantes são todos os turistas que se deslocaram ao destino Região de Turismo da Serra
da Estrela (RTSE), turismo de natureza, mas sem desenvolverem qualquer actividade
desportiva ou interagirem com os meios ou infra-estruturas disponíveis nesses destinos.
Os dados recolhidos permitiram-nos identificar e posteriormente evidenciar distintas
realidades, especialmente, comportamentais. As grandes diferenças entre os referidos
segmentos registaram-se quer nas atitudes face às questões ambientais quer ainda na
dimensão da despesa efectuada no destino. A presente comunicação pretende também
demonstrar a importância das infra-estruturas turísticas na criação e manutenção da
sustentabilidade da procura e subsequente fixação das populações nas zonas de turismo de
natureza.
Description
Keywords
Marketing dos destinos Desporto natureza Marketing territorial Ordenamento território Turismo natureza Sustentabilidade