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Abstract(s)
Os atletas de alto rendimento desportivo deslocam-se regularmente para locais de treino fora da sua sede de treino habitual com o propósito de i) melhorar as sessões de treino existentes nos seus locais de origem; ii) para se adaptar a condições ambientais regionais específicas (clima, altitude, entre outros) e/ou iii) simplesmente para diversificar os exercícios diários e os cenários de treino como forma de estímulo dos atletas.
Portugal tem 14 Centros de Alto Rendimento (CAR) classificados que oferecem várias disciplinas desportivas e que podem ser utilizados para promover o turismo desportivo nacional. Alguns desses centros desportivos têm tentado encontrar o equilíbrio entre a concentração no desempenho de atletas de alto rendimento desportivo (que geralmente são um minoria) e a necessidade de maximizar o uso dessas infraestruturas e serviços (geralmente dirigindo serviços a um maior leque de atletas e à população em geral). Nesse sentido, a Fundação do Desporto definiu a necessidade de promover os CAR nacionais nos mercados internacionais. No âmbito desta estratégia, havia que identificar dez mercados internacionais para a promoção do turismo desportivo no segmento do alto rendimento.
Tendo em mente que os atletas de alto rendimento desportivos não adotam os padrões típicos internacionais de income tourism a identificação dos mercados internacionais não pôde seguir as estratégias típicas da segmentação turística. Nesse sentido foi proposta uma metodologia inovadora, para não só identificar os mercados internacionais que já utilizavam os CAR nacionais, como para identificar todos os que possam ser considerados emergentes e com elevado potencial para gerar um fluxo de atletas internacionais por modalidade desportiva.
Esta identificação foi obtida através de entrevistas semiestruturadas às federações desportivas nacionais e às Comissões de Gestão Local dos CAR nacionais, este modelo permitiu a identificação de 25 mercados potenciais.
Com base nos 25 mercados potenciais, foi definida uma abordagem quantitativa para definir a pontuação e subsequentemente um índice por país. Foram assim considerados os dados: desempenho nas disciplinas desportivas nos dois últimos ciclos olímpicos; o número de atletas que participaram em cada ciclo olímpico; Produto interno bruto per capita; número de atletas em cada disciplina e a zona climática.
Description
Keywords
Turismo desportivo Internacionalização Alto rendimento desportivo Centros de alto rendimento Ciclos olímpicos
Citation
Carvalho, M., Correia, J.P., Sousa, D. & Vasconcelos, J. (2017). Identificação de mercados-alvo estratégicos para a promoção do turismo desportivo em Portugal: caso de estudo aplicado aos Centros de Alto Rendimento. Proceedings Book of the IX International Tourism Congress (ITC’17), 29-30 November, Peniche, Portugal
Publisher
CITUR