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  • "Direitos Humanos e Educação": Conceitos e Contextos
    Publication . Monteiro, Susana Sardinha; Sousa, Jenny; Barreto, Antónia
    Tem este texto o propósito de discorrer sobre a prática na lecionação da UC de “Direitos Humanos e Educação”: os respetivos conceitos e os contextos concretos em que se desenvolve o processo de ensino/aprendizagem.
  • Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa
    Publication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Pimentel, Luísa; Sousa, Jenny
    A contemporaneidade é marcada por novos desafios no modo como se perceciona a velhice e o envelhecimento, originando diversas respostas na procura de práticas promotoras de bem-estar e de um maior envolvimento dos cidadãos nas suas comunidades. Neste quadro, demarca-se o conceito de envelhecimento ativo e saudável, amplamente relacionado com a inclusão social e a solidariedade entre gerações, onde a educação detém um papel importante. Tendo estes pressupostos como pano de fundo, será apresentado o Projeto ProAlfa - Alfabetização de e para seniores, desenvolvido com residentes de uma estrutura residencial do Concelho de Leiria e estudantes seniores do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Este projeto concretizou-se em oficinas de aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, numa lógica de promoção da interação social. Os dados recolhidos, a partir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas dirigidas aos participantes (estudantes seniores do Instituto Politécnico de Leiria e residentes da AMITEI), permitem concluir que as oficinas dinamizadas constituíram momentos de promoção do bem-estar, da autonomia e do convívio entre as gerações envolvidas favorecendo o(s) seu(s) processo(s) de envelhecimento.
  • Construção cidadã em contexto escolar: contributos do projeto de voluntariado "Dá de ti!"
    Publication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana
    Acontecendo em todos os contextos de vida, a educação é um elemento cada vez mais indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do futuro. Neste contexto, cabe também às instituições educativas consolidar as suas práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de aprendizagem capazes de o preparar para a sua integração nas diversas dinâmicas sociais, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da liberdade e da justiça social. Assim, partindo destes pressupostos, foi realizado um estudo exploratório, de natureza quantitativa, tendo como principal objetivo conhecer os impactos que o projeto de voluntariado “Dá de Ti!”, desenvolvido numa escola profissional da zona centro de Portugal, teve nos alunos que participaram ativamente na iniciativa. Os resultados permitem-nos perceber que o mesmo tem implicações nos alunos, quer no seu “self”, quer na forma como se posicionam enquanto futuros cidadãos.
  • Educação permanente, intervenções e desenvolvimentos no ensino superior
    Publication . Lopes, Sara; Sousa, Jenny; Barreto, Maria Antónia
    A partir de uma abordagem teórica sobre educação permanente, que reconhece a multiplicidade dos contextos educativos, a diversidade dos públicos, de metodologias e a valorização das aprendizagens, pretende-se refletir sobre a importância da mesma para o desenvolvimento integral dos indivíduos, designadamente daqueles que se encontram em formação no ensino superior. Em termos metodológicos, a pesquisa assume-se como um estudo de caso, de características interpretativas, com o objetivo de descrever e refletir sobre projetos e práticas de intervenção socioeducativa e cultural dinamizadas por docentes e estudantes, no âmbito da oferta formativa de uma instituição pública portuguesa de ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria. As experiências apresentadas levam-nos a evidenciar a importância que uma abordagem centrada na educação de natureza integradora e permanente tem para a construção de uma sociedade que se pretende para todos. Conclui-se, também, que o recurso a metodologias reflexivas e práticas de intervenção holísticas pode contribuir para o bem-estar dos indivíduos e das comunidades.
  • “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal
    Publication . Monteiro, Susana Sardinha; Sousa, Jenny
    Educar para os direitos humanos e para a cidadania constitui o propósito central da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, inserida no 1.º ano da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Pretende-se promover o conhecimento do que são os direitos humanos, do seu significado, dos valores e princípios enformadores, dos principais instrumentos jurídicos que os proclamam e protegem, bem como da sua importância e incidência em contextos genéricos e específicos, neste particular: contextos educativos e sociais. Visa-se contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros. Pretende-se, neste texto, discorrer sobre a teoria e a práxis na lecionação da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, com especial enfoque no respetivo processo de ensino-aprendizagem.
  • Educação artística no ensino superior – cenários pedagógicos durante e após a pandemia
    Publication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina
    Este texto apresenta um conjunto de práticas de formação para a educação artística ocorridas num contexto de ensino superior, partindo de um estudo de caso. São abordados conceitos relativos à edu cação artística e à sua importância para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo e descritos “cenários pedagógicos” de um contexto de formação de profissionais que atuam em diferentes espa ços educativos, sociais, artísticos e culturais. Através de uma abordagem interpretativa, procura-se contribuir para o conhecimento sobre inovação pedagógica relativa a práticas ocorridas em tempo de pandemia e em tempo de regresso ao cotidiano acadêmico.
  • O papel da intervenção e animação artísticas no desenvolvimento individual e coletivo
    Publication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Sousa, Jenny - D718-1B53-F947; Mangas, Catarina Frade
  • Crianças ao Palco relatório técnico de avaliação do projeto
    Publication . Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Sousa, Jenny; Magueta, Lúcia; Lopes, Sara